EntreLinhas- Festa de Reis 2025 em Gravatá: O Encanto do Boi zangão do Caruá

O Boi Zangão do Caruá abre oficialmente a Festa de Reis 2025 em Gravatá-PE, encantando o público com um cortejo vibrante. Repleto de danças, músicas e encenações, o evento celebra as tradições folclóricas da região, reforça a união da comunidade e valoriza a cultura local, trazendo cores e alegria à cidade.

Comemorado em diferentes formas ao redor do mundo. A festa de reis é uma celebração de origem espanhola e portuguesa, marcada por seus ritos religiosos e suas festas populares. Há estudiosos que defendem que a celebração tenha chegado ao Brasil ainda no período de colonização.

Em Gravatá, a Festa de Reis não é apenas uma manifestação de fé, mas também um marco cultural que une gerações e mantém vivas as expressões artísticas e folclóricas. Este ano, a abertura com o Boi Zangão do Caruá reafirma a importância da preservação das tradições, ao mesmo tempo em que oferece ao público uma experiência repleta de emoção e encantamento.

“Ter a participação desse projeto, O boi zangão do Caruá, em um evento tão tradicional aqui da cidade, é algo maravilhoso, não apenas por abrilhantar mais os festejos, mas como valorização dos nossos artistas.” Disse o Poeta Luis Alladin Bambá, um dos fundadores e conselheiro do centro cultural Sol Brilhante.

O boi zangão é umas das atividades que o centro cultural executa na cidade, tendo projetos como o bisque da leitura na zona rural, e como também com o tradicional Maracatu sol brilhante, que irá tocar no domingo, 12. Sua sede está situada ao lado da estação do artesão.

A Festa de Reis 2025 em Gravatá, com a vibrante participação do Boi Zangão do Caruá, reafirma a força e a beleza das tradições culturais da região. Ao unir gerações e valorizar os talentos locais, o evento transcende o aspecto religioso, consolidando-se como um patrimônio imaterial da comunidade. É por meio de celebrações como essa que a identidade cultural de Gravatá permanece viva, mostrando que o passado e o presente podem se entrelaçar em um espetáculo de cores, sons e emoções. Assim, a Festa de Reis não apenas celebra, mas também inspira, fortalecendo os laços comunitários e projetando a rica herança cultural da cidade para o futuro.

Essa matéria foi produzida pelo jornalista Luis Augusto do Carmo

Natural de Gravatá, agreste pernambucano, ator, produtor cultural e escritor. Escreve versos desde a infância, influenciado pela família, mas entrou de cabeça mesmo na literatura quando largou a faculdade de ciências contábeis e começou a frequentar os saraus. Hoje ele se dedica a escrever seus textos e a produzir eventos culturais na região, preservando espaços de cultura de resistência.

 

Edição por: Luis Augusto do Carmo

Revisão por: Luis Augusto do Carmo

Matéria por: Luis Augusto do Carmo

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *