Visão Poética por Rose Giar
Dia Nacional do Escritor -25 de Julho
Foi o dia escolhido pelo ex-ministro da Educação e Cultura Pedro Paulo Penido, em 1960, para homenagear escritoras e escritores brasileiros. A escolha dessa data deve-se à realização do I Festival do Escritor Brasileiro, patrocinado pela União Brasileira de Escritores (UBE), que ocorreu em 25 de julho de 1960.A partir desse ano, o dia 25 de julho é comemorado em todo o país, o dia do escritor brasileiro.
Nessa ocasião, são organizados eventos que buscam valorizar autores e autoras da literatura brasileira e incentivar a leitura de suas obra Afinal, o país possui grandes escritores e escritoras, conhecidos como, Machado de Assis e Clarice Lispector, Vinícius de Moraes que são reconhecidos também em outros países.Pedro Paulo Penido, estimulando as letras e defendendo os direitos de quantos a elas se consagram”, instituiu o Dia Nacional do Escritor, com o objetivo de homenagear escritores e escritoras de todo o país.Essa data é propícia à reflexão acerca das dificuldades pelas quais, eventualmente, essa classe passa no que se refere à produção e divulgação de seus trabalhos, bem como em relação a questões legais que envolvem o direito de autor.
Rose Giar
O Escritor
O escritor escreve por amor
Não só o que lhe vem mente
Também o que lhe causa dor
E aquilo que o coração sente
As palavras que lhe inspira
Bem como o que deseja
Que ao ouvir a moça suspira
Em quanto o poeta há corteja
Com a caneta e papel na mão
As letras belamente lhe obedecem
Fantasiosa é a imaginação
Que ao ler jamais se esquecem
Das mais bonitas poesias
Aos mais belos romances
Nos levam as imaginarias fantasias
Até viver em várias nuances
Rose Giar
A Voz Que Nunca Se Cala por Garcia Emmanuel
Você sabe quem é você?
Olha, vamos falar sobre autoconhecimento?
Muita gente ergue bandeiras e reivindicam direitos mas, sem saber, muitas vezes, quais são os seus deveres e até mesmo quem são.
Sim. Eu quero falar em específico sobre a comunidade lgbtqia+, a qual, com muito orgulho faço parte! Porém, não devo deixar de dizer que este texto não é vomitar de regras ou que eu detenham a Verdade. Não. Eu sou um eterno aluno dessa vida! Mas observo que é importante demais para o fortalecimento de nossa causa, que nos conheçamos e conheçamos a nossa história. Bem como busquemos entender, por exemplo, cada letrinha dessa sigla que só cresce…
“Ora, mas todo gay sabe disso”, você diria. “
Eu digo que NÃO! Infelizmente há entre nossa comunidade muitas pessoas que ainda não sabem a definição de gênero, orientação sexual, IST’s – como surgem, se propagam e se combatem, não sabem até, entre outros pontos importantes, qual o verdadeiro sentido de movimentos de afirmação como a Parada do Orgulho LGBTQIAPN+, como surgiu, o que foi Stonewall e sua importante existência e resistência, por exemplo.
Esta semana estava eu numa sala de espera em uma determinada unidade de saúde específica onde se tratava, dentre outras infecções, de Infecções sexualmente transmissíveis (IST), – sim, não se usa mais o termo DST por tais infecções não culminar necessariamente de doenças – estava eu lá aguardando resultado de exames que faço rotineiramente. Na mesma sala aguardavam mais três pessoas que conversavam. Como sou bem comunicativo, logo tomei partido nos assuntos que se decorriam e um deles me fez a pergunta: ora, mas pra quê tanta letra? L, G, B, T, Q…
(detalhe: este ser é gay assumido)
Era a hora de deixar vir a didática que habitava em mim!
Então, falei com tom ameno e suave:
– Bem, vamos lá, moço, observe: cada letra contempla um determinado grupo social, separado pela sua orientação sexual ou identidade de gênero.
Se não há definição, não haveria também visibilidade, e se não há visibilidade, não haverá contemplação de direitos, não havendo contemplação de direitos deixamos de existir e padecemos à míngua.
O moço virou-se mais para mim e perguntou: mas e essa letra Q que está lá?
Lá fui eu explicar…
Eu, Garcia, não tenho, nem vejo problema em receber ou dividir conhecimento. Acredito que nenhum de nós nasce com informações específicas prontas.
Tudo é um constante aprendizado!
Mas receber aquela pergunta e aquele questionamento tão obvio de um dos meus confrades, este etariamente maduro e assumido, “do meio” como dizemos, era demais!
Questionar a própria sigla, mas não ter conhecimento mínimo sobre como ela se desenvolveu, nem buscar este conhecimento, pior, desconhecer a nossa luta e ter um Movimento tão significativo como a Parada do Orgulho LGBTQIAPN+ como uma simples oportunidade de mostrar o look e xingar autoridades políticas, mas sem saber argumentar, apenas para “lacrar”, beber e ficar louca, mas sem celebrar aqueles que sucumbiram à cova pela homofobia crescente, isso já era demais pra mim!
Com caltela e humildade expliquei sobre a sigla e seus significados, sobre IST’s e o que era ser indetectável, sobre mais algum assunto relacionado que agora não me recordo.
Saí de lá com este pensamento na mente a me incomodar: Se eu não conheço a minha própria causa, não busco esse autoconhecimento, ignoro pontos de suma importância a mim relacionados enquanto sobrevivente de uma nação que mais mata meus iguais, que – ainda em 2023 – discrimina e assassina gente como eu, como vou lutar por minha sobrevivência?
Como vou me cuidar para ter uma vida minimamente saudável e fluída?
Como vou erguer a voz e continuar abrindo caminhos para irmãos e irmãs nas próximas gerações como eu?
Como vou, com firmes argumentos, me defender e defender os meus quando de frente a violência que sobre nós recai sem dó?
Desfilar o look, pode? Claro! E por favor, o faça com muito brilho e purpurina, celebre a sua existência!
Beber e enlouquecer na balada, pode? Ora, mas quem disse que não pode? Me chama quando tiver no auge pra gente curtir juntos!
O que não pode DE JEITO NENHUM é se abandonar. Deixa de se aprender, de saber quem é e lutar por seu espaço no mundo!
Deixar de se posicionar, seja social ou politicamente.
Não se cobra aquilo que não se sabe que tem.
Deixemos de lado a autopromoção estética e vazia e nos rendamos a busca do letramento de nossa história! Vamos a luta juntos!
Com garra e coragem e bons argumentos. Mas sabendo antes de tudo quem somos e do que precisamos.
Busquemos o nosso lugar na sociedade. Mas antes, que tenhamos noção que, para que hoje eu possa desfilar, outros tiveram que construir essa passarela!
Garcia Emmanuel.
15 de Julho Dia do homem
Será que existe homem perfeito?Sabe aqueles homens que até advinham os nossos pensamentos?
Um homão da porra digamos, bom observando o mundo em si e todos os relacionamentos perto de mim e também o meu, com muita cautela usando muito mais a cabeça do que o coração cheguei a uma conclusão que talvez nem todas as mulheres leitoras vão gostar.
Eu acho que o homem perfeito é uma invenção das nossas cabeças existe sim o homem apaixonado que ama e idolatra sua mulher, que é bom pai e esta sempre presente, mas para o homem chegar a ser assim existe uma troca nós mulheres também temos que ser a mulher perfeita que por muitas vezes não somos.
Não adianta a gente ficar pensando que o homem tem que se curvar as nossos pés se a gente não faz o minimo pra agradar.
Hoje tenho 35 anos sou casada a cinco casei sim com a pessoa que se tornou o amor da minha vida e falando para todos a minha experiencia de quase 20 anos com esta pessoa digo que ele não é um homem perfeito, mas é um homem fiel , que me ama e faz tudo pra me agradar não adivinha meus pensamentos mas sei que eu estou em todos os dele, um bom pai que faz tudo pelo filho sem questionar, um homem que me faz ter orgasmos e me olha com os mesmos olhos de 20 anos atrás quando me conheceu.
Mas ele não é um homem perfeito mas sabe por que eu penso que perfeição é algo divino ao qual o ser humano nunca conseguira alcançar, mas deixo um dica a todas as leitoras da Revista valorizem o homem que esta ao lado de vocês para que ele tente ser sua melhor versão todos os dias.
Abaixo tem um vide o de uma linda poesia da Poetisa Vanessa Cadó (Pimenta Poética).
Sigam a pagina dela no facebook https://www.facebook.com/pimentapoetica?locale=pt_BR.
Não tem nada de príncipe encantado
Que vem num cavalo branco resgatar a princesa
Encantador é o homem que que te olha nos olhos e enxerga tua alma
Fora dos padrões, com quê diferente
Daqueles que te conquista com atitude, sem planos pré estabelecidos
Que te surpreende
É sincero, transparente, doa a quem doer
Te escuta e é capaz sem pronunciar uma única palavra, te confortar com apenas seu toque
Que fala e faz
Inteligente a ponto de te deixar hipnotizada
Romântico e entre quatro paredes provocante e safado
Que considera teus sentimentos, te respeita e exalta
Solidário, ético e cheiroso
Um pai quase mãe
Sensível mas firme
Parceiro nos planos certeiros, mas também nos caminhos tortuosos
Daqueles que não passa a mão por cima
Mas te faz enxergar a mulher poderosa que és
Que quando te faz chorar é capaz de secar tuas lágrimas e evitar pisar na bola de novo porque não suporta te ver triste
Que não precisa prometer nada porque naturalmente tem certeza do que quer
Te elogia e te acha linda mesmo com a cara amassada
Que te faz rir por bobagens e pelos detalhes demonstra querer estar contigo sempre mais te fazendo feliz
Que te inclui nos instantes da vida dele Podendo incluir até no futebol
Não te deixa à parte mas te faz ser parte do seu eu
Preserva as individualidades com respeito
Que te faz ser sua musa, sua inspiração
Escreve que te ama e te faz ter certeza desse amor porque és fundamental e importante pra ele
Que te devora pelo olhar, pelo querer, pelo fazer e pela pegada…
Ah ! se pudessem ter tamanha esperteza…
Feliz dia aos homens reais!
* Pimenta Poética(Vanessa Cadó)
Palavras de Mestre
Para esta nova coluna na revista poesia e cartas temos o poeta e escritor Oswaldo Genofre que nos deu a honra de participar desta nova coluna da revista, e veja aqui como ele nos fala sobre soneto deixando para gente um belíssimo texto.
Como poeta que sou, utilizo todos os gêneros possíveis, quer o lírico, o satírico, o didático, o épico, o corriqueiro ou, até mesmo o sem sentido. Entretanto, a minha paixão é o gênero lírico como a verdadeira tradução do sentimento do ser humano.
Assim, naturalmente através dos anos, o meu estilo poético pendeu para a forma clássica dos sonetos. No pequeno espaço de quatorze versos, são transcritas as mais belas histórias de amor, com começo, meio e fim.
Entretanto, vejo com frequência, críticas às formas eruditas de se escrever poemas. Aliás, vejo também, a imensa confusão que muitos autores fazem com o entendimento de poesias e poemas.
Também vejo muitos poetas atuais se arriscando à uns rabiscos ao estilo de um soneto, sem sua forma clássica, sem o seu lirismo, mas numa poesia branca, satírica ou até mesmo lasciva, deixando os seus versos cada vez mais bonitos.
De fato. O soneto pode até estar ultrapassado pela história. Mas, cá entre nós, um soneto, não importa se de séculos passados ou, recém feito, se ele glorificar o amor em si mesmo, se escrito com sentimentos, se em suas palavras mostrar toda a essência do poeta.
Na certa, tenho certeza que sempre será muitíssimo bem recebido por seu leitor.
Vejo, leio e escrevo sonetos de amor para a minha amada, sonetos narrativos, de homenagens, de admiração, de aniversário, que talvez para os conservadores da forma poética não sejam aceitos.
Tenho até publicado pelas Editora Clube dos Autores, o livro MIL MOTIVOS PARA FAZER SONETOS, 2021, onde assuntos do cotidiano, objetos de uso doméstico, ou até mesmo coisas sem sentido, como um parafuso espanado, foram temas para um soneto, modéstia à parte, todos, muito lindos.
Novamente, aqui, faço um resgate do soneto.
Não na essência da forma lírica. Mas, pretendendo mostrar o quão belo é um soneto, por sua sensibilidade, sua forma, sua leveza tão intrínseca à essência humana.
Faço um convite a todos que o leia em voz alta.
Lirico Soneto
Se,não resistir ao amor,for pecado,
transcrevê-lo em versos,ao lírico fervor,
explícito,ou até mesmo cifrado,
um soneto jamais deixará de se expor…
Que ao amor,apena,ainda que doa,
valerá,pela essa ventura lado a lado,
sendo exposto,por cada palavra que soa,
fazendo dos seus versos,o seu brado…
Ah!O amor,no homem se trasveste,
não apenas numa loucura da aurora,
que ardilosamente,a paixão reveste…
Se,amar de mais for êxtase profano,
cada soneto,ainda que de triste,chora,
nunca deixará de ser,um amor insano…
Oswaldo Genofre
Poesia em Transito
Olá meu povo como é que vão?
Mês de julho começando e eu a todo vapor dirigindo por estas avenidas da minha linda Ribeirão Preto-sp, sabe gente eu odeio pessoas que se acham melhor do que as outras por algum tipo de coisa que elas tem e os outros não sei lá acho que na vida existem coisas que o dinheiro não compra e respeito é uma dessas coisas que sempre devemos ter com o próximo.
Outro dia fiz uma corrida compartilhada, na avenida Presidente Vargas entrou uma moça digamos assim um pouco acima do peso era 7 da manhã e ela me deu um bom dia tão animado com um sorriso tão bonito naqueles lábios vermelhos carnudos (que boca linda que ela tinha), fazia frio para nós que moramos aqui em Ribeirão Preto , ela se vestia muito bem estava com uma calça jeans e um casaco que a deixavam bonita seu cabelo era preto e sua pele branca um belo par de olhos verdes e uma animação que deixaria qualquer um feliz menos o segundo passageiro.
A mais ou menos 300 metros de onde eu peguei ela já na avenida Antonio Diedericksen entra um rapaz 1,80 mt aproximadamente um corpo malhado de academia ele usava um terno (estagiário de direito), sabe era um cara bonito para os padrões de hoje o qual deu um bom dia sem graça e logo começou a olhar seu celular.
A moça muito gentil começou a puxar assunto com o rapaz claro era um sujeito que chamava atenção e com certeza ela deve ter o achado bonito.
Moça- Oi hoje esta frio né?
Moço- Sim
Moça- Você é de Ribeirão mesmo
Moço- Não
Moça-De onde você é ?
Moço- Sou da casa do caralho, não quero conversa da pra você me deixar em paz baleia.
O rapaz ergueu a voz de um modo que eu assustei a moça começou a chorar pela má educação do rapaz, e eu como um cavaleiro que sou pedi para o rapaz se retirar do carro e com raiva ou sei lá que estes jovens sem empatia pensam ele disse:
-Carroça de elefante carregando tanto peso que nem consegue andar direito.
Nem me importei muito pelo o que ele disse peguei no porta uvas um lenço de papel e dei para que a moça enxugasse suas lagrimas e fui conversando com ela para deixar ela mais calma.
-Moça não precisa ficar assim tem pessoas que não tem educação e nem respeito por ninguém.
-Eu sei disso mais um ofensa dessas é complicada, eu vivo lutando contra a balança e levando a vida com felicidade , tento nunca magoar nenhuma pessoa e nem me exaltar .
-Bom mais pensa por um lado bom ele nem deve contagiar todo mundo como você contagia , com seu bom dia animado e com seu sorriso de raios de sol, os olhos dele eram feios não tinha o verde dos seus e nem transpareciam tanta felicidade e harmonia como você, e não leve isso como cantada é que os anos me ensinaram a admirar onde realmente existe beleza.
-Muito obrigado pela sua simpatia e por me deixar melhor com suas palavras, mas este preconceito e essa tal de moda da sociedade quer ser fitness é bonito.
Chegou a sua parada me despedi dela e disse pra ela não se importar com esses imbecis que ela é uma pessoa linda, ela sorriu e me agradeceu pelas palavras.
Pessoal um corpo bonito é lindo de se ver os desejos vem a mente da maioria dos homens, mas uma mente sabia e um sorriso que cativa são mais valiosos do que isso temos que aprender que a verdadeira beleza esta dentro de nós e não fora.
Corpo malhado e mente vazia
Beleza, lindeza, que corpo exuberante
Ah que mulher … ela me excita, me pira
Mas quando abre a boca que agonia!
É só critica, fala de todo mundo
Aonde eu encontro nela a empatia?
To perdido,a excitação já passou
Ela conseguiu acabar com meu tesão
O corpo fantástico,malhado e sensual
E com aquele fio dental…
Mas não vive neste mundo, não gosta de gente
Prefere o cachorro que baba na sua boca
Pessoa desorientada, só pensa no corpo
Esquece da mente mal sabe falar
Pedi o interesse pra mim ela não serve
Ate logo mulher, vai aprender a conversar
Corpo bonito e mente fazia
Um tolice neste nosso pobre mundo.
Johnny Ribeiro
Dia do Rock
É comemorado no dia 13 de julho, é considerado como o dia mundial do Rock mas é apenas comemorado no Brasil pois no dia 13 de julho de 1985 aconteceu o Live Aid um grande evento mundial com objetivo de arrecadar fundos para acabar com a fome.Quem é um verdadeiro fã desse estilo pode até se lembrar do espetáculo que foi este show que reuniu Queen, David Bowie, Elton Jhon e outros.O Rock ou Rock n’ Roll surgiu e se firmou nos Estados Unidos durante a década de 50, tendo rapidamente se espalhado por todo o mundo.Sua história começou com a influência cultural da música dos escravos vindos da África, na sociedade norte-americana como forma de expressão cultural e artística.
Em fins de 1950, uma geração marcada pelo final da SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, viu-se a frente um ritmo conhecido tocado em comunidades afro-americanas no centro urbano ao norte do pais. Nas colheitas de algodão dos Estados Unidos, os escravos cantavam para celebrar sua espiritualidade e seus ancestrais. Também cantavam sobre as mazelas da escravidão, estabelecendo assim uma relação direta entre sua música e a realidade social. O rock herdou essa capacidade de radiografar o presente.
Na época, a sociedade americana começava a abandonar preconceitos seculares. De uma certa forma, a explosão do rock simbolizou uma América nova, mais liberal, próspera e livre das dificuldades econômicas do pós-guerra. Adolescentes brancos começaram a curtir uma música antes relegada a salões de baile nos bairros negros e pobres. Assim, as raízes musicais do Rock and Roll, tanto as negras quanto as brancas (europeias) começaram com o blues rural do início do século XX e fundiram ao blues urbano, ao gospel e ao jump band jazz.
Pode-se dizer que ainda, que além da cultura afro-americana e do blues, o som das guitarras elétricas tem sido a principal caracterização do rock. E embora no início da história do Rock, o instrumento principal fosse o saxofone, hoje em dia os instrumentos musicais mais utilizados são a guitarra elétrica, o baixo, a bateria e o teclado. Entre sua características principais estão a predominância de uma base rítmica constante e repetitiva; a segunda é a utilização da música de uma forma emocional e espiritual.
Visão Filosófica por Alexandre Lavrador
A Morte de Virgulino Lampião, o Rei do Cangaço
Virgulino Ferreira da Silva, mais conhecido como Lampião, foi uma figura icônica e controversa da história brasileira. Líder de um grupo de cangaceiros, Lampião aterrorizou o Nordeste brasileiro durante os anos 1920 e 1930. Sua vida cheia de confrontos, violência e lendas tornou-o uma figura lendária e misteriosa. No entanto, em 28 de julho de 1938, a trajetória do Rei do Cangaço chegou a um fim trágico.
A morte de Lampião ocorreu em Angicos, no estado de Sergipe, durante uma emboscada liderada pela volante, uma força policial especializada em combater cangaceiros. A operação foi comandada pelo tenente João Bezerra, com a colaboração do soldado Adrião Pedro de Souza, que traiu Lampião e sua gangue.
Na madrugada daquele dia fatídico, a volante cercou o acampamento de Lampião enquanto eles dormiam, pegando-os de surpresa. O confronto resultou na morte de Lampião, de sua companheira Maria Bonita, de vários membros do bando e, posteriormente, na exibição macabra de seus corpos em uma cidade próxima.
A morte de Lampião teve um impacto significativo na sociedade brasileira da época. O fim de sua jornada marcava o declínio do cangaço como movimento social e político. Lampião e seus seguidores eram vistos por alguns como defensores dos excluídos e oprimidos, enquanto outros os viam como criminosos sanguinários. A notícia de sua morte foi recebida com sentimentos ambíguos de alívio e luto.
Após sua morte, a figura de Lampião se transformou em uma lenda e sua história foi romantizada e reinterpretada ao longo dos anos. Sua imagem foi eternizada em músicas, literatura, cinema e arte popular, onde ele é retratado como um herói ou um bandido, dependendo da perspectiva de quem conta a história. O mito de Lampião continua a despertar fascínio e curiosidade até os dias de hoje.
A morte de Virgulino Lampião também marcou o fim de uma era. O cangaço, com suas características únicas e complexas, desapareceu gradualmente após sua morte. As transformações sociais, econômicas e políticas do Brasil na primeira metade do século XX contribuíram para a diminuição da violência do cangaço e para o enfraquecimento dos bandos.
Hoje, a memória de Lampião e do cangaço ainda está presente na cultura nordestina. Festivais, museus e eventos mantêm viva a história do Rei do Cangaço, recontando seus feitos, suas batalhas e sua morte trágica. Lampião é lembrado como um personagem complexo, que desperta tanto admiração como repulsa, e sua morte marca o fim de um capítulo tumultuado e fascinante da história brasileira.
Embora a morte de Lampião tenha encerrado sua história pessoal, seu legado continua a intrigar e a inspirar pessoas de diferentes formas. Sua vida e morte são reflexos de um tempo de desigualdades sociais, lutas pelo poder e resistência. A figura de Lampião permanece como um símbolo ambíguo, que nos lembra da complexidade da história e do impacto duradouro que certos personagens podem ter na cultura e na memória coletiva de um país.
Texticulos Ensaios de fricção por Alladin Bambá
Micros ensaios sobre a escrita e a carreira literária
Uma nova coluna para nossa revista do poeta/escritor e produtor cultural Alladin Bambá, pernambucano da cidade Gravatá vocês vão adorar estes textos curtos e lógicos.
Sobre ser Altruísta
Dizem que pra ser altruísta
Precisa ser igual o porco,
E dar a vida ao próximo.
E a galinha que dá os ovos,
É menos altruísta?
E o leitor de livro?
Todo leitor tem um pouco
De sadomasoquista.
Goza quando o livro começa a bater logo no título…
Obs. Mas só os normais, os loucos sempre revidam…
Já dizia Nelson Rodrigues
Entrevista com o Artista
Para esta edição da revista convidamos a talentosa Claudia Bertini, vamos la conferir esta belíssima entrevista com esta moça super talentosa.
Johnny Ribeiro: Fala para gente quem é a Claudia?
Claudia Bertini: Sou natural de Fortaleza no Ceará, tenho um estilo atípico do nordeste, gosto de diversificar. Adoro a natureza, viajar e conhecer novas culturas.
Johnny Ribeiro: Quando começou a escrever? qual foi a sua referencia e incentivo para escrever?
Claudia Bertini: Passei a divulgar em redes sociais e publicar livros em 2018.
Tive incentivo de um amigo poeta chamado Luciano Austrealino ao me convidar para fazer duetos depois de ver alguns pensamentos meus no Facebook.
Johnny Ribeiro: Qual estilo poético você se adapta mais?
Claudia Bertini: Me adapto ao estilo livre, mas procuro fazer um pouco de tudo.
Johnny Ribeiro: Quantos livros você já publicou?
Claudia Bertini: Publiquei 4 livros solos, 1 de dueto com poeta angolano e participei de algumas antologias.
Johnny Ribeiro: A escrita pra mim é uma forma de liberdade onde eu posso brincar com as palavras e até mesmo um palavrão em um conjunto de versos fica lindo e pra você qual o significado de escrever o que isso te traz?
Claudia Bertini: Para mim escrever começou como uma terapia, depois fui aprimorando e ainda aprendo todos os dias.
Johnny Ribeiro: O que você acha sobre as inteligências artificiais? você acha que elas atrapalharam os escritores e poetas?
Claudia Bertini: Como tudo na vida as inteligências artificiais podem somar ou não, depende do modo que sejam utilizadas, no meu caso não gosto de usá-las como ferramentas para escrita, pois prefiro seguir minha intuição e inspiração.
Johnny Ribeiro:Existe outro escritor na sua família? Se não, como é ser um desbravador da literatura na família? Se sim, como isso te inspirou?
Claudia Bertini: Depois de mim uma tia passou a publicar também, Cristiane Rosa.
Johnny Ribeiro: Qual sua maior meta como escritor? Quais serão suas metas para os próximos anos?
Claudia Bertini: Aprender sempre e continuar escrevendo com liberdade.
Johnny Ribeiro: -Todo poeta carrega a sensibilidade a flor da pele, por vezes sente muito mais que uma pessoa comum.
Você acha que ser poeta é um dom ou qualquer pessoa pode escrever uma poesia se estudar e entender, bom eu já vi até poetas analfabetos qual sua opinião sobre isto?
Claudia Bertini: Acho que qualquer um pode escrever, mas algumas pessoas têm um dom especial para escrita.
Johnny Ribeiro: -Dos poetas mais tradicionais do Brasil e do mundo em qual você se inspira?
Claudia Bertini: Na verdade nunca me inspirei em alguém em especial, apesar que leio muito, principalmente escritores brasileiros.
Johnny Ribeiro: Deixe para os leitores da revista a frase que você costuma usar pra te dar força todo dia.
Claudia Bertini: Viva o hoje, pois apenas “ele” é importante.
___AROMA DE POESIA
Olhai os lírios dos campos
Sinta a sutileza
O aroma de poesia.
O vento sopra tranquilo
Esvoaçantes pétalas de amor
A calmaria replica
imaginar bem comum.
A fauna e flora contente
Fluindo com leveza
Não há sensação mais gostosa
Que o sentir a natureza.
A gentileza é bem vinda
Fortalece toda criação.
Olhai a beleza da vida…
Com sentimentos
de gratidão.
Claudia Bertin
‘Contato: claudia.bertini23@gmail.com
Whatsapp
(85) 997891707
Receita de Poeta por Maria Rogéria
Olá pessoal Tudo bem?
Pra essa semana eu trouxe uma coisa em que meus filhos adoram e garanto pra vocês este que eu faço é melhor do que estes de marcas famosas ou lanchonete aqui eles comem de pedir mais vou passar a receita e depois quero comentários de quem tentou fazer.RECEITA DE HAMBÚRGUER CASEIRO
1/2 kilo de carne moída (patinho,costela desossada,ou picanha,)
01 colher de (chá)de cebola em pó
01 a colher (sopa rasa de aveia )
01 gema peneirada
Pimenta do reino,cominho em pó a gosto (opcional).*ok
Sal a gosto .
PREPARO
Misture bem todos os ingredientes nivele a massa com rolo dentro de um saquinho plástico na espessura de hambúrguer,modele os hambúrguer tamanho desejado com cortador redondo ou uma tampa improvisada,ou com a mão coloque numa assadeira e leve a geladeira por 30 minutos para ficar no ponto ideal.
Em seguida leve ao forno ou uma chapa quente pra assar .
Receita de Maria Rogéria
Olha ai a receita e que tal uma poesia ? la vai até a próxima abraço.
CHUVA FINA
Vejam a chuva fina que cai lá fora agora !
Sem mesmo perceber toda minha tristeza através de cada pingo,pingo por pingo
Se evapora
De repente de uma nuvem cinzenta ,
Se fez uma chuva gelada .
E por onde quer que ela passe,
Nos deixa com a alma lavada
Toda chuva,tem sempre o seu encanto !
Capaz de levar por sua correnteza,qualquer sofrimento ou pranto.
As vezes por mais que uma chuva,se torne enfurecida,ela tem sempre e terá um encanto escondido .!
E uma tal capacidade
De renovar,a paisagem,o ar,o tempo e a própria vida .
Chuva fina caindo agora lá fora .
Autora Maria Rogéria Patrocínio
Livro Vida,amor e poesia
Astrologia & Cia por Jacilene Arruda
Previsão astrológica para o mês de Julho – Signos
Áries – de 21 de março a 20 de abril.
Um mês de atenção aos assuntos familiares. A movimentação de mercúrio até o dia 28 sugere mudanças e reforma no lar. Entre os dias 24 e 28 será possível identificar o que tem causado falhas na administração financeira da casa. Até o dia 10! Atenção para os romances que irão surgir! A partir do dia 22 tenha atenção aos relacionamentos a sua volta, revise!
Lua cheia às 08:40 de 03 de julho: cuidado com as suas emoções.
Touro – de 21 de abril a 20 de maio.
Expansão é a palavra-chave!
Dedique-se aos estudos e viagens, terá grandes chances de êxito no contexto profissional e acadêmico. A partir do dia 22 devido ao trânsito de vênus retrógrado revise questões familiares.
Aproveite a energia de Júpiter em Touro para atrair riqueza e atribuir valor as coisas em sua vida. 16/05/2023 a 24/05/2024
Gêmeos – de 21 de maio a 20 de junho.
Revise as suas finanças até o dia 11. Do dia 12 ao dia 28 o ambiente se mostra favorável a passeios e viagens rápidas. Tenha cautela no âmbito familiar a partir do dia 10, a movimentação de marte favorece as tensões no âmbito familiar, cuidado com as palavras! A partir do dia 22 procure deixar o orgulho de lado e invista em ideias concretas.
Lua em quarto minguante às 22:49 de 09 de julho: aproveite para se libertar dos pesos que vem arrastando no tempo.
Câncer – de 21 de junho a 22 de julho.
Evite compras por impulso até o dia 10. Aproveite o movimento de vênus retrógrado para revisar valores e mundo material. Aproveite a energia da lua nova para abrir portas para outras pessoas! Seja colaborativo!
Lua nova às 15:33 de 17 de julho: algo novo pode surgir em sua vida, aproveite!
Leão – de 23 de julho a 22 de agosto.
Um Mês de revolução solar. Revise tudo em sua vida. Reflita. Ambiente de comunicação favorável entre os dias 11 e 28, brilhe! Feche acordos importantes! Até o dia 22 promova mudanças no visual, magnetismo em alta. Após o dia 22 ocorrerá o movimento de vênus retrógrado, revise as suas prioridades quanto ao ambiente amoroso.
Evite discussões desnecessárias entre os dias 15 e 21, movimento de quadratura entre Mercúrio em Leão e Júpiter.
Lua nova às 15:33 de 17 de julho: aproveite para conhecer lugares novos.
Virgem – de 23 de agosto a 22 de setembro.
A palavra-chave é colaboração! Aproveite o movimento de mercúrio para trabalhar a sua espiritualidade, a partir do dia 28 (com a entrada de mercúrio no seu signo) a comunicação será facilitada, expanda-se! Vênus retrógrado convida você a curar feridas antigas, redefina a sua vida amorosa.
O movimento de marte a partir do dia 11 favorece a superação de obstáculos, dedique-se ao trabalho e tarefas cotidianas.
Lua em quarto minguante às 22:49 de 09 de julho e Lua nova às 15:33 de 17 de julho: tenha cautela durante estes estados lunares, procure agir ou expressar-se sem egoísmo.
Libra– de 23 de setembro a 22 de outubro.
Foque mais no interior que no exterior. O mês convida a recolher-se. A partir do dia 22 revise relacionamentos, não insista no que se mostra incompatível com os seus objetivos pessoais. Fortaleça relacionamentos genuínos. O movimento de marte convida a introspecção, desabafe apenas com pessoas de confiança.
Lua em quarto crescente às 19:08 de 25 de julho: invista em autoconhecimento!
Escorpião – de 23 de outubro a 21 de novembro.
Atenção especial entre os dias 12 e 28, quadratura entre mercúrio e Júpiter, seja diplomático! A partir do dia 11 cuidado com a impulsividade, busque também oportunidades de crescimento profissional. Ambiente favorável para reflexão a partir do dia 22, revise situações, companhias de trabalho e carreira.
Lua nova às 15:33 de 17 de julho: procure exercitar a paciência com os compromissos em sua agenda.
Sagitário – de 22 de novembro a 21 de dezembro.
Realize um curso de idiomas entre os dias 12 e 28. Com o movimento de vênus retrógrado o ambiente se mostra favorável a reflexões sobre os seus relacionamentos. A partir do dia 11 cuidado com o excesso de competitividade no trabalho, ambiente favorável para o alcance de objetivos. Entre os dias 15 e 20 mercúrio estará em quadratura com júpiter, tenha cautela na forma de se comunicar com as pessoas.
Lua nova às 15:33 de 17 de julho: aproveite as viagens!
Capricórnio – de 22 de dezembro a 20 de janeiro.
O movimento de vênus retrógrado a partir do dia 22 sugere a busca por equilíbrio entre o dar e receber nas relações. A partir do dia 17 inicie parcerias e projetos. Entre os dias 9 e 11 cuidado com exageros sobre os seus sentimentos, encontre formas leves para manifestá-los.
Lua em quarto crescente às 19:08 de 25 de julho: exercite a empatia na amizade, no namoro, na família, no trabalho.
Aquário – de 21 de janeiro a 19 de fevereiro.
O movimento de mercúrio entre os dias 12 e 28 oportuniza a comunicação com parcerias, fechamento de contratos. Com vênus em oposição a aquário a busca por relações mais equilibradas e cooperativas surgirão. A partir do dia 22, se você estiver em um relacionamento, pode ser o momento de dar um tempo.
Lua nova às 15:33 de 17 de julho: estabeleça um equilíbrio entre saúde e trabalho.
Peixes – de 19 de fevereiro a 20 de março.
A palavra-chave é desafios, a partir do dia 10 o planeta marte fica em oposição ao signo. Equilibre trabalho com descanso. Evite conflitos na área amorosa e de parcerias. Busque uma rotina mais saudável e cuidado com a impulsividade!
Lua nova às 15:33 de 17 de julho: aposte em uma alimentação saudável e maior contato com seus filhos se acaso tiver!
Jacilene Arruda é astróloga, escritora da Revista Poesias e Cartas, numeróloga e terapeuta holística. + 55 81 99742-4718, instagram @evolucaoeconhecimento
Bello 35 -Contra o Racismo
Bello35 e sua nova obra um texto contra o racismo com toda a sua fé.
Racismo no Mundo! Escritor Regional Compositor Letrista: Bello35
Racismo no mundo!
No mundo todo,
No Brasil e em outros,países
Existem infelizmente o racismo,
Pessoas brancas ofendem a pessoa preta,
Imitam o animal macaco, para elas
Chamam a pessoa preta de macaco,
No futebol, as pessoas jogam banana no estádios
Imitam macaco para as pessoas verem,
Porque tanta ignorância,
No comércio, nas empresas, em lojas
Em outros estabelecimentos as pessoas ofendem e humilham as pessoas pretas,
Porque tanta ignorância, e falta de respeito ao próximo
Mas também as pessoas pretas tem preconceito com as pessoas brancas,
Porque acontece isto,
Falta de respeito,
Falta de amor no coração,
No mundo todo existe preconceitos,
Preconceitos,
Com a pessoa Pcds,
Se ela é gorda ou magra,
Se ela é alta ou baixa,
Vários preconceitos,
Porque neste mundo,
As pessoas não pensam,
Que aos olhos de Deus, somos todos iguais,
Perante Deus, somos todos irmãos
Somos filhos de Deus,
E se Deus for preto,
Será que teriam preconceito e racismo com Deus,
Deus ama a todos, como elas são
Mas os seres humanos não amam,
As pessoas como elas são,
Deus não faz acepção de pessoas,
Mas nós fazemos, infelizmente
Racismo e preconceito
É uma vergonha,
É crime,
Racismo é falta de amor no coração,
Amor ao próximo,
Amor as pessoas
Diga não ao racismo!
Diga não ao preconceito,
Pessoas pretas
E pessoas brancas,
São todas iguais perante Deus,
Ninguém é melhor,do que ninguém
Somos todos iguais perante Deus,
Respeitem o próximo
Diga não a todos os tipos de preconceitos,
Diga não a todos os tipos de racismos,
Diga Não a ignorância!
Adorei a revista tá otima