Revista Poesias e Cartas Edição 2

A revista dos poetas
A revista dos poetas
artigos interessantes e muita poesia

 

                                Lucinda PriceVISÃO POÉTICA por Keyfani Bonfim

Sobre A Vida

Como disse Mário Quintana em seu poema “Canção do dia de sempre”: …só ganhar, toda a vida,Inexperiência… esperança……Nunca dês um nome a um rio:Sempre é outro rio a passar.

…Nada jamais continua,
Tudo vai recomeçar!
A vida é mera inconstância, nada volta, nada fica. Tudo vai, tudo segue, tudo se diversifica.
O que se perde, também é o que se ganha, o tempo é sempre outro pronto para desfrute. O segredo é se adaptar as mudanças, é se movimentar.
A vida é um moinho e nós o vento que a faz girar. Não há tempo para lamentar o que passou,a vida é um moinho e nos o vento pois foi preenchido, há apenas o que passa e o que vai passar, um novo capítulo a ser escrito, uma nova fase para se reinventar.
A vida é a parada de um trem em cada estação(…)
Assim sendo, aproveite os intervalos,
Pois somos nada mais que passageiros.

(Poesia por Keyfani Bonfim)

 

 

Poesia em Transito por Johnny Ribeiro

A cada passageiro uma historia diferente alguns nos fazem sorrir, outros quase a chorar com suas historias mas nesta época de eleição o que mais vi foi uma briga constante de direita e esquerda uns defendendo Bolsonaro e outros o Lula.
Um certo dia as 8 da manhã peguei um passageiro que disse não entender o motivo de uma briga deste tipo o que parece  e que  esqueceram o pais e que a rivalidade entre ambos é o que manda.
Por causa desta politica e do fanatismo que as mídias da internet nos trouxeram a anos atras, o povo se divide entre o certo e o errado ninguém sabe quem fala verdade apenas apoiam, ta parecendo uma briga de torcida organizada onde ninguém quer saber de respeito e acabam por se vingar.
Um bom senso tem que existir saber votar é o que devemos fazer neste dia 2 de outubro tenha consciência, pensando nas palavras deste meu caro passageiro que tinha sua opinião e seu voto já em sua mente e eu também opiniões diferentes fomos sábios em apenas conversar sobre elas amigavelmente e cada um ter escutado o por que do outro e é claro a inspiração veio e do coração saiu está poesia.

Respeite o voto

Estamos em colapso
Os pobres e seu fanatismo
Os ricos e seu oportunismo
Será que isso vira guerra civil?

Ladrões ou sabotadores
Modinhas que desequilibram
O voto tem que ser certo
E o ponto de vista respeitado
Direita ou esquerda?

Famílias separadas
Brigas constantes
Todos sofrem por que isto?
Bolsonaro ou Lula?
NÃO!!!

Temos que brigar sim
Mas pela igualdade
Pelos impostos
Pela educação
Pela saúde
E esquecer quem é direita
E quem é esquerda

Vejam as propostas
Analisem o pais
E tentem entender
Que nesta guerra politica
Ninguém é honesto
Seja democrata,seja brasileiro
Vote com a certeza de que tudo
Pode melhorar.

Johnny Ribeiro

Cada um tem sua opinião politica temos que saber respeitar mesmo que na hora desagrade seja firme e tente sempre votar consciente.

 

Livros em destaque

A editora Parle acaba de lançar um livro de poesias para crianças.
Dos poetas Rosemary Giarolla e Paulo Roberto Silva colocam todo talento e o coração neste fantástico livro para garotada.
Um livro que conta com jogos para interagir com a poesia, neste livro se fala daquelas brincadeiras de criança de antigamente as quais hoje já não vemos tanto.
Com poesias inspiradas em crianças o grande futuro da humanidade o ser humano ingênuo e brilhante que por muitas vezes com um sorriso faz com que a gente aprenda muito mais do que temos para ensinar.
Com certeza vai fazer muito sucesso.

Ótimo presente para ajudar no desenvolvimento das nossas crianças 
Adquira logo entrega para todo o brasil frete a combinar.

(11) 99772-8507-whatasapp.

 

 

 

José Luiz Soares Barbosa, ou Soares Barbosa, é suboficial da reserva da marinha do Brasil. Técnico em Contabilidade e em Comunicações Visuais, nasceu na cidade de São Gonçalo, RJ, em 22 de setembro de 1967. Apaixonado pela literatura, começou cedo a demonstrar interesse pela arte escrita, porém, somente após o licenciamento do serviço ativo militar, em 2015, foi que começou a se dedicar à poesia com empenho profissional.
Participou de antologias e finalizou, recentemente, mais um projeto pessoal, com a publicação do livro “Caminhos de Um Coração Poético”, com a ajuda do seu editor e amigo Luiz Fernado Liveira.
Sua obra é inspirada na família, na fé cristã, na sua maturidade e nos sentimentos humanos, que associados à cultura de cada indivíduo, acabam determinado o comportamento da sociedade.

Para adquirir o seu ligue ou chame no whatsapp 22 99622-9369, aposto que vão adorar!

Receita de Poeta 

Quem não sente falta da comida da mãe?
E quando ela é avó só melhora, no receita de poeta deste mês vou destacar a todos o delicioso feijão da minha mãe.
Hoje bem velhinha ela já não cozinha tanto os filhos já são pais e os netos já adultos é uma correria na vida ela já não tem pra quem cozinhar, mas na memória fica aquela lembrança da mesa farta e muita comilança.
Irmãos e irmãs, sobrinhas e sobrinhos a família toda reunida que saudade, o apreço e o sabor da comida marcam a trajetória da família unida.
Hoje as diversidades do mundo e as necessidades nos deixaram um tanto distantes, mas sabe que este feijão com toucinho sempre nos uniu é magnífico.

Ingredientes:

1 kg de feijão
500 gramas de toucinho 
Sal e pimenta do reino a gosto
2 dente de alho

Modo de preparo
Coloque o feijão em panela de pressão e depois coloque água até cobrir ele todo, um fio de azeite e coloque pra cozinhar em media de 25 a 30 minutos .
Enquanto isso pegue o toucinho e coloque pra fritar com um pouco de óleo e deixe la até fritar e ficar crocante.
Depois do feijão cozido pegue o alho e coloque pra fritar depois coloque o sal e a pimenta gosto e em seguida coloque o feijão junto na panela deixe o refogar bem pra pegar bastante o sabor do sal e da pimenta depois coloque o toucinho, deixe o caldo engrossar e já pode servir essa delicia de minha mamãe foi tão nostálgico que ate rendeu uma poesia

 

Feijão caseiro

Tão saboroso é este prato, mais interessante é o modo dele preparado.
Receitas de minha mãe simples e caseiras.
Não há quem não queira
O seu feijãozinho

Cozinhado e temperado na hora
Ela o faz amassado
Não usa sazon nem tempero completo
O tempero é o amor dela
Sal a seu gosto, alho fritando
Sobe o cheiro
Da água na boca!

Um toucinho frito
Que ela coloca
O sabor só aumenta
Um feijão quentinho
Não há quem resista.

Johnny Ribeiro

Samuel ThornVisão Filosófica por Samuel Thorn

Súbito da Vida

Todos têm a noção de que as distrações da vida fazem-nos perder muito tempo, que a nossa morte, o nosso fim a cada dia fica mais próximo e que as únicas coisas que podemos deixar são as lembranças com um legado que pode ou não ser esquecido pelas pessoas ao longo do tempo.
É algo que causa medo, um monstro invisível e desconhecido em simultâneo, conhecido. Não se tem uma explicação verídica para falar ou descrever, se tem não chegou até mim. Com toda certeza devemos fazer cada ação e planejar o nosso dia antes de sermos esquecidos e chegar ao nosso fim.
Vamos ajudar Um dos pilares de um ser continuar vivendo é a cooperação, se não tiver uma ajuda mútua entre os mesmos membros da espécie, não tem como ela progredir ou sobreviver. Ajuda uma mulher que está sendo agredida pelo marido e já não tem forças para buscar ajudar, ajudar uma criança que está sendo abusada, ajudar uma pessoa que está não se calepassando dificuldades financeiros ou já está na rua, isso são coisas tão essenciais, mas que negamos muitas das vezes diariamente de fazermos porque os prazeres da vida são melhores para nós mesmos.
Mais de 70% da população mundial com toda certeza falam em dar a mão para ajudar uma causa,mas nem 20% fazem algo para realmente chegar nos resultados e acaba se tornando um vício recorrente de vou ajudar, mas não vou fazer nada, estou ajudando sem fazer nada. Esse ciclo se torna recorrente trazendo o resultado chamado vazio. Nenhum resultado.
Solidão gera a DepressãoA maioria das pessoas vive em grupos, pelo medo interno e profundo de ficar sozinhos tanto no sentido literal quanto no sentido sentimental. Muitas delas acreditam em Deus, mas, no fundo, elas se sentem sozinhas. Se elas ficarem sem durante 6 meses, essa emoção do profundo surgirá para a superfície e elas terão medo e possivelmente entrarão em depressão.
O ser humano tem medo da solidão e solitude porque só existe uma coisa entre elas: EU. Queremos tudo, mas sabendo que no final não teremos nada, não levaremos nada, nem os amigos e conhecidos irão com a gente. Estaremos literalmente sozinhos com possibilidades de ser para sempre.
Temos tão pouco na  vida, nesse momento pode ser que estamos jogando fora. Estamos em um deserto com uma garrafa de água, só podemos tomar um gole por dia para ficar vivo no final, mas acaba que tomamos metade do litro em um dia e no final do outro não temos mais água, desperdiçamos e sabemos que será o fim, que nada poderá ser feito porque a chance foi jogadafora nas oportunidades oferecidas.
É muito provável que não estamos dando a devida importância para as datas especiais a níveis mundiais, porque não será tão benéfica para nossos objetivos pessoais. Mas são essas datas que fazem todos nós lembramos de que devemos fazer algo.
Talvez o ser humano não chegou a conclusão do que fazer, ir a outros planetas ou explorar egoismo do ser humenogaláxias não será o suficiente, é necessário algo mais importante e não sabemos ainda o que é.

 

 

 

Flogão.com a Rede Social mais brasileira que existe por Alexandre Lavrador

No início do milênio apareceram algumas redes sociais muito peculiares, inclusive o termo “rede social” nem havia sido forjado no universo da internet desta época. A internet era acessada quase que exclusivamente pelo computador de mesa ou notebook (lap-top), o mundo respirava ares de futuro, enfim estávamos no tão sonhado e idealizado anos 2000. Algumas tecnologias que desembocariam no celular começaram a surgir e ganhar fôlego de novidade, como o ipod, mp3, mp4 e a máquina fotográfica digital. Com o invento do ipod e mp3 por exemplo, se popularizou os “podcasts” (programas de bate-papo em áudio para serem ouvidos pelos dispositivos), o mais famoso do Brasil na época foi o Nerdcast do site jovemnerd.com.br. Nesta onda de novos e incríveis gadgets surgiu o site Flogão com a proposta de ser o fotolog brasileiro, semelhante ao fotolog.com. O mais incrível disso tudo foi a criação e popularização do nome “flogão”, visto que ainda não havia uma palavra de internet legitimamente brasileira no mesmo nível que: net, web, blog, flog, e-mail. Flogão é uma palavra que só pode ser pronunciada da forma certa por um falante da língua portuguesa, justamente por causa do acento til anasalado. O termo se popularizou entre jovens de todo o Brasil que a coisa mais incrível que passava perto da casa deles eram caminhões de milhares de reais, eles se auto denominam flogueiros. Então o Flogão deixou de existir no ano de 2019, porém foi recriado no endereçohttps://flogão.come também no aplicativo Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.strelato.flogo sob outra administração. A rede social do Brasil cresce vertiginosamente e pode se tornar a melhor alternativa ao Tiktok e Instagram para os brasileiros, pois o Flogão tem como proposta ser a rede social da paz e do amor. Falando em amor, o Flogão.com criou o Metaverso do Brasil para concorrer com o Metaverso do Facebook. A proposta é bem simples e direta, no Metaverso do Flogão.com você pode entrar na realidade de planetas, como a Terra por exemplo, e sair andando pela rua e lugares públicos espalhando virtualmente seu avatar de Internauta, quem passar pelo internauta que você deixou poderá clicar e ver o seu perfil do Flogão, ou seja, para fazer amigos(seguidores) no Flogão basta sair espalhando seu avatar por onde for. Ou seja, é a rede social que incentiva os usuários a andarem ao invés de ficarem confinadas em casa numa realidade virtual maluca. Inspirado na música lua de cristal da Xuxa, o Flogão.com deixa a mensagem otimista: Todos somos um e juntos não existe mal nenhum.

 

Outubro Rosa: O mês que também é das mulheres Prevenção ao Câncer de Mama.

[Artigo por Keyfani Bonfim]

Assim como o mês de Setembro, Outubro também tem sua cor e é rosa. O mês promove a conscientização ao câncer de mama, com uma taxa de mortalidade de 11,84 óbitos só em 2020. A mobilização consiste em alertar as mulheres sobre a doença e ajudá-las a detectar uma possível precoce.

auto exames
A campanha ressalta a importância de cuidar da saúde e incentiva a mulher a cuidar de si, da sua autoestima, além de lutar por um atendimento de qualidade. O que muitas não sabem, é que câncer de mama é um tumor maligno que ataca o tecido mamário e gera um cisto, que é possível detectar ao tocar o seio.

A importância da mamografia(tratamento à doença) é que ao diagnosticar o câncer precoce, aumenta as chances de cura. Nesse artigo, irei dar dicas de como detectar os sintomas da doença, confira abaixo:
Mudança na aparência ou sensação no seio ou mamilo:
Se ao tocar o seio, você senti-lo sensível ou sentir um caroço na mama um pouco abaixo das axilas(lembrando que nem todo nódulo ou caroço é um sintoma da doença, mas ainda assim, deve ser investigado)
Mudança na textura da pele do seio, semelhante a casca de laranja.
Inchaço de uma das mamas, um seio maior que o outro(principalmente se o crescimento for recente)
Ondulação em uma das mamas. Mamilo voltado para dentro, invertido.Mama, auréola ou mamilo escamosos, vermelhos ou inchados contendo

sulcos.

Secreção clara ou sangrenta escorrendo pelo mamilo,principalmente quando não se amamenta.
Sintomas em homens:
Protuberância ou inchaço,geralmente (mas nem sempre) indolor. Pele ondulada ou enrugada. Retração do mamilo.
Vermelhidãooudescamaçãodapeledamamaoudomamilo.Inchaçonoslinfonodosaxilares.

Ainda que os sintomas sejam poucos,procure um médico,em alguns casos não são ocasionados pelo câncer. Se não sentir sintomas, ainda assim procure um médico.

Muitas vezes a doença age silenciosamente e quanto antes ser diagnosticada,maior é a probabilidade de cura.

Mulheres e homens de 20 à 60 anos, procurem um médico. Conscientizar sobre o câncer de mama é um ato de amor ao próximo,se prevenir contra ele é um ato de amor-próprio.

Paramaisinformações:Oncologia/Genética,Blog.getninjasAccamargo

 

Os professores são muito importantes em qualquer sociedade e devem ser saudados como tal.

[Janete Velky]
“Professores os guerreiros silenciosos que fazem do mundo um lugar melhor, uma criança de cada vez.”

 

Os professores desempenham um papel importante na educação da juventude de uma nação. O objetivo central da educação é capacitar as pessoas com informações e habilidades importantes para que possam ter sucesso no futuro, contribuindo para melhorar a sociedade. A educação é uma parte vital da sociedade e de uma comunidade que cresce e avança. A educação de qualidade é essencial para garantir que a economia do país seja robusta e que os jovens se tornem produtivos à medida que envelhecem.
Durante os anos de formação de uma criança, o professor também pode ser uma boa fonte de inspiração para ela. As crianças que têm bons professores acham mais fácil aprender. Também, tendem a desenvolver confiança e expectativas nas figuras de autoridade. Além de incentivar e promover o amor pela aprendizagem em seus alunos, os professores também atuam como
conselheiros dos pais. Por exemplo, se uma criança em particular está tendo problemas de
aprendizagem devido a dificuldades em casa, o professor pode atuar como mediador para tentar levar isso à atenção dos pais. Se for necessário buscar ajuda externa, eles também podem
consultar outras partes, como serviços de proteção à criança. Dessa forma, os professores atuam
como guardiões dos interesses da criança.
Os professores são importantes porque não apenas fornecem instrução às crianças em uma ou mais áreas acadêmicas, dependendo do nível, mas também são uma fonte adicional de incentivo na vida de uma criança. Dados os desafios socioeconômicos e da unidade familiar que tantos
alunos enfrentam hoje, dias em que uma criança pode ver apenas um sorriso de seu professor, pois todos os outros adultos têm tanto estresse que não conseguem transmitir amor e aceitação.
Há muito que os professores têm uma relação complexa com a sociedade a que servem. Na zona rural, durante os anos 1800, os professores costumavam hospedar-se com uma família de cada vez por várias semanas ao longo do ano letivo até que se casassem ou economizassem dinheiro suficiente para comprar uma casa própria.
Hoje, os fundos de pensão e os salários que os professores recebem têm sido alvo frequente de quem busca cortar gastos públicos. Muitos professores têm sido retratados como sanguessugas drenando fundos públicos a uma taxa que não é compatível com o benefício que trazem para a
sociedade. O problema com esse tipo de retrato é que reduz o respeito com que a sociedade vê os professores, manchando o sistema educacional como uma futura profissão para os melhores e mais brilhantes da próxima geração.

Embora o futuro da educação e das políticas educacionais ainda esteja incerto, é claro que há grandes mudanças na maneira como as pessoas estão ensinando e aprendendo. Nos tempos importância da justiça social e da modernos, quando a internet está prontamente disponível e repleta de informações, a educação,especialmente do jardim de infância ao último ano, tem um papel diferente do que tinha antes.Em vez de ser uma fonte de fatos e informações, os professores oferecem aprendizado aplicado,além de ensinar habilidades de pensamento crítico. Quando há tanta informação disponível, é importante ser capaz de ter discernimento.
A educação prepara os jovens para as exigências da vida profissional e mitiga os riscos de pobreza. As pessoas instruídas também reconhecem a
sustentabilidade e estão mais aptas a aplicar seus conhecimentos e habilidades além de suas funções de trabalho. O aumento da educação desempenha um papel na mobilidade social de um apessoa e na probabilidade de permanecer com boa saúde.
Os professores são as pessoas que dedicam suas vidas inteiras por apenas uma causa – ajudar os outros a construir a sua própria.

 

Criança alegria que contagia  por Johnny Ribeiro

Temos que pensar no futuro olhar mais além, cuidar e zelar pelo bem, educar e amar.
São a alegria de uma família, o orgulho dos pais e uma esperança de mudança para o mundo.
O dever delas é crescer, brincar e estudar estar em um lar repleto de amor onde eles podem encontrar em seus pais a grande segurança.
Por vezes encontramos neste nosso mundo pessoas com má índole que machucam esses seres pequenos e inocentes, não imaginam a dor dos pais e o tanto que eles se culpam quando algo de ruim vem acontecer.
Pai e mãe sempre de joelhos pra ver o filho de pé sorrindo, pulando e fazendo bagunça a cabeça e o coração sempre onde eles estão.
Neste dia 12 de outubro vamos comemorar com nossas crianças arrancar sorrisos e fazer com que elas fiquem felizes e por que não colaborar em uma causa social e ajudar na alegria de crianças carentes é sempre bom ver um sorriso sincero como o deles.

Acompanhe a poesia abaixo.

Ser Criança

Crianças,anjos de aprendizado
Donas de amor
Pureza com clamor
Nossa alegria otimizada

Criança alegria contagiante
Sempre com seu sorriso brilhante
Me deixa contente
Imita os pais,quer ser grande

Mas pra que crescer?
Se criança é sempre melhor ser
Donas do mágico amor
Olhando elas não sinto dor.

E hoje tem chocolate
Olha a criançada
Toda animada
Todas prontas animadas

A inocência que inspira
O amor que contagia
A melhor parte da vida
É ser criança.

 

Nordestinos no sudesteMigrar e vencer: Viva o Nordestino!   

O dia 08 de outubro foi escolhido como o Dia do Nordestino em homenagem ao nascimento do cantor e compositor cearense Antônio Gonçalves da Silva, popularmente conhecido como Patativa do Assaré.patativa do assare
Mas vamos falar sobre outros nordestinos aqueles anônimos os que migram de suas cidades e tentam uma vida melhor em outros estados principalmente o sudeste do pais o estado São Paulo.
São guerreiros, enfrentam por muitas vezes uma terra desconhecida a procura de uma vida digna onde podem conseguir alimentar seus filhos e dar a eles tudo aquilo que precisavam e não conseguiram em seu estado.
Se pegarmos o estado do nordeste em um todo teremos grandes belezas, as prais são magnificas pois o nordeste assim como todo o brasil é um povo hospitaleiro.
Mas de um modo geral enfrentam um grande preconceito pois para muitos ignorantes eles vêem para as grandes capitais para roubar emprego dos que já habitam lá.
Eu na minha concepção penso que de um modo que quase toda a população brasileira tem um descendente nordestino afinal o brasil começou lá, digamos assim na Bahia de todos os santos e certo de falar que a maior cidade da América latina foi construída pelas mãos de vários homens e mulheres que migraram de suas casas para lá.
O nordeste de maravilhas que sofre épocas de seca plantações que não vingam, e sem contar a influencia sobre os votos, digamos assim que no interior do nordeste os votos por muitas vezes são comprados ou pessoas de baixa escolaridade são influenciadas o nordestino por vezes nem sabe em quem esta votando e acaba por cometer erros, lá falta escola a saúde é precária e eles enfrentam tudo isso com um sorriso no rosto.
Nordestino tem que ser admirado não podemos apenas citar Patativa do Assaré, ou também Caetano Veloso e Gilberto Gil, devemos lembrar da Maria que saiu do nordeste e veio para o sudeste ter uma vida melhor e conseguiu ou também o João que mesmo analfabeto conseguiu

João e Maria com os netos
João e maria e os netos pessoas vencedoras

dar aos filhos uma bela educação, temos também o José que veio apenas sabendo ler e escrever e conseguiu se formar no ensino médio e a cursar uma universidade e eu tendo descendência nordestina casado com uma vejo que a garra deste povo supera a de muitos que nasceram e foram criados no sudeste ou em outras grandes capitais.
Povo Nordestino temos que admirar pela garra e vontade, pelas batalhas vencidas com um sorriso no rosto pois eles nos mostram que brasileiro não desiste nunca.

por Johnny Ribeiro

 

Entrevista com o Artista 

 Luri Machado

Luiz Henrique Machado, tendo como pseudônimo Luri, atualmente tem 25 anos, formado em pedagogia e reside na cidade São Manuel – Paraná. Tem grande amor em fazer arte tendo nela encontrado refúgios para os seus problemas principalmente relacionados aos péssimos momentos vividos na infância.
Escolheu a formação de pedagogia por sentir a necessidade de ter alguém para ajudar no momento mais necessário, desejando assim fazer por alguém aquilo que não foi feito por si no passado, também usando a arte.
Por meio de suas composições musicais, usando sua criatividade, tenta assim dar voz a outras pessoas que da mesma forma estão passando por uma situação parecida na qual ele viveu quando criança, que foi o abuso sexual.
Até hoje é julgado pelo que faz tendo em vista que aborda em suas obras temas considerados tabus na sociedade contemporânea. Mas, suas obras tem um grande objetivo que é chamar atenção das pessoas para algo muito importante, mostrar a todos que urgentemente deve ser feito algo, não ficar apenas nos números.  

Segue abaixo a entrevista.

Poesias e Cartas: Qual a história por trás do nome do seu canal do youtube chamado atualmente de ENPSI?
Luri Machado:”Então, ENPSI são as iniciais de: Eu Não Preciso Ser Igual. A história é a seguinte, o primeiro dia de aula de sociologia do terceiro ano do ensino médio.
Era um professor novo, eu não conhecia ele, ele era novato na escola e ele falou coisas assim que me motivou muito a não se importar com o que os outros dizem, a ser eu independente de qualquer coisa.
E ali durante a aula eu escrevi uma música chamada Eu Não Preciso Ser Igual. Esse professor eu considero assim em está entre os três melhores professores que eu já tive e eu tenho até vontade um dia, chegar nele e falar que ele me motivou a me aceitar como eu sou porque antes disso eu não me aceitava eu queria ser igual a todo mundo, eu queria me parecer com alguém, eu não queria ser eu porque ser eu pra mim não era normal para as pessoas, não era normalmas, a partir do momento que eu me aceitei tudo melhorou. Então eu coloquei na minha cabeça, eu não preciso ser igual. Daí por isso eu tatuei nos meus dedos de ambas as mãos eu não preciso ser igual. Cada letra está em um dedo das minhas mãos, aí sempre que eu me sinto mal de alguma forma eu olho pra elas e lembro que eu não preciso ser igual. Não importa o que as pessoas dizem e acho que cada um tem que escrever a sua própria história, cada um tem que seguir o seu próprio caminho.”

Poesias e Cartas: Como surgiu sua primeira composição, ela foi publicada?

Luri Machado:“Eu não lembro porque eu era criança, eu fazia coisas meio loucas. Eu ouvia a rádio e pensava: ah eu vou escrever alguma coisa parecida aí eu me inspirava naquilo e escrevia. Eram muitas coisas, sei lá, sem noção, eu tinha menos de dez anos e eu tinha uma pasta nossa lotada de músicas. Era músicas assim meio sem sentido nada a ver. Que eu era bem criancinha e eu só gostava, aquilo pra mim era uma uma diversão eu poxa tinha vez que eu ficava com raiva eu queimava tudo, nossa depois, falava meu Deus eu queimei tanta coisa legal mas assim a primeira música que eu posso considerar é essa ficou da hora ficou legal. Nossa posso dizer que se chama: Te Peço e Te Imploro, nunca publiquei nem nada, mas é uma música que eu gosto muito mesmo eu canto ela às vezes e assim eu não pretendo publicar, nem nada mas uma música que eu sei lá, tenho um carinho muito especial por ela acho que eu tinha uns doze treze anos quando eu fizer.”

Poesias e Cartas:Teve um momento de seu passado na qual ouviu críticas sobre seu trabalho onde uma ou algumas pessoas o chamaram de vergonhoso. Conte um pouco desse episódio e como isso impactou sua carreira.

Luri Machado:“Então, isso acho que é direto. Acho que não, tenho certeza. Alguns falam na cara, outros falam pelas costas. E o fato de ser professor, eu não posso fazer arte, eu não posso fazer o que eu faço. e sabe as vezes pessoas da família, amigos dizem que, poxa, você nunca vai conseguir um trabalho assim como que você vai cuidar de crianças assim? Porque eu sou professor da educação infantil me formei como pedagogo mas eu acho que independente do que a pessoa faz desde que ela não esteja roubando, matando, fazendo algo de errado eu não vejo problema, porque claro que no trabalho a pessoa tem que manter o profissionalismo mas fora do trabalho a pessoa é livre pra ser e fazer o que ela quiser, desde que não seja algo de errado e fazer arte não é errado. Principalmente quando você tem a intenção de fazer algo com a arte. Quando a sua arte tem algo por trás.
Esses dias mesmo uma colega de trabalho falou, o que eu quero com algumas fotos que eu faço, se eu quero vender meu corpo ou se eu quero me expressar através da arte daí eu penseimas qual o problema se sensualizar?. Qual o problema? Demonstrar uma sensualidade. É algo normal. Todos os artistas ou pelo menos a grande maioria fazem isso. Não é um problema, não é errado. se eu estivesse, sei lá, por exemplo, cantando uma música com putaria, não que isso seja algo errado, mas aí eu diria, aí sim as pessoas teriam motivos pra falar, mas não, não estou cantando putaria, não estou necessariamente fazendo putaria. 5% pode ter uma uma questão ou outra que seja um pouco sensual mas, é algo normal acho que as pessoas estão muito presas. Sabe muito um mente fechada. Não querem falar de sexo, não querem falar de certos assuntos, não querem falar de abuso sexual. Não querem falar de suicídio. Entende? São assuntos que são importantes. Porque, por exemplo, na minha infância se tudo isso não fosse tabu muito provavelmente eu não teria sofrido um abuso sexual, eu teria sido muito mais preparado, então, eu eu saberia como reagir a uma tentativa de abuso podendo até mesmo evitar que essa tentativa chegasse a ser um abuso.”

Poesias e Cartas: Ao longo de suas obras percebe-se uma triste história no relato de sua infância, você se sente livre ao relatar? e hoje como se sente?

Luri Machado:“Então muitos diriam que é vergonhoso mas acho que quem tem que ter vergonha é o abusador. Quem causa o mal. E não a vítima, não é? então como eu quando falo. Eu tento falar de alguma maneira pra alertar, para informar para fazer alguma coisa, então para mim não é vergonhoso, para mim é tranquilo falar eu não vejo problema. Sim, teve uma época que era difícil porque até eu compreender tudo que aconteceu foi difícil, mas depois que eu compreendi, eu só quis fazer alguma coisa e é o que eu venho tentando, me esforçando pra fazer, eu preciso, eu estou fazendo alguma coisa.”

Poesias e Cartas :Luri, pelas análises sua maior obra é a música PROBLEMÁTICA, o que existe por trás dela?

Luri Machado: “Então, problemático é uma de tantas músicas que eu fiz relacionada ao abuso sexual e nessa música eu critico meus pais, porque ali em uns dos versos eu falo: 

Papais não tinham tempo para olhar o seu filhinho. Papais eram ocupados com tal trabalhinho.Papais não acreditavam que alguém me faria mal. Papais não enxergaram o verdadeiro animal. 
Por que problemático? Porque quando eu falei que eu mudei completamente com o abuso. Eu me tornei outra pessoa. Eu era mais quietinho, eu era um um bom aluno, um bom filho e de repente eu me tornei um problemático. Comecei mal na escola, comecei a brigar, comecei a fazer coisas erradas e ninguém se perguntou como que eu me tornei esse. Eu até falo é problemático. Quem acreditaria se eu contasse? Problemático. Ninguém se perguntou como eu me tornei. Entendi? Quando uma pessoa muda completamente. Você tem que se perguntar, por quê? Ela mudou assim, do nada. Mas não, não se perguntavam, por isso eu critico. 
E assim, quando você é um problemático, você não tem credibilidade. Então, você vai contar uma coisa, ninguém vai acreditar em você. Por isso eu falo, problemático. Quem acreditaria se eu contasse? Então, eu também assim narra ali nos versos alguns acontecimentos de uma maneira assim, tipo, primeiro verso:
Seus olhos me olhavam como os de um cão faminto, suas mãos me tocavam como se eu fosse um troféu,  dos meus olhos caiu uma tempestade de aliciamento e minha roupa rasgada como um pedaço de papel.
Aí tem outro verso que eu falo:
aquelas imagens nunca saíram da minha mente. Me perguntam como pode fazer mal a uma criança. Roubou minha infância e me tornou tão diferente, destruiu minha vida e só desejo vingança.
Essa música eu fiz, assim, um completo desabafo. Critiquei, uma música assim que eu gosto muito dela. Não digo assim que é exatamente o que eu sinto hoje. Foi o sentimento que eu coloquei pra fora, mas não é algo que eu sinto mais.
Porque na música assim eu até falo de vingança. Hoje em dia não. Tranquilo e tal. Mas a ideia é disponibilizar essa música na internet, foi pra passar essa mensagem, e é muito difícil, teve vezes que eu ouvi essa música, assim, eu fiquei lembrando, quase chorei, porque assim acho que hoje eu sou bem mais forte. Então, eu fico mais tranquilo em falar sobre e quando eu fiz essa música, na verdade quando eu saí do estúdio que eu gravei essa música na mesma semana, eu procurando vídeos no YouTube, eu encontrei um vídeo que tratava sobre abuso sexual. Era um um curta-metragem chamado Disque Cem e eu fui até o  dono que criou o curta e conversei com ele sobre e pedi autorização para usar algumas imagens na minha música pra disponibilizar no YouTube, foi assim muito gratificante ver que a pessoa também passou por algo semelhante que eu passei e está sabe fazendo alguma coisa de alguma forma ele está expondo a história dele mas pra ajudar outras crianças, outras pessoas.
E eu quero fazer um clipe pra essa música, mas quando eu vi esse curto pensei caramba, eu preciso fazer assim, uma versão com imagens nesse curto, é para disponibilizar na internet porque é uma junção a música e o vídeo. Mas ainda sim eu quero fazer um  clipe pra poder dar vida à música, pra poder mostrar a minha história e poder ainda mais levar pras pessoas o quanto é difícil tudo isso e poder, sabe? Escancarar mesmo assim, como diz, escancarar na cara da sociedade. 
E assim, eu mostrei essa música pra algumas pessoas e disseram, nossa, essa música é muito forte, é meio polêmica e tal. Eu pensei, poxa, mas eu tenho músicas mais polêmicas. Tem uma, porque assim, não foi um abuso, foram alguns e tem uma música na verdade que eu queromuito gravar, é uma música que fala sobre um outro abuso relacionado a igreja. Então essa sim vai ser polêmica. Eu quero muito, porque independente de qualquer coisa eu quero falar sobre, eu quero levar esse assunto adiante. Eu quero fazer alguma coisa. Por mais que eu tenha que me expor. e eu sei que essa música, essa próxima vai ser muito mais polêmica e mas mesmo assim, eu quero muito levar adiante, eu quero, eu quero fazer alguma coisa, saber, eu sinto a necessidade de fazer alguma coisa.“

Luri Machado a revista Poesias e Cartas agradece sua participação, desejo sucesso em sua carreira e digo cara continue assim tendo esta força e logo queremos ver esta musica polêmica sobre sua critica a igreja.

Segue  link do canal do Luri Machado vão la curtir https://youtube.com/c/enpsi24

                                         Adquira a caneca com poesia                 

amor que me deu
Livro o Amor que me deu 35,90
Caneca Com poesia personalizada R$ 45,90

                                                                                                                

Equipe Revista Poesias e Cartas

Lucinda Price Samuel Thornsjohnny ribeiro

2 thoughts on “Revista Poesias e Cartas Edição 2

  1. Amei o romance: O amor que me deu”, simplesmente maravilhoso e gostei muito em ler um romance pelo olhar masculino , sou viciada em leitura desde minha adolescência. Parabéns ao poeta Johnny Ribeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *