Revista Poesias E Cartas n 10

Visão Poética por Rose Giar

Dia dos Namorados

Origem

Dia de São Valentim cai num dia festivo de dois mártires cristãos diferentes, de nome Valentim (padre de Roma condenado à pena capital no século III). Mas os costumes relacionados com este dia provavelmente vêm de um antigo festival romano chamado Lupercália, que se realizava todo dia 14 de fevereiro. A festa celebrava a fertilidade homenageando Juno (deusa da mulher e casamento) e Pan (deus da natureza) Também marcava o início oficial da primavera.


A história do Dia de São Valentim remonta a um obscuro dia de jejum tido em homenagem a São Valentim. A associação com o amor e romantismo chega depois do final da Idade Média, durante o qual o conceito de amor romântico foi formulado.
O bispo Valentim lutou contra as ordens do imperador Cláudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras acreditando que os solteiros eram melhores combatentes.
Continuou celebrando casamentos, apesar da proibição do imperador. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens lhe enviavam flores e bilhetes dizendo que ainda acreditavam no amor. Enquanto aguardava na prisão o cumprimento da sua sentença, ele se apaixonou pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão. Antes da execução, Valentim escreveu uma mensagem de adeus para ela, na qual assinava como “Seu Namorado” ou “De seu Valentim”.
O Dia dos Namorados, em alguns países chamado Dia de São Valentim é uma data especial e comemorativa na qual se celebra a união amorosa entre casais e namorados, em alguns lugares é o dia de demonstrar afeição entre amigos, sendo comum a troca de cartões e presentes com símbolo de coração, tais como as tradicionais caixas de bombons. Em Portugal e em Angola, assim como em muitos outros países, comemora-se no dia 14 de Fevereiro. No Brasil a data é comemorada no dia 12 de junho, véspera do dia de Santo António de Lisboa, conhecido pela fama de “Santo Casamenteiro”
Data no Brasil
No Brasil, a data foi criada pelo publicitário João Doria, sendo comemorada no dia 12 de Junho por ser véspera do 13 de Junho, Dia de Santo António, santo português com tradição de casamenteiro. Doria trouxe a ideia do exterior e apresentou-a aos comerciantes paulistas, iniciando em junho de 1949 uma campanha com o slogan “não é só com beijos que se prova o amor”. A ideia se expandiu pelo Brasil, amparada pela correlação com o Dia de São Valentim — que nos países do hemisfério norte, ocorre em 14 de fevereiro e é utilizada para incentivar a troca de presentes entre o casal apaixonado.

Dia dos Namorados

Colocarei uma roupa sensual
Para mostrar-te como te amo.
Hoje, o dia é muito especial
Uma poesia, a ti, eu declamo.

No gelo, já coloquei o vinho
E, as rosas estão sobre a cama.
Ela servirá de nosso leito e ninho,
E tu, me tratarás como Dama.

Teremos uma noite caliente,
Regada a muito amor e paixão
Onde eu serei o teu presente
E, te entregarei meu coração.

Ao amanhecer ao teu lado
Café da manhã com bombom
Com um beijo doce e molhado
Selado só com o meu batom.

Depois de tudo bom e perfeito,
Fica, para tu, o convite dado:
Serás o meu príncipe eleito,
Neste dia dos Namorados.

Rose Giar

 

Garcia Emmanuel, da cidade de Pedra Preta/RN, é escritor, poeta e antologista. Membro dos coletivos artísticos SPVA/RN e Fênixart. Das Academias literárias AISLA (Academia Intercontinental Sênior de Literatura e Arte), e AILB (Academia Internacional de Literatura Brasileira). Idealizador do Prêmio Literário Laize Costa de Literatura e Poesia (Pedra Preta/RN 2022) Idealizador da Revista Sarau das Artes e do Blog Pensamentos & poesias. Publicou em 2023 o seu primeiro livro de poemas solo "Poemas em A&B". Colaborador no coletivo artístico Fênixart com a antologia "Poemas em Sétima" - 2023.A voz que nunca se cala por Garcia Emmanuel

Lisa vive e vai viver. Por mim, por ELA. Por mim. Por todos nós!

“E aí, tem pau?… Pau, pau… tem pau? ” Essa foi a célebre pergunta que uma pessoa com cérebro animal fez a uma profissional que estava em pleno exercício de sua profissão.

Sim. Eu começo esse artigo trazendo este caso que, de maneira não surpreendente para este país assassino de LGBT’s outra vez aconteceu! Tomo, sem licença a figura da Lisa, uma jornalista que – digo hipoteticamente – saiu de casa cedo, tomou um bom banho, olhou para o espelho e disse para si mesma:

Hoje o dia vai ser incrível! Olha, Lisa, dizia para si mesma ao espelho, Olha, Mulher! Olha onde você chegou! Vai lá e arrasa! ”

E lá se foi ela: tomou a condução e chegou no estúdio. Correu para refazer a maquiagem, o cabelo e recebeu o figurino. Pronto. Roteiro em mãos, microfone ok, partiu para fazer o seu trabalho. Na mente as marcações do que tinha que fazer naquele dia. No coração a grata satisfação de ter vencido na vida.

Chegou com a sua equipe no tal evento. Luzes, câmeras e, como ela, tantos profissionais da imprensa misturados às estrelas famosas, enfim, lá estava ele; o tal cantor famoso. Calma. Lisa, você só tem que chegar próximo e, na sua vez, ligar a câmera e fazer a pergunta.

E assim foi. Digo, não exatamente assim...

Sinto muito em dizer. Mas nem tudo saiu como o roteiro previa. A abordagem daquele artista – ou como assim ele se diz ser – veio como uma avalanche de neve sobre ela, de tal forma que, ao ouvir aquela pergunta – e ela era a repórter, lembremos – ao ouvir a pergunta do seu entrevistado e o meio sorriso debochado no canto do seu rosto, a sua mente tonteou e ela voltou aos primeiros anos de sua juventude, na escola, onde, ainda em seu corpo de menino, tentava dizer, sem palavras, ao mundo que ali vivia uma Mulher, bela, linda e que só queria ser feliz. Mas, à época, dizer para quem ouvir? Se mesmo antes de abrir a sua boca, via as menininhas como ela, estas, ousadas e já um pouco à frente do seu tempo, serem silenciadas com um tapa do seu pai, castigos e rezas contrárias de sua mãe e tia. Na rua surras que marcariam seus corpos e ainda mais os seus corações. Dizem que viramos purpurina.

Mentira! Aqui viramos estatística mesmo!

Aquela noite não passaria despercebidas para muitos, como mais um caso de homofobia declarada. Mas para ELA, uma mulher que tanto lutou na vida para ser existir era voltar a revisitar lugares onde habitava a sua dor. Sim. Ela estava sendo ali desacreditada, desconsiderada, desfeita… de repente a maquiagem derreteu na fronte, os cílios pesaram, o coração pesou… e tudo o que ELA queria era tão somente sumir! Mas não, não foi fácil até aqui chegar. Em cima do seu salto respirou e pensou: Não! Calma, Lisa. Sou o sucesso representado que quero para as minhas iguais. Sou parte dos 13,9 por cento que saiu na última pesquisa, entre aquelas que conseguiam abrir – a chutes – a porta do mercado de trabalho. Parte daquelas que não tiveram a rua e a prostituição como ÚNICA saída para ter o que comer e onde dormir. Onde cair viva, para não serem mortas.

Ali ELA concluiu o seu trabalho. Agradeceu e pediu ao Câmera que não editasse nada. Pediu licença e saiu. Seus passos pareciam não tocar o chão. Mas seus pés nunca, nunca estiveram tão firmes!

Receita de Poeta por Maria Rogéria

É o mês de comer as guloseimas juninas dia da pipoca, da paçoca, canjica e arroz doce dia de se fantasiar de caipira e pra essa edição da revista eu deixarei todos os leitores com água na boca acompanhem a baixo:

Curau prático de São João

Ingredientes:

02 latas de milho verde
500 ml de leite integral ou se quiser mais grosso adicionar 450 ml
01 caixa leite condensado
01 pitada de sal
01 colher sopa de manteiga sem sal
Canela em pó para polvilhar
Preparo
Bata no liquidificador o milho escorrido, com o leite integral e peneire.
Coloque numa panela adicione o leite condensado e mexa bem.
Levar ao fogo sempre mexendo até engrossar e desgrudar da panela .
Despeje em taças ou uma vasilha polvilhe canela e pronto.

E é claro que tal saborear esta maravilha junina lendo uma linda poesia.
Degustem,apreciem e compartilhem um super beijo da Maria Rô.

Almoço de domingo

Houve tempos brilhantes
Que estão escondidos
No passado
Tempos de paz,alegrias
Que comemoramos juntos!!
Sorrimos juntos,e que blindamos também tantas vitórias juntos ..
Sobre uma única mesa .
Alvo de tantas expectativas futuras.

Onde sempre cabia o vigésimo, ou trigésimo prato.
Onde cada um preparava
Sua receita predileta
Para se juntar a tantas delícias
Na velha mesa de madeira da tia Marieta.
Uma verdadeira fábrica de sonhos .

Houve dias de união
Em que as circunstâncias dessa vida
Por algum motivo

Foi Separando um a um
E a cada prato,cada história,cada destino …
Hoje em dia por mais
Que um restaurante tenha pratos requintados
A solidão de agora vem sem dó .
E aperta o coração, ao recordar
Daqueles almoços de
domingo .
Ah ! Meu Deus quantas saudades ….

Autoria Maria Rogéria Patrocínio livro Memórias são presentes

Poesia em transito

E ai pessoal tudo bem com vocês?
Caraca já chegamos no meio do ano,como o tempo voa já chegamos no mês de junho e o inverno encostando na gente, bom pra tomar chocolate quente e dormir agarradinho.
Em uma corrida em um bairro da zona norte da minha cidade (sou de Ribeirão Preto-sp) entraram no carro duas pessoas uma senhora e uma mulher trans, a principio não notei a diferença mas quando a moça entrou (essa a qual chamarei de Bete), se sentou e me perguntou:
-Moço você aceita levar uma mulher trans ?
Olhei pra ela espantado pela pergunta e respondi:
-Por que eu não levaria?
Bete muito educada me explicou:
– É que eu chamei um outro que praticamente me expulsou do carro dele com uma falta de educação como se eu fosse um animal ou um lixo me senti muito mal com isto.


-Olha Bete sua orientação sexual não importa pra mim você é um ser humano assim como eu sou,isso é uma coisa sua se você se sente bem como é não se importe pelo que pessoas ignorantes dizem lixo é a pessoa que te fez sentir assim pra mim você é uma pessoa como qualquer outra.
– Mais infelizmente a maioria da sociedade não vê as coisas dessa forma, eu sempre pego carro de aplicativo e muitos nem bom dia me dão sabe eu fico triste com isso.
– Sabe vou te dizer uma coisa, continue sendo você sem se preocupar com estas pessoas infelizes esta sociedade machista e preconceituosa sei que é dolorido pra você mas seja forte e firme.
Bete me agradeceu pelas palavras de incentivo me pagou a corrida e foi embora.

Na minha opinião cada um faz o que bem quer da sua vida pois o importante é ser feliz, até mês que vem pessoal.

 

Entrevista com o Artista

Para este a revista poesias e cartas traz para vocês  Erick Russeal , com grande talento na escrita e também na musica foi entrevistado pela nossa querida Rose Giar abaixo está esta entrevista .

Rose Giar: Quem é Erick Russeal?
Erick Russeal: Pseudônimo poético de Bell Pereira baixo e vocal da Samadhi Rock de Campina Grande PB.

Rose Giar: Com quantos anos você descobriu que tinha o dom para ser um artista?
Erick Russeal:O amor pela escrita e música surgiram quase que juntos aos 12 anos, eu nunca me senti artista e sim um militante da arte que deve está sempre perto do povo.

Rose Giar:  E o que veio primeiro a poesia ou musica? Qual seu estilo de música preferido?
Erick Russeal: A música aflorou primeiro quando montei a primeira banda aos 13 anos, ficava escrevendo algumas coisas tendo como influência alguns escritores tendo como o Rock N’ Roll trilha sonora.

Rose Giar: E como é ser um policial poeta? Um interfere no outro?
Erick Russeal: Sou formado em história pela UEPB e depois entrei para a área de segurança pública onde separo bem a área profissional da área poética…cada um no seu cantinho.

Rose Giar: Com quantos anos foi sua primeira apresentação?
Erick Russeal: Subi em um palco a primeira vez aos 14 anos em um festival punk, era Abril de 93, confesso que tremia mais que cara verde mas depois da primeira música as coisas se acalmaram rsrsr

Rose Giar: De onde vem a sua inspiração?
Erick Russeal: Pra mim hoje tudo pode inspirar um texto, seja uma frase que ouço, uma cena que vejo, uma imagem…a poesia está viva nos olhos de quem vê.

Rose Giar: Você como um musico,cantor e poeta deve ter uma visão bem abrangente em relação ao Brasil, me fale o que esta achando atualmente do governo do pais?
Erick Russeal: Quando se fala de política no Brasil a gente nunca pode confiar 100% em ninguém, passamos 4 anos de um desgoverno e agora estamos voltando a ser um país democrático com voz para todas as camadas da sociedade mas é claro que temos muita coisa para acertar ainda, o Brasil ainda está longe de ser o ideal para as camadas mais pobres.

Rose Giar: E na sua adolescência quem eram os artistas que você gostava e fizeram você querer também ser um artista?
Erick Russeal: Ah, muita gente fez minha cabeça adolescente, na leitura: Drummond, Pessoa e seus eus, Augusto dos anjos, Hermam Hesse entre outros, já na música minhas principais influências está em Roger Waters do Pink Floyd, Humberto Gessinguer do Eng do Hawaii e Andy Rourke do The Smiths.

Rose Giar: Temos a Lei Rounet, uma lei que deveria ser mais um auxilio para um artista se promover mas quando muitos vão procurar para fazer um evento são rejeitados por não serem conhecidos o que você acha que deveria mudar nesta lei?
Erick Russeal: Tem muita coisa pra ser revista ainda na lei Rounet, mas pra mim que já tive auxílio dele sei que funciona, só precisa chegar mais aos artistas do povo, gente do circo, artistas de rua, pequenas editoras e jornais culturais…os artistas consagrados não precisam dela diretamente.

Rose Giar: Qual o conselho que você dá pra quem está começando?
Erick Russeal: Ame a arte, seja qual for sua vertente, se entregue de corpo e alma ao que ama fazer e viva isso sem se preocupar com fama, bajulação etc.

Rose Giar: Nos fale uma frase que te motiva?
Erick Russeal: A vida é fruto do agora!!!

 

 5 de Junho Dia do meio ambiente 

Preservar a natureza é uma  obrigação para todos conservar o que Deus nos deu deixando que outras gerações possam admirar assim como hoje nos admiramos e usamos.
Mas infelizmente o ser humano vem acabando com tudo que é belo vem deixando o meio ambiente devastado com Desmatamentos, poluição de rios, mares e florestas, e o uso indevido da água e de energia são alguns exemplos. Por isso, quando  ouvir aquela frase: faça sua parte e contribua com a preservação do meio ambiente.
O dia 5 de Junho foi escolhido em 1972 pela Assembléia Geral da ONU, em homenagem ao dia da abertura da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Humano, que aconteceu em Estocolmo e teve como um dos principais avanços a criação do PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente).
Temos que cuidar do meio ambiente não só pensando no futuro e sim também no presente em que vivemos, este dia 5 do junho uma data para comemorarmos e também aprender a cuidar para que possamos ter uma vida melhor e com qualidade.
Temos alguns eventos relacionados como o Dia Mundial dos Oceanos (08/06) e o Dia Mundial do Combate à Seca e à Desertificação (17/06).

Quando a água dos rios e mares secarem
Quando as arvores não crescerem mais 
Quando a seca  da chuva chegar 
Quando o solo não for mais fértil
Quando os pássaros não mais cantarem

Lembre-se humanidade a culpa é sua 
Que não soube usar a Natureza
O meio ambiente chora de tristeza
Quando desmatam florestas atoa,
Quando poluem 

Mas Vamos hoje pensar mais 
E tentar mudar 
E deixar de herança
Para  as próximas gerações 
O cuidado e o zelo com a natureza.

Johnny Ribeiro

Festas Juninas a Festa dos Santos

As festas juninas, ou também conhecidas em alguns lugares do mundo como Festas dos Santos Populares e Celebração do Meio do Verão. A festa junina, uma das maiores tradições brasileiras, surgiu no período pré-gregoriano na Europa, como uma festa pagã que comemorava a fertilidade da terra e as boas colheitas. Essa festa sempre acontecia durante o solstício de verão, que acontecia no dia 24 de Junho.
A festa de São João teve origem na Idade Média, onde a igreja católica começou a substituir os rituais realizados para deuses pagãos por festas dedicadas aos santos,era celebrado o solstício de verão no hemisfério norte e a renovação da natureza.

Viva São João no seu dia uma grande comemoração, as fogueiras acesas e suas comidas tipicas a pipoca, o milho e o curau o delicioso bolo de fubá, canjica e arroz, amendoim e a paçoca alegria da criançada que toma leite quente pra esquenta.
Um quentão com gengibre com uma pinga curtida no barril de carvalho que faz o fogo subi, e chama todo mundo pra ver o casamento, tem o Vigário meio aloprado e o noivo querendo fugir,
e vai todo mundo dança quadrilha no som da sanfona ,que tem o locutor mentiroso dizendo que la vem a cobra, e se chover proteja seu par.
E viva Santo Antonio , São João e São Pedro que abençoe o povo que dança,canta e festeja para saudar estes santos.

Festa Junina

Prá dançar quadria no sertão é mais mió
sanfoneiro e violeiro tomam conta do forró
não precisa orquestra pra animar a festa                             
o fungado da sanfona vai-se até o nascer do sol(bis)                 

Piriri piriri piriri
Toca o fole na palhoça
piriri piriri piriri
como é bom São João na roça(bis)          
LUIS GONZAGA
—————————-

Olha pro céu, meu amor
Vê como ele está lindo
Olha pra quele balão multicor
Como no céu vai sumindo
Foi numa noite, igual a esta
Que tu me deste o teu coração
O céu estava, assim em festa
Pois era noite de São João
Havia balões no ar
Xóte, baião no salão
E no terreiro
O teu olhar, que incendiou
Meu coração.

Composição: Luiz Gonzaga / José Fernandes

Poeta em Destaque

Bello35 vem se aperfeiçoando cada vez mais na escrita de suas composições, mostrando o seu talento e sua fé cristã aparecendo em programas de televisão para tentar mudar o mundo ou apenas dar um pouco de alegria falando de Deus em seus escritos.
Chame o Bello35 para seu evento e o torne magnifico.

 

Palavras!!

Palavras!!
Palavras de bençãos ou de maldição,
Palavras!!
Palavras de paz e de amor,
Sempre Palavras!!
Tudo foi feito pela Palavras de Deus,
Tudo criou,
Tudo se formou,
Tudo se fez,
As Palavras,
Palavras!!
São boas ou ruins,
Palavras!!
Que liberta ou prende o ser humano,
Palavras!!
Que traz vida ou morte,
Palavras tem Poder!!
Deus nos abençoa,
Através da Palavra Dele,
Palavras!!
Palavras são palavras!!
Palavras de Deus,
A única Palavra que transforma e abençoa a nossa vida!!
Palavras!!
Para sempre palavras!!

Escritor Regional Compositor Letrista
Bello35

johnny ribeiroVisão Filosófica por Johnny Ribeiro

Faça por você e por quem te apoia. 

Pensamentos que voam e medos que surgem, hoje olhamos para o mundo um lugar tão lindo com tantas pessoas que fazem mau umas as outras sem ao menos saber que as vezes nos colocando no lugar delas a sensação de ser humilhado ou maltratado seria horrível.
Mas acima de tudo não devemos temer nada que apesar das dores temos que seguir em frente, não vou me referir como muitos para não olhar para trás mas sim dizer que ver o que aconteceu no passado foi o combustível para você ser quem é hoje ou quem será amanhã.
Nosso crescimento depende de nós mesmos, mas sempre que temos que pensar que nesta vida sozinhos não somos ninguém sempre vai ter aquela pessoa que por minimo que seja te da uma palavra de incentivo, cito eu mesmo como um exemplo pois tenho muitos que zombam por eu escrever poemas e poesias e ser um romancista, muitos por vezes não entendem a minha visão sobre o mundo e sobre suas consequência.

E me usando como um exemplo posso dizer que a minha realização pessoal hoje é agradar as poucas e únicas pessoas que acreditam em mim.
Então não queira que aquela pessoa que nunca acreditou em você acredite e nem tente mudar a opinião dela a seu respeito siga em frente usando aquelas palavras que te magoaram para agradar primeiramente a você e depois a quem acredita em tudo o que faz, criticar um batalhador é fácil, difícil é igualar a critica ao tamanho da  coragem e vontade de um batalhador que dorme as 2 da manhã pra estar de pé as 6 novamente e sempre com aquele mesmo sorriso que alegra e contagia.
Eu tento todo dia ser a minha melhor versão a dias que consigo e outros eu insisto pois as pessoas são muito ignorantes e a nossa sociedade não entende o quanto é bom dar um elogio por menor que seja isso sempre nos anima.

Livros A venda 

 

 

Antologia Brasil seculo 21 adquira o seu e veja a sensibilidade de poetas falando sobre o Brasil de agora R$ 35,00

 

Adquira esta obra prima da poesia uma antologia de beleza inexplicável apenas R$35,00

 

 

https://www.radiobotecodapaixao.com/
Ei você que deseja publicar o seu livro faça um orçamento com a editora parle, aqui o trabalho é sério e sem enganação entre em contato com a gente e confira.
Venha anunciar na revista poesias e cartas divulgamos você poeta e escritor fazemos um trabalho sério e sem malandragem. Também divulgamos a sua empresa e sua marca valores bem acessíveis entre em contato 16 99120 5939

1 thought on “Revista Poesias E Cartas n 10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *