Visão Poética por Rose Giar
Agosto Lilás
“Agosto Lilás” é uma campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, instituída por meio da Lei Estadual nº 4.969/2016, com objetivo de intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência contra a mulher, divulgar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes.
A campanha nasceu em 2016, idealizada pela Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM), para comemorar os 10 anos da Lei Maria da Penha, reunindo diversos parceiros governamentais e não-governamentais, prevendo ações de mobilização, palestras e rodas de conversa – e desde então vem se fortalecendo e consolidando como uma grande campanha da sociedade no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, que já alcançou um público aproximado de 419.404 pessoas em todo o Estado, de 2016 a 2020.
A Campanha, de forma inédita, produziu material educativo sobre a Lei Maria da Penha direcionado as mulheres com deficiência visual, auditiva e mulheres das etnias guarani e terena, as quais receberam cd’s em áudio com narração em braile, DVD’s de libras para mulheres surdas e cartilhas traduzidas nas línguas indígenas.
A Lei 4.069/2016 também criou o programa “Maria da Penha Vai a Escola” e nos anos seguintes foram incorporados outras ações, como: Maria da Penha vai à Igreja, Maria da Penha vai ao Campo, Maria da Penha vai à Empresa, Maria da Penha vai à Aldeia, Maria da Penha vai ao Quilombo, Maria da Penha vai ao Bairro, Maria da Penha vai à Feira.
Além de conseguir a mobilização no estado de Mato Grosso do Sul, a campanha recebeu adesão de diferentes municípios e estados da federação como: Acre, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pernambuco, Tocantins, Paraná, Santa Catarina, DF, Goiás, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Paraná, Ceará, Roraima, Amapá, Amazonas, Espirito Santo, Paraíba, Maranhão, Alagoas, Rio Grande do Norte, Bahia, Rondônia e Sergipe, sendo executada pelos Poderes Legislativo e Judiciário, por diversos órgãos da segurança pública e do sistema de justiça, Universidades, Sindicatos e outros.
A voz que nunca se cala por Garcia Emmanuel
Quem fez o Tempo?
Eu queria mesmo saber: quem criou o tempo?
Uns disseram que cura, outros que revela. Ainda outros disseram também que faz esquecer dores e lamentos.
Há quem diga também que faz amadurecer…
Não sei. Só sei que não somos um cacho de bananas!
Este texto eu dedico a minha história.
Eu, moço bem posto na vida, quase quarentão. Mas dentro, um menino de cinco anos que, sozinho brinca no canto da sala de piso pintado de vermelho, com suas moedas antigas e os brinquedos que seu primo rejeitava. Na cozinha a sua mãe de criação, bisavó, prepara a refeição da noite. Ela e seus resmungues diários e incansáveis!
Dona Marina tinha mesmo os olhos azuis e profundos como o mar… seu andar era já lento, mas firme! O seu coração pesado teve que se acostumar, há quase quarenta anos, a viver casta depois da morte do seu esposo e criar seus oito filhos sozinha. Agora, aos 74 de vida cuidava de um menino que de si nem sabia quem era.
Sim, sempre fui solitário e raro em amigos. Não por ser antissocial, não, eu até tentava socializar.
É que eu tinha medo.
Medo do que achavam de mim, medo de mostrar, vergonha de minha aparência, do meu sorriso amarelo…
E numa manhã qualquer eu não tinha mais ela. Minha vó se fora. Agora, já com 15 anos, eu deveria estar conhecendo a vida, o meu corpo, conhecendo a mim. Mas não.
Era que eu estava sozinho. E eu tinha medo…
Acontece que, mesmo eu no meu mundo, gostava das pessoas. Sim, eu gostava de quando elas me faziam sorrir. Mas me perguntava todos os dias: por que existe Dia dos pais? Era a hora que eu chorava escondido no quarto…
Descobria eu que todos os meus medos eram na verdade, faltas e ausências.
Hoje, décadas depois, vejo isso com uma certa naturalidade. Com um pouco de dor, é verdade, por outro lado, sei que todas as minhas fases me construíram pouco a pouco. E que tudo tem sim o seu valor e aprendizado!
Com o tempo descobri que quem criou o tempo não nos deixou receita. É viver e aprender a cada dia! É valorizar mesmo tudo.
Do mais simples sorriso ao árduo sofrimento.
É entender e abrir os olhos para as possibilidades de crescimento e lições de vida.
É agosto de 2023 e eu tenho tanta coisa pra realizar! Do café pra fazer ao aluguel pendente. Do roteiro do Projeto à faculdade que se inicia… Tanta coisa!
Este texto acaba aqui. Estou cansado e mente a trabalhar… mas eu sei que já não preciso mais perguntar. Porque eu descobri que quem faz o meu tempo, sou Eu!
Garcia Emmanuel
Dia dos Pais
Uma data muito importante mas que não falarei só dos homens e sim também de milhares de mulheres que se fazem de pais e mães, meu caso foi mais ou menos assim sabe como nunca tive meu pai por perto digo que minha mãe é o maior exemplo pra mim sem contar os meus irmãos grandes homens que em algumas características eu me espelhei neles para crescer e ser o homem que sou e o pai que meu filho merece, por muitas vezes eu necessitei de um pai precisei de um conselho ou apenas alguém que me desse uma bronca por algo errado que fiz, mas infelizmente nem isso eu tive , não vou dizer que ele foi um homem ruim ou uma má pessoa vou dizer que ele é apenas um estranho em minha vida uma pessoa que não me conhece que perdeu o homem que eu me tornei e também perderá o homem que eu vou fazer o meu filho ser, deixando bem claro que a opção de ele estar fora de nossas vidas sempre foi dele, espero que um dia ele venha até mim me olhe nos olhos e veja o homem que a minha mãe e o mundo criaram e se arrependera de não ter participado.
Mas bem vamos voltar a falar sobre o dia dos pais a ideia de comemorar o Dia dos Pais surgiu nos Estados Unidos, no ano de 1909, quando Sonora Louise Smart Dood, filha de um ex-combatente da Guerra Civil Americana, resolveu homenagear seu pai. Assim como no caso do Dia das Mães, a data foi pensada com o intuito de fortalecer os laços familiares.
É importante que as escolas dispensem um maior cuidado para celebrar algumas datas comemorativas. O Dia dos Pais pode ser uma boa oportunidade para trabalhar a valorização da figura paterna, bem como para refletir nas diversas configurações família, eu por vezes me pergunto por que existem pais que abandonam seus filhos?
Sabe hoje eu sei como é maravilhoso ser pai e por vezes fico pensando o por que de tantos pais abandonarem seus filhos, sei que um pai vive pensando em seu filho as 24 horas por dia e faz de tudo pra dar a ele aquilo que sempre o faltou bom acho que enfrentar o mundo pra ver uma pessoinha pequena feliz não é difícil.
Ser pai e ser um protetor alguém que vai zelar por toda a vida pelo bem do filho é amar incondicionalmente e querer o bem até antes do seu próximo infelizmente o mundo está cheio dos merdas os tais pais de porra.
Entrevista com Artista
Rose Giar entrevista Paulo Roberto Silva Poeta e escritor .
Rose Giar: Quem é Paulo Roberto Silva?
Paulo Roberto Silva: Sou Alguém que ama a vida e a família. Conviver com amigos e familiares é meu hobby principal e quando com eles não estou, adoro por minha imaginação em foco, escrevendo poesias, contos e ás vezes peças teatrais.
Sou formado em Serviço Social e mestre na mesma área de formação.
Enfim, amo a vida e compartilhar o meu eu com o eu do meu próximo.
Rose Giar: Você é natural de onde?
Paulo Roberto Silva: Sou natural de Bauru/SP, mas devido a minha profissão, já tive residência nas cidades de Mongaguá/SP, Mococa/SP, Campinas/SP e atualmente em Praia Grande/SP.
Rose Giar: Qual sua formação e profissão?
Paulo Roberto Silva: Sou formado em Serviço Social, tendo mestrado na área.
Comecei a trabalhar como Assistente Social pela Secretaria da Administração Penitenciária e após dois anos atuando na Secretaria, foi designado como Diretor Técnico de Reintegração Social e Saúde. Atuei na Secretaria como Diretor por trinta anos, até me aposentar na área.
Rose Giar: Trabalho atual?
Paulo Roberto Silva: Hoje aposentado pela Secretaria da Administração Penitenciária.
Rose Giar: Você escreve desde quando? Como entrou no mundo literário?
Sempre escrevi poesias e contos, mas meu primeiro livro solo se deu em 2.018 pela Editora Versejar. Á partir daí não parei mais e com patrocínios, atualmente tenho vinte e sete livros solos entre livros de poesias, contos, infantis, eróticos e técnicos.
Participação em antologias totalizam duzentos e sessenta, pelas editoras: Parle, INDE, Versejar, EHS, MWG, Compose, Perse, ATKA, entre outras.
Livros em parcerias com outros autores tenho alguns com: Rose Giar, Paty Lemes, Antônio Teixeira e Talita Ferreira.
Rose Giar: Você parece ser eclético, qual seu estilo preferido?
Paulo Roberto Silva: Sim, sou bem eclético. Apesar de escrever vários estilos, minha preferência está em poesias e poemas, mas também amo escrever para o público infantil.
Rose Giar: Sua inspiração, vem de onde?
Paulo Roberto Silva: Inspiro-me em bate papos com amigos e em algumas vezes em temas sugeridos pelos grupos virtuais ou pelas editoras. Deixo minha imaginação fluir e adoro escrever durante as madrugadas.
Rose Giar: Você também escreve livros e contos infantis, como faz para alcançar esse público?Paulo Roberto Silva: Escrevi 10 livros infantis. Alguns com atividades interativas e na maioria das vezes, recebo propostas de escolas e/ou empresas, patrocinados por eles. Entro com a cara e a coragem no mundo infantil.
Rose Giar: Quantas obras tem em seu acervo?
Paulo Roberto Silva: Livros solos são vinte e sete obras, entre poesias, contos, infantis, eróticos e um técnico sobre Reintegração no Sistema Prisional.
Rose Giar: Como você acha a literatura em nosso país?
Paulo Roberto Silva: Na minha opinião, no Brasil, a literatura não é vista com bons olhos e com isso, torna-se um caos.O povo brasileiro não são adeptos a literatura e aqueles que são se esbarram nos valores exorbitantes das obras.
Nossos magos da escrita não possuem apoio financeira. Temos escritores, e dos bons, que nunca publicaram uma obra, falta de verba e de incentivos. Excelentes escritores com suas obras guardadas em gavetas.
Rose Giar: Porque você acha tão difícil viver da arte escrita em nosso país?
Paulo Roberto Silva: A dificuldade está na falta de apoio, de patrocinadores e para nossos governantes, não generalizando, quando mais analfabeto o povo for, melhor, e por isso não apoiam nossos escritores, deixando-os à mercê da própria sorte.
Rose Giar: Tem alguma sugestão do que fazer para incentivar os mais jovens a ler, e até se descobrirem como novos escritores?
Paulo Roberto Silva: Acredito que tudo deva começar primeiramente na família e depois na escola. Professores e pais indicando bons livros e porque não a escola fazer concursos de poesias e/ou contos entre os alunos e depois publicarem uma antologia.
Acredito que isto incentivaria os jovens a serem novos escritores e até mesmo novos leitores.
Rose Giar: O que você pensa a respeito do uso da inteligência artificial na literatura?
Paulo Roberto Silva: Hoje em dia a IA é um meio de perguntas e respostas. Fazemos uma pergunta e o texto sai pronto, mas na realidade, não que eu seja contra a tecnologia, mas prefiro o modo antigo, caneta, papel e imaginação própria.
O escritor faz sua hipótese, e diante de sua própria indagação faz a caneta correr no papel e cria seu próprio texto. Ele com ele mesmo, sua própria imaginação.
Rose Giar: Qual seu novo projeto?
Paulo Roberto Silva: não paro de pensar em novos projetos, mas referente a literatura estou empenhado em um novo livro infantil com poemas infantis e atividades interativas.
Sou membro do Grupo Poético de Literatura Infantil e toda semana os administradores lançam desafios com temas novos e através dos temas sugeridos no Grupo, ponho a mente para funcionar escrevendo poemas/poesias infantis sobre o tema proposto e deixo em arquivos para o novo projeto, que em breve será lançado.
Rose Giar: Qual seu livro de cabeceira?
Paulo Roberto Silva: Não tenho um livro especifico, tenho autores em minha cabeceira, como: José Mauro de Vasconcelos, Jorge Amado, Rodrigues de Abreu e Luís Fernando Veríssimo.
Rose Giar: Qual frase você leva para a vida?
Paulo Roberto Silva: Como amo viver, tenho uma de autoria de Andy Thyler, que diz: “Perca um minuto na vida, mas não perca a vida em um minuto”.
Rose Giar: Um conselho?
Paulo Roberto Silva: Ler muito para saber escrever e nunca desaminar. Lutar, lutar e lutar sempre sem medo de ser feliz.
Poesia em transito
E ai meu povo como vocês estão?
Vamos começar mais uma poesia em transito, e com um causo muito legal com aspectos sexuais.
Eu em mais um dia ardo na minha correria de motorista de app, me deparo as 9 da manhã com uma casal os pego em motel na avenida bananal com duas paradas o rapaz irá parar no centro da cidade e a moça no bairro jardim paulista, reparo que nada esta bem entre os dois, mal se falam penso comigo que deve ser de manha e as vezes existem muitas pessoas inclusive casais que não gostam de se falar e continuo o meu trajeto deixando primeiro o rapaz que ganha um beijinho de obrigação e sai de cara fechada e a moça da do nada diz ufaaaaaaa.
-Moça desculpe ser um pouco intruso mas já sendo por que o ufa?
-Moço imagine você se dedica a uma pessoa, se compromete em alegrar a sua noite aniversário de 2 anos de namoro me depilei e fiz um bronze colocando a inicial do nome dele na testa da arlequina (assim que ela chamou sua vagina), estava em um apetite voraz esperava pelo menos ter ganhado um trato e o moleque não aguentou uma, não me fez gozar dizendo que estava cansado e no final da nossa briga ele me disse que ja era que ele ja não gosta de mim faz um tempo e eu fiz papel de bobo até a suite eu paguei sabe por que nos mulheres somos tão doidas e o pior nem gozei gostoso.
Eu meio sem graça pelo papo e pelas palavras em que ela disse tentei ser um pouco compreensivo.
-Olha moça você é linda e com certeza sua produção deve ter sido de arrasar, pensa sim bobo é ele que não admira este espetáculo de mulher que é você.
-Nossa moço obrigado pelas palavras, sortuda é sua esposa que tem você.
Ela me pediu o meu telefone acabei passando sempre precisamos de cliente e por fim me deu um beijo na boca.
E sobre isso rendeu uma poesia.
Sou dela
Não sou aquele que te quer
Nem pense em me conquistar
Pois contigo não irei ficar
Eu apenas converso
E digo coração pensa
As palavras reais, mais eu já tenho dono
Sou um só mulher
E por ela luta… sempre
E por ela me encanto… todo dia
Não é um copro belo e simples palavras
Quem me fazem trocar uma vida de vitorias
Não te quero por hoje
E nem vou te querer amanha
Sei que esta sofrendo por um alguém
Então vá tome seu rumo e desapareça
Não me ligue pois meu telefone não aceita seu numero.
Sou somente dela.
2 de Agosto inicio da semana da cultura Nordestina
Neste dia começa a SEMANA DA CULTURA NORDESTINA. A data foi escolhida em homenagem ao músico brasileiro Luiz Gonzaga, denominado “Rei do Baião”, que faleceu neste mesmo dia, em 1989. A cultura nordestina foi influenciada por indígenas, africanos e europeus.
O que falar sobre a cultura nordestina?
Podemos dizer quem vem de lá esse nosso jeitinho brasileiro, as comidas tipicas e também as paisagens mais bonitas de todo nosso pais.
Podemos falar da garra nordestina que ajudou a construir este nosso pais,o sotaque e a malemolência deste povo que nos representa.
Quando analisamos as manifestações culturais que mais se sobressaem na região, fica evidente as questões religiosas, produção artesanal e culinária. A importância da cultura nordestina foi reconhecida inclusive pela ONU, que através da Unesco, conferiu a capoeira e frevo, o título de Patrimônio Imaterial da Humanidade.
A cultura da região foi influenciada por indígenas, africanos e europeus, cultura rica que merece ser lembrada são nossas origens que vem do nordeste de onde o Brasil foi descoberto.
, sendo que costumes e tradições muitas vezes variam de estado para estado. Luiz Gonzaga nasceu em Exu, no Sertão de Pernambuco, e foi considerado uma das mais completas, importantes e criativa
Quando oiei’ a terra ardendo
Qual fogueira de São João
Eu preguntei’ a Deus do céu, uai
Por que tamanha judiação?
Eu preguntei’ a Deus do céu, uai
Morreu de sede meu alazãoPor farta’ d’água perdi meu gadoMorreu de sede meu alazão
Compositores: Luiz Gonzaga Do Nascimento / Luiz Ramalho
Receita de Poeta Por Maria Rogéria
A receita de hoje para mim é uma delicia quando faço aqui em casa as crianças adoram pro café da manha ou lanche da tarde, levam até de merenda pra escola.
Bolo de limão prático
Ingredientes
04 ovos
1/2 xícara (chá)de óleo
01 xic.(chá)de leite
2 xic.(chá)de açúcar
01 pacote gelatina de limão
Bata no liquidificador em seguida acrescente:
02 xic (chá)de farinha de trigo
01 colher(sopa) de fermento em pó bata levemente até misturar bem
Levar assar em forma untada.
Cobertura :
Misture
01 lata de leite condensado
Suco de 02 limões coados
Após o bolo estar assado despeje a cobertura aos poucos
E é logico para saborear esta fantástica delicia uma poesia e um cafezinho.
A COMIDA E A PAIXÃO
Degustar uma boa comida
E’ como desfrutar de uma paixão.
As vezes parece gelada
Mas basta achar um jeitinho
De reacender a chama
Seja da panela,ou seja
Sobre, os lençóis amassados da sua cama !
Quando sem açúcar ou sem sal ,hum
Basta apenas, acertar nas pitadas
E tudo voltará ao normal!
Agora se por acaso,
Perdeu a essência
Está na hora de tudo isso apimentar !
Seja na comida ou na própria relação.
Mas se o cardápio está chato,sem cheiro
Se tornando uma repetição
Chegou a hora,de você
Usar a sua criação !
Seja na comida ,seja na relação
Invente, tente experimente mas não caia no tédio e nem na frustração !! 👄
Autoria Maria Rogéria Patrocínio
Sentimentos Pimenta por Poetisa Vanessa Cadó
“A mulher e suas faces, seus jeitos, são elas de rara beleza, o desenho celestial de Deus.
O pecado e a sabedoria, o amor e a caridade.
Toda mulher tem um jeito pimenta que arde e queima, mas também um toque doce misturada em pitadas apimentadas com chocolate.” – Johnny Ribeiro.
Dizia Machado de Assis, um dos maiores escritores da literatura brasileira que “ De médico e louco todo mundo tem um pouco”… Modestamente digo ” De poesia e pimenta toda mulher se constitui”…
A vida é uma constante gangorra, uma caixinha de surpresas onde a felicidade compõe-se pelos momentos dos segundos diários. Imposta por razões que a razão das emoções desconhece.
Nascemos com uma demanda cromossômica que hormonalmente nos determina, um bloco de expectativas levemente padronizadas.
A menina que é doce, de alma leve, recatada, delicada, condescendente, dependente, lady. O molde imposto por uma sociedade originalmente e historicamente machista. Mas somos contradições, trazemos um DNA perspicaz e delicadamente forte. Somos únicas e carregamos por entre as células que vestem nosso corpo um toque apimentado. E quando falo pimenta não falo somente de erotismo, refiro-me as pitadas que constituem nossa alma guerreira e firme. Uma pimenta que vagueia do agridoce à malagueta, por entre as relações e emoções, nos impulsos e impasses dos passos que regem as escolhas, os caminhos, por entre flores, luas, espinhos e sóis. Temos, nós mulheres, alma poética que ilumina nossa fala, nosso paladar, o ato de ouvir e saber a hora certa de acarinhar.
Menina, mulher, mãe, parceira, amiga, filha, amante, libertas na essência de poder ser tudo o que quisermos.
Verdadeiras pimentas poéticas cobertas de desejos, anseios, preenchidas na alma por um objetivo concreto: amar. Seguimos agridoces!
Pimenta Mulher
No acarinhar
No devaneio
Em abraço
Em perfume
Na fragrância exalada no olhar
No poder de ouvir com o coração
Na devassidão dos desejos
E no cuidado com os seus
Apimentada e efervecente
Em docilidade ou faminta
Em intensidade sutil
Pelos passos em frente
Cheia de saberes e sensibilidades
Uma pimenta de todas as cores, texturas e sabores entre lágrimas e risos
Uma fortaleza chamada mulher!
Profissões por Johnny Ribeiro
Neste novo quadro falaremos sobre as profissões que mais sofrem preconceito começaremos pelos porteiros e como são mal interpretados e chamados de vagabundos.
Hoje eu estou aqui pra falar de uma profissão que muitos acham que é uma coisa atoa, que não faz nada durante o dia e ganha dinheiro atoa.
Por muitos que olham imaginam milhões de coisas sobre os Porteiros e não falo dos porteiros de puteiro e sim dos de edifícios e condomínios, olham o homem ou a mulher sentados pensando assim”porra este fulano sentado arranco dinheiro de mim”, pessoa ignorante que nem imaginam que na época da pandemia quem recebia suas sacolas de compras vindo de supermercados ou ifood eram eles com risco de se infectarem que passavam álcool em gel para que você não tivesse o mesmo contato.
Sabe o porteiro olha todas as Câmeras de segurança e acompanha os portões principais não deixando qualquer pessoa entrar, recebe correspondências as colocando em seus determinados lugares e avisando quando elas chegam.
Tem o livro onde todos os dias tem que preencher hoje em alguns condomínios usa-se o computador onde por obrigação ele tem que colocar os principais acontecimentos do dia relatando assim os seus companheiros e seus superiores.Por mais que muitos achem que ser porteiro é fácil não imaginam o tamanho da responsabilidade que estas pessoas carregam, são o primeiro contato de quem entra e o ultimo de quem sai vigiam e guardam seu local de trabalho sempre tentando fazer o melhor possível e ainda assim ganham nome de vagabundos.
Agora imaginem assim porteiros que ficam 12 horas direto em uma guarita pequena trancados com pequenos banheiros e sem ter como sair, é muito fácil dizer que não faz nada até que se coloquem no lugar deles.
Temos que dar valor a esta profissão, não desprezem.
PORTEIRO
Portão, porta e la está o porteiro
Sempre sorridente!
Bom dia, boa tarde, boa noite no que posso ajudar hoje?
Onde vai senhor?
Vou interfonar… aguarde um momento
E tem gente que não respeita
O bom dia pra eles é custoso
O sorriso alegre pra eles e desgosto
Mas pro porteiro um bom dia é sinônimo de alegria
O café da dona Maria do 101
Ai que delicia… que bom que ela lembrou de mim
O seu Roberto vai na feira e uma piada ele conta
Risada que ajuda o dia ser leve
La vem a Aline atrasada pra escola acorda menina do sorriso bonito
Meu time perdeu e seu Bartolomeu já tirou uma casquinha
Eita la vem ela todo bonita e toda mandona esta é a dona Amanda
Vida de porteiro é a alegria onde se tem o respeito.
Johnny Ribeiro
Palavra de Mestre por Oswaldo Genofre
Literatura e Poesia
Sempre que pensamos em literatura, devemos associá-la e compreendê-la como uma essência representativa da ordenação social e artística da sociedade, ainda que, aceite várias interpretações e maneiras diferentes de ser conceituada.
A poesia moderna expressa toda uma renovação de conceitos em literatura, inclusive com renovados valores de estética e criação poética.
Esse padrão poético moderno tem um sentido profundo através da influência de literaturas de outros centros em virtude da enorme globalização nos dias atuais.
Outro elemento marcante na poesia moderna é que seus autores demonstram o desejo da modernidade.
Os poetas modernos possuem vida urbana muito definida e dela não abrem mão. São pessoas comuns como, evidentemente, não poderiam deixar de ser, com todas as preocupações e prazeres que a sociedade impõe.
Em função disso, a produção literária, é extraordinária com temas claros e específicos.
Raros são os poetas cujas poesias ainda são feitas a “bico de pena”.
Hoje, as “mal traçadas linhas” foram todas substituídas por uma digitação correta e com a qualidade dos mais modernos “softwares” e corretores ortográficos já inclusos.
Mas, poesia é sempre poesia. É um ponto de equilíbrio.
O estilo lírico, que eu tanto prezo, espero que, sempre, se faça presente.
Os poetas subvertem valores, abusam da linguagem, reelaboram conceitos estéticos, esquecem a tradição, na certa movidos pelas transformações sociais e filosóficas e, principalmente, de suas próprias crenças.
Os autores atuais instituem uma poesia que se preocupa menos com a forma e conteúdo, mas com uma linguagem prosaica, sintaxe, ritmo, musicalidade.
A poesia não é mais um produto é, simplesmente, um processo.
A produção de poemas flui tal qual uma linha de produção de objetos manufaturados em uma fábrica.
Tal qual, sempre novidades.
E, o que é melhor: essa novidade sendo valorizada.
Por todas essas causas, os poetas sempre terão voz própria.
Da vida, a arte
Nas entrelinhas, surge a vida inteira;
no começo, em excesso, apreensiva,
as meias palavras, em tudo sorrateira,
dos fatos, apenas a verdade esquiva…
Se o passado, marcou a ferro e fogo,
não queira viver nessas lembranças.
No fervor das orações, o tanto do rogo
fez seu dever. Sobram as esperanças…
Em um novo caminho, uma nova arte.
Não se transforme. Apenas, faça parte,
cantando bem alto essa nova melodia…
Na vida, busca-se o que há de melhor,
enfeitado, quem sabe, por linda poesia,
com seus versos, declamados de cor…
Oswaldo Genofre poeta e escritor.
O Pensador Por Alan Jeferson
Mais uma nova coluna para a revista, um poeta, um pensador que escreve sobre o cotidiano.Essa semana estava conversando com um amigo meu do Grupo Casters(são um grupo de amigos,artistas,poetas,músicos,que se juntaram para fazer arte,fomentar cultura, fazer cultura e espalhar cultura por esse Brasil e pelo mundo…
Entre esses amigos…
O meu amigo…
Johnny Ribeiro…Estava falando de uma ex namorada,que ele amou muito no passado, ela estava fazendo aniversário esta semana e com todo o respeito pela sua esposa a qual ele ama muito fez uma poesia em sua homenagem.
No entanto,ele nunca desprezou o valor que a sua ex,teve na sua história,e é recíproco,pois o filho dela se chama Johnny(olha que linda homenagem!)
Pois bem peguei meu celular… inspirado por essa história e comecei a escrever…
Meu amigo Johnny,sabe que foi muito importante para a sua ex namorada (no passado) …
E deixou isso muito claro para ela…
Assim é a vida pessoal…
Quando permitimos que o novo entre em nossas vidas,temos que caminhar,sem olhar para trás…
“Existe pessoas que passaram em nossa vida, que serão para sempre importantes em nosso coração,em nossas mentes e lembranças”…
NO MEU CASO…
Eu amei três mulheres em minha vida…
São inesquecíveis em meu coração, totalmente importantes na trajetória de minha existência…
Tive a felicidade de partilhar uma época da minha vida com elas…
As vezes,a época de convivência,vem repentinamente em minha memória…
É algo mais forte do que eu…
Aí com as lembranças boas,vem as ruins…
As lutas,a união,o amor,a briga,o auge e a queda!
E assim…Como todo carnaval tem seu fim…
São alguns amores…
Pois depois de todo carnaval…
Segue a quarta feira de cinza…
E é época de recomeços…
Assim é o fim das relações…
Temos que nos restabelecer novamente…para que podemos abraçar com toda a força de nosso coração…o que o futuro teima em bater em nossas portas…
Fique bem pessoas…
Obrigado (a)por essa oportunidade de conhecerem o meu pensamento…
GRATIDÃO ☺️
Amigo é aquele que apesar das mudanças e rumos diferentes que a vida nos leva(Ele sempre faz o possível para cruzar o nosso caminho.)
Tem aquele amigo, loucura pura,que some e do nada aparece com tal comentário:
– Fiquei sabendo que você não está legal,fala para mim,o que está acontecendo?
Amigo é um presente precioso,de valor inestimável.
Lhe defende,em sua ausência!
Fala na sua frente (aquilo que não quer escutar).
É aquela mão,que aparece no meio da escuridão
Para lhe resgatar!
Lhe visita em sua depressão.
No seu desemprego,ele está lá.
Na doença, está do seu lado.
Quando não queremos ver ninguém,ele não aceita,se revolta, força a barra e adentra a nossa morada!
Nas nossas guerras de cada dia,se posta ao seu lado,como o primeiro aliado!
Tem o amigo que vira inimigo!
Tem o inimigo,que vira amigo!
Tem o amigo, enviado por Deus, para ser o seu mentor!
Nas estradas da vida!
Feliz é aquele que sabe respeitar o próximo!
Feliz é aquele que não abusa da amizade!
Feliz é aquele que sabe o quão é valorizo,a amizade de um amigo fiel!
Amigo, não é um irmão de sangue!
É um irmão de batalhas!
É um irmão de armas
É um irmão de alma!
Abençoados sejam todos aqueles amigos,
Que faz com que nos sentimos
Úteis, valorizados,importantes,amados,queridos!…
-ALAN JEFFERSON
Astrologia & Cia por Jacilene Arruda
Previsão astrológica para o mês de Agosto – Signos
O mês de agosto inicia com lua cheia nos céus. Fase de colheita, o que você tem plantado?
Áries – de 21 de março a 20 de abril.
Fique atento ao possível estresse causado pelo trânsito do planeta regente marte. Vênus retrógrado abre oportunidades de convívio com laços passados. Entre os dias 13 e 19 haverá o alinhamento entre marte e mercúrio, atenção a sua forma de comunicar-se, evite conflitos. Atenção a saúde!
Lua cheia às 15:33 de 01 de agosto: fique atento às oportunidades!
Touro – de 21 de abril a 20 de maio.
Cuidado ao manter contato com autoridades, tenha cautela na comunicação, a quadratura entre Júpiter (que está em Touro) e o Sol pode indicar momentos de tensão. Competitividade em alta entre os dias 3 e 12 do mês, mas cuidado! Evite reformas antes de setembro.
Lua nova às 06:38 de 16 de agosto: dia de renovação no lar e família!
Gêmeos – de 21 de maio a 20 de junho.
Revise questões passadas e tenha cautela com a comunicação geminiano. Aproveite o movimento de mercúrio para estudar aspectos passados que ainda não compreendia, é momento de descobertas. Evite conhecer lugares novos, o momento não está favorável para viagens. Entre os dias 13 e 19 tenha cautela na comunicação com pessoas que está conhecendo pela primeira vez, evite aborrecimentos.
Lua em quarto minguante às 07:29 de 08 de agosto: desapegue dos erros passados e recomece.
Câncer – de 21 de junho a 22 de julho.
Aproveite o movimento retrógrado de vênus para revisar a sua relação com o dinheiro. Atenção aos dias 13 e 19, o movimento de marte e mercúrio possibilita a ocorrência de desavenças, procure manter a calma.
Lua nova às 06:38 de 16 de agosto: dia de grandes benesses financeiras.
Leão – de 23 de julho a 22 de agosto.
Brilhe e reveja valores leonino! Obtenha uma nova visão de mundo! Evite mudanças no visual, aguarde o momento certo. Entre os dias 13 e 19 não misture amizade com negócios, evite brigas por dinheiro.
Lua nova às 06:38 de 16 de agosto: é dia de recompensa! Algo novo surge em sua vida.
Virgem – de 23 de agosto a 22 de setembro.
O trânsito de marte em virgem oportuniza ao signo a predisposição para atividades físicas, aproveite e faça uma caminhada! Tenha autoconsciência das suas ações, cuidado com atitudes agressivas. Sempre que for necessário desculpar-se, não pense duas vezes, evite mágoas.
Lua nova às 06:38 de 16 de agosto: rompa com os padrões limitantes.
Libra – de 23 de setembro a 22 de outubro.
Revise as relações sociais, o movimento de vênus retrógrado possibilita o realinhamento dos relacionamentos. Não tenha medo de rompimentos, pode ser libertador para você. Entre os dias 13 e 19 evite criar coisas em sua mente que não existem em realidade, evite pensamentos negativos.
Lua em quarto crescente às 06:58 de 24 de agosto: realize algo novo em sua vida, algo que goste.
Escorpião – de 23 de outubro a 21 de novembro.
Revise a sua vida profissional. Cuidado ao ser sincero demais, poderá ultrapassar os limites do bom senso e gerar desentendimentos.
Lua nova às 06:38 de 16 de agosto: aguarde por boas notícias em sua vida profissional.
Sagitário – de 22 de novembro a 21 de dezembro.
Reavalie os seus conceitos sobre a vida, aproveite para refletir aspectos que antes não observava. Aproveite o impulso da movimentação dos planetas entre os dias 13 e 19 para evoluir nos negócios. Tenha cautela com o excesso de sinceridade.
Lua em quarto crescente às 06:58 de 24 de agosto: aproveite passeios familiares.
Capricórnio – de 22 de dezembro a 20 de janeiro.
O momento indica reflexões sobre o passado, o que fez, o que deixou de fazer, o que poderia ter feito, mas atenção! Observe o seu momento presente e veja o que pode mudar com o viés da busca pela satisfação pessoal e profissional. Evite discussões acaloradas sobre religião, filosofia ou ideologias. Nos dias 1, 5, 6, 12, 13, 14, 20, 21, 27, 28 e 29 tenha atenção às suas emoções e maneira de lidar com as pessoas, o momento indica vulnerabilidade emocional, busque ajuda.
Lua em quarto minguante às 07:29 de 08 de agosto: reavalie seus medos e encare-os.
Aquário – de 21 de janeiro a 19 de fevereiro.
Busque clareza na sua comunicação. Seja aberto e expresse os seus verdadeiros sentimentos, opte por uma comunicação assertiva. Entre os dias 13 e 19 procure analisar as suas finanças.
Lua nova às 06:38 de 16 de agosto: fase boa para construir relacionamentos.
Peixes – de 19 de fevereiro a 20 de março.
A dualidade continua. Plano físico com psíquico, perfeição e imperfeição. Busque alinhar os seus compromissos e traga a realidade os fatos que permeiam em sua mente, analise-os de maneira concreta.
Lua nova às 06:38 de 16 de agosto: reavalie questões de saúde e relação de negócios.
Jacilene Arruda é leonina nascida em 17 de agosto, astróloga, escritora da Revista Poesias e Cartas, numeróloga e terapeuta holística. + 55 81 99742-4718, instagram @evolucaoeconhecimento
Texticulos Ensaios de fricção por Alladin Bambá
Micros ensaios sobre a escrita e a carreira literária
E a linguagem Neutra?
Porque tanta birra
Com a linguagem neutra?
Ela fere sua masculinidade autoral
A língua está sempre movimento
E no momento que ela para de se mover
Então morreu…
E não há mesa branca que resolva.
Poetas e Escritores não deixem de ler isto!
Nós poetas e escritores temos a sensibilidade aflorada sempre intensos e tudo, escrevemos muitas vezes pra por pra fora uma dor nossa ou de alguém com quem nos sensibilizamos, hoje eu venho aqui dar um alerta a todos poetas e escritores que sonham em ter um livro seu.
Fiquem atentos a promessas de concursos sempre que forem participar leiam atentamente o regulamento e se forem os vencedores selecionados prestem atenção a qualquer contrato que derem para vocês assinarem.
Lembrem-se que o que escrevemos pertence somente a nós, pois é nossa criação é aquilo que vem do nosso intimo, nenhuma editora vai te dar nada de graça e sim vão lucrar com você então procurem saber se vocês também terão e quais serão os termos do contrato pois todo poeta e escritor é um artista que merece reconhecimento por suas obras feitas.