REVISTA POESIAS E CARTAS N 13

REFLEXÃO POÉTICA por ROSE GIAR

 

 

07 de setembro – Dia da Independência do Brasil

O dia 7 de setembro é uma data comemorativa que relembra a declaração de independência do Brasil, realizada nesse mesmo dia em 1822.
É uma das datas comemorativas mais importantes do Brasil, justamente por abrigar um dos principais acontecimentos da nossa história: a nossa independência. Foi nesse dia, em 1822, que D. Pedro deu início a nossa trajetória como nação independente. Atualmente, o 7 de setembro é um feriado nacional que é marcado por comemorações públicas nas grandes cidades.
A independência do Brasil aconteceu em 7 de setembro de 1822, quando, supostamente, d. Pedro (futuro d. Pedro I) proclamou o grito da independência às margens do Rio Ipiranga, na atual cidade de São Paulo. Com isso, o Brasil rompeu sua ligação com Portugal e consolidou-se como nação independente.
Quais foram as causas da independência?
A independência foi resultado de um processo de desgaste nas relações entre os colonos brasileiros, sobretudo da elite, com Portugal. Isso teve relação direta com a Revolução Liberal do Porto de 1820, mas podemos considerar que tudo começou com a transferência da família real portuguesa para o Brasil, em 1808.
A transferência da família real foi uma consequência da Era Napoleônica e motivada pela invasão de Portugal pelas tropas francesas. A mudança da família real portuguesa para o Rio de Janeiro foi, portanto, uma fuga. Após se instalar no Rio de Janeiro, foi iniciado o que ficou conhecido como Período Joanino.
Esse nome faz referência a d. João VI, regente que esteve à frente de Portugal e só se tornou rei português a partir de 1816. Aqui no Brasil, d. João VI realizou uma série de medidas que contribuiu para a modernização do Brasil, promovendo desenvolvimento econômico e florescimento cultural e artístico.
Duas medidas de destaque foram a abertura dos portos, em 1808, e a elevação do Brasil à condição de reino, em 1815. Com essa última medida, o Brasil deixou de ser uma colônia e tornou-se parte do reino português. Essa situação, no entanto, desagradava a muitos em Portugal. Assim, em 1820, estourou a citada Revolução Liberal do Porto.
Essa revolução mobilizou a elite de Portugal pelo desejo de reformas no país, que incluíam o retorno do rei para Lisboa. O ponto de partida para o processo de independência do Brasil foi, portanto, a intenção da Corte portuguesa (instituição à frente dessa revolução em Portugal) de revogar todas as medidas tomadas por d. João VI durante o Período Joanino.
Processo de independência do Brasil
Foi por causa da possibilidade de recolonização do Brasil que o nosso processo de independência iniciou-se. A elite econômica do país – nesse caso, a elite do Sudeste – não aceitava essa possibilidade porque afetaria seus interesses econômicos. Negociações estenderam-se durante 1820 e 1821, mas, a partir de 1822, o sentimento separatista começou a ganhar força.
Quem encabeçou a independência do Brasil foi o príncipe regente d. Pedro. À medida que a situação foi tornando-se irreconciliável, o príncipe foi convencido a liderar o processo de independência do Brasil. Em 7 de setembro de 1822, a situação mostrou-se insustentável, e o regente declarou a independência.
É importante dizer que o nosso processo de independência não foi pacífico, uma vez que houve resistência, o que resultou em batalhas em locais como Bahia, Pará e Cisplatina (atual Uruguai). As tropas ditas “brasileiras” venceram e conseguiram subjugar os movimentos de resistência.
Portugal acabou reconhecendo nossa independência em 1824, depois que os ingleses mediaram um acordo entre brasileiros e portugueses. O Brasil, como nação independente, organizou-se como uma monarquia e d. Pedro foi aclamado e coroado como imperador do Brasil. Assim, a partir de 1822, ele começou a ser de d. Pedro I.

 

Independência ou Morte

Independência ou morte
sem paciência em dores e em cortes.    

De uma Terra
Idolatrada
Mal amada
Mal cuidada
Mal governada

Do penhor da desigualdade
do pobre e do nobre
do humilde e o rico
somos nós que pagamos o prejuízo
inclusive o mico.

Colocamos no peito
a própria morte
num país
onde o pobre não tem sorte.

Gigante é a natureza
feita por Deus
mas destruída
pela ganância
da realeza.

Deitada em berço esplendido
estão os magnatas e os
bem sucedidos políticos
o mendigo dorme na praça
ao relento, ao vento
e ainda aguentam os críticos.

Mas seus filhos não
fogem a luta
Mas a milícia em Brasília é
Corrupta.

Não há independência
para um país onde não há competência
onde o problema
está de baixo
do nosso nariz!

Salve, Salve, Salve a Democracia
Salve, Salve O Nosso Brasil !!!!!!!!!

Rose Giar

A Voz que Nunca se Cala por Garcia Emanuell

Minha verdade

Hoje, sou um homem de 37 anos de vida. Um garoto ainda! Mas não sou nenhum ancião. Tô ali, meio que na média da vida.
Mas não faço média mesmo é com hipócritas e suas atitudes de hipocrisia.
“Ué”, mas já chegou assim? Você me diria.
Bem, falo sobre uma sociedade hipócrita e suas diretrizes às quais só ela e os seus seguem.
E seguem mesmo!
Filtramos uma agulha e engolimos um camelo inteiro!
Somos bons juízes.
Bons arquitetos
Engenheiros de obras prontas!

Mas e a conta?

A Bíblia nos fala sobre Lei da semeadura. Na prática, é ação e reação! Observando que é dez, cem vezes maior aquilo que colhemos, em relação aquilo que nós semeamos na terra de nossa existência!

Por fim, como este editor está num grau profundo de sono pelo dia que se faz longo e necessário, convoco a todos para uma roda de debate para saber se menina adolescente precisa mesmo colocar a sua vide em risco ou deve descer para cumprir a sua “agenda de mulher” nesta terra. Hospital em Recife.

Enfim, hipocrisia. Outra vez!

Mas eu perguntei sobre aquela pessoa que fura a fila, aquela que “vende” o seu voto , falamos sobre aquele jeitinho brasileiro, que muitas vezes não está sob o nosso controle, porém devemos compactuar. Enfim…

Erros e preconceitos nossos – mas que fazemos questão de ver no outro.
Afinal, a sujeira estará sempre no quintal do outro, não é?

Enfim. Enfim…

Entrevista Com o Poeta “Keyfani Bonfin(Lucinda Price).

Nossa estou honrado em poder entrevistar esta menina gente to até emocionado, vindo do Vale do Jequitinhonha essa  moça de sotaque la de minas que escreve com uma profundida que seus poemas chegam até a me arrepiar, ela merece que o mundo reconheça todo esse seu talento confira a entrevista com Keyfani Bonfin ou melhor Lucinda Price.

Johnny Ribeiro:  Descreva quem é a Keyfani Bonfin?
Keyfani Bonfin: Digamos que é difícil para mim ainda, me descrever. Cada dia eu aprendo mais sobre mim mesma, mas posso dizer que sou extremamente romântica, emotiva e sonhadora.

Johnny Ribeiro: E por que o pseudônimo de Lucinda Price?
Keyfani Bonfin:
Lucinda Price é o nome da protagonista da minha saga de livros favorita. Me identifiquei com ela desde que li os livros pela primeira vez.
No início, eu escrevia poesias góticas e a personagem tem tudo a ver com esse estilo. Por isso o adotei como pseudônimo.Me acostumei até em ser chamada assim, se tornou uma parte de mim.

 Johnny Ribeiro: Nos seus escritos você sempre foca no amor digamos que você è uma pessoa apaixonada , quais seriam os outros temas que você escreve?
Keyfani Bonfin: Autoconhecimento, natureza, liberdade e melancolia.

Johnny Ribeiro: Depois da pandemia surgiram milhares de pessoas que se julgam poetas, o que você acha disso que eles são poetas ou apenas pessoas achando que sabem escrever ?
Keyfani Bonfin: É difícil dizer, contudo, alguns ainda não se desenvolveram como poetas ou não se importam com o conceito de poesia.

Johnny Ribeiro: Bom nos fale sobre os seus trabalhos literários o que anda fazendo de bom?
Keyfani Bonfin: Ultimamente tenho tentado vender o meu livro e divulgar algumas antologias que participei.
E estou planejando escrever algumas histórias.

Johnny Ribeiro: Nos conte um pouco do seu livro, qual foi a editora?
Keyfani Bonfin: Amor & Outros Poemas – Poemas sem título. Vol 1, é um livro simples, de 32 páginas, com alguns poemas que considero os meus favoritos. Ele fala do amor romântico, especialmente, mas também da descoberta do ser e a liberdade da alma.

Editora Brunsmarck

Johnny Ribeiro: Mas querida Keyfani nos conte os seus sonhos futuros o que uma menina como você espera?
Keyfani Bonfin: Espero um dia me tornar uma romancista. Eu sonho com o reconhecimento, o sucesso, mas só de realizar o sonho de me tornar escritora, já me dou por satisfeita.

Johnny Ribeiro:Bom escritora você já é, e como escritora e Poetisa qual sua visão sobre o amor pra você existe amor eterno?
Keyfani Bonfin: Amor eterno, acredito sim, mas apenas no amor de Deus. Mas acredito que exista um amor genuíno, que dure no tempo de cada pessoa aqui na terra.Um amor que dure no nosso tempo.

Johnny Ribeiro:E quais são os poetas que você considera com ídolos, que você quer ser igual?
Keyfani Bonfin: Eu sou fã da escrita da Clarice Lispector e do Pablo Neruda. São as minhas inspirações

Johnny Ribeiro: Para finalizar esta nossa entrevista gostaria que você deixasse aqui pra nós uma mensagem positiva que sempre te ajuda seguir em frente.
Keyfani Bonfin: “A vida é bonita demais para deixá-la passar. Viva cada segundo, cante ainda que não saiba cantar, dance ainda que não saiba dançar. Viver é fazer o te faz feliz.”

AMO-TE
(Por Lucinda Price)

Amo-te de um jeito modesto,
Secreto; de um modo franco.
De forma abnegada,
Despretensiosa, desmedida.
Amo-te de um jeito estranho,
Inexplicável; de uma forma incompreendida.
Amo-te como quem sempre amou.
De um modo conformado, inerente.
De um jeito espontâneo, inevitável…
Inteiramente.
Amo-te, simplesmente,
Como quem só se ama.

Digo como quem nada sabe dizer.
Mais que tudo: sente.

Dia da Amazônia

dia 5 é lembrado como o Dia da Amazôniadata que visa a chamar a atenção da população para uma das maiores reservas naturais do planeta. A data foi escolhida por coincidir com a data de criação da província do Amazonas, em 1850, por D. Pedro II. Vale lembrar que a Amazônia é o maior bioma do Brasil possuindo, aproximadamente, sete milhões de quilômetros quadrados, distribuídos em nove países da América do Sul, sendo o habitat de inúmeras espécies de seres vivos.abrange a maior bacia hidrográfica do mundo, bem como a maior floresta tropical. é considerado o conjunto de ecossistemas de maior diversidade do planeta. abriga milhares de espécies de animais e vegetais, entre catalogados e desconhecidos. tem em sua flora um enorme potencial medicinal, atraindo olhares do mundo todo.
Amazônia é formada por distintos ecossistemas como florestas densas de terra firme, florestas estacionais, florestas de igapó, campos alagados, várzeas, savanas, refúgios montanhosos e formações pioneiras.

A área abrange seis países: Brasil, Peru, Bolívia, Equador, Colômbia Venezuela. No Brasil, o conceito de Amazônia Legal foi criado em 1966. Atualmente inclui: Amazonas, Acre, Pará, Amapá, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Maranhão, Goiás e Tocantins.
A Amazônia compreende um conjunto de ecossistemas que envolve a bacia hidrográfica do Rio Amazonas, bem como a Floresta Amazônica; é considerada a região de maior biodiversidade do planeta e o maior bioma do Brasil. Não é exclusivamente brasileira, sendo, portanto, encontrada em outros países.O Brasil é um dos maiores detentores de reservas de minérios do mundo e a Amazônia é uma das sedes brasileiras dessas riquezas. A Amazônia Lidera na questão dos princípios ativos que suprem às bilionárias indústrias farmacêutica e de cosmético. Também contribuem fortemente com as exportações de madeira para o mundo.

Pra este artigo temos a honra de ter uma grande poetisa amazonense que nos deu o privilégio de publicar um de seus poemas.

SÍLVIA GRIJÓ– é natural de Anorí-AM, mora em Manaus, considera-se uma Poeta Aprendiz. Autora da obra MULHER À FLOR DA PELE/EditoraPalavradaTerra. É coautora em 05 E-books, 09 cordéis, 44 Antologias. Escreve mensalmente na Revista eletrônica CONEXÃO LITERATURA. É membro efetiva das confrarias- ACILBRAS, ALCAMA, ALACA, AHBLA, ABEPPA, ASSEAM, AJEB-AM e Grupo “Formas Em Poemas”; atua nos Projetos “Musicalidade Poética”, ”Literatura Caminhante”, “Movimento Patologia Cultural”. Fundadora da Cordelteca em Anori-Am.Foi condecorada com os prêmios: “Arara Cultural 07/22; “22° Prêmio Cidade de Manaus,10/22”, Homenagem de Honra ao Mérito, dezembro/2022, da ABMCJ Região Norte; “Premium Internacional da Amazônia/2023, Prêmio Literário “Pena de Ouro-AM, 07/2023. Formada em Ciências Biológicas, Profa. Especialista, Fotógrafa, cuidadora da Terra e das flores. Sílvia acredita que escrever poesia é uma forma de salvamento – é dar a luz com a própria alma.
Instagram:
@silvigrijocavalcante
Facebook:
Sílvia Grijó Cavalcante

AMA(ZONAS)

Amazonas,
Terra que me pariu
Rede que embalou meus sonhos de criança
Fauna e Flora que saciaram minha fome
Fontes límpidas sanaram minha sede,
Rios que me ensinaram nadar…
Deram-me asas
Amazonas,
Terras tuas – berço meu
No teu leito fui criada
Respeitando todos os teus mistérios
Bebendo a água das tuas
mais profundas e puras fontes,
Deliciei-me na tua grandeza
Amazonas,
Por muitos olhares desejada
Indústrias apoderaram-se de ti
Povoaram tua verde flora
O progresso tem te usurpado a preços vil
O capitalismo mascarado de desenvolvimento
Ganha até “Licença Ambiental” e devasta-te,
E nesses caminhos tortuosos
Estamos nós – AMAZÔNIDAS
Guardiões natos – somos teus
Que, em ferrenha luta vivemos
a fim de mantê-la viva
Livre dos invasores acobertados,
Das mazelas nefastas, rasteiras…
Amazonas,
Terra que me pariu – me viu crescer
Rede que continua embalando
meus sonhos de mulher,
Fauna e flora que ainda saciaram minha fome
Rios que me ensinaram nadar… me deram asas
AMA(ZONAS)…
Por: Sílvia Grijó/AM

Dia do Sexo por Vanessa Cadó 

06 de setembro, “enfim” o dia do sexo.
Que rufem os tambores…
Que os poli dances sejam ativados e as filas dos motéis sejam longas.
Que as lingeries audaciosas sejam desengavetadas e que os desejos ocultos e
“libertinos” sejam revelados e mais…realizados!
E que venham as flores para atiçar as vontades, liberar outros aromas.
Que venham os toques, desencadeando arrepios.
Os olhares que lentamente despem, que acendem a libido e as vontades exalem em expansão.
Que libertem-se de qualquer preconceito porque entre quatro paredes, em consentimento e dualidade, tudo pode, tudo é possível, tudo é permitido.
Que o ” dia do sexo” sirva de inspiração para todos os demais 354 dias do ano, a cada instante, no momento que quisermos.
Que não seja a prioridade, mas que seja essencial entre os amantes, entre os apaixonados, entre os amores.
Que a química não seja pontual mas permanente.
Que o sexo siga pra além da penetração, porque nada mais gostoso que gozar com o olhar.
Que não seja rotineiro e obrigatório mas libertador e desejoso dentro das escolhas de cada um…
Que não seja com hora marcada e sim um reflexo voluptuoso do sentir.
Pra mim é consequência da sintonia em sentimento, mas que cada um viva pelo o que seu corpo e mente decidir.
Que o hoje inspire não só o corpo mas a sensualidade diária do querer e tudo poder.
Que o tesão grite e ecoe de fora pra dentro e principalmente de dentro pra fora…
Feliz dia do sexo!

Há uma linha tênue
Não sei ao certo se larga ou estreita entre o amor e o sexo
Entre os desejos explícitos da carne e o sentir enraizado e internalizado do coração
Por vezes desconecto – me desse mundo faminto, voraz e fútil
De uma realidade que não acompanho
Minha intensidade não me permite dissociações
Movo-me conforme as curvas da minha emoção
E nem creio ser conscientemente convicta, por vezes almejo banalidades
Mas me prendo, meu sangue ferve e meu pensar desconecta tentando o entendimento entre o ser, o querer, o sentir e o fazer

* Pimenta Poética

Vanessa Cado por Pimenta Poética

Receita de Poeta por Maria Rogéria

RECEITA PUDIM DE CONFEITEIRO

Um quem não gosta de pudim?
Olha esta delicia a qual tenho que levar todos as vezes nos almoços de família a criançada se amarra e a velharada até briga por ela é sempre uma diversão fazer.

Prepare a calda primeiro para facilitar E Após CARAMELIZE UMA Forma DE BURACO CENTRAL

03 OVOS INTEIROS
500ML DE LEITE
01 COLHER DE( SOPA )DE MARGARINA SEM SAL
03 COLHER (SOPA) DE QUEIJO RALADO
01+1/2 COPO DE AÇÚCAR REFINADO
01 COPO DE FARINHA DE TRIGO
(OBS.UTILIZE O MESMO COPO PARA MEDIR tudo )
PREPARO
BATA TUDO NO LIQUIDIFICADOR .

PARA CALDA
01 XIC (CHA) DE AÇÚCAR REFINADO
1/2 XIC DE AGUA QUENTE
PREPARO
DERRETA O AÇÚCAR SEM MEXER APENAS VIRANDO A PANELA AS VEZES ATÉ DERRETER
ADICIONE A AGUA QUENTE ATE Engrossar
ASSIM QUE Engrossar DESLIGUE E ADICIONE :
02 COLHERES (SOPA)DE ÁGUA FRIA
SE SOBRAR CALDA GUARDE NUM POTE BEM TAMPADO DURA UNS…

Depois de pronto e a hora de saborear esta delicia e que tal ler uma poesia sempre faz bem com o doce pudim.

VIDAS SECAS

Na torneira novamente falta água
E na falta d’ água as lágrimas rolam
E a vida se torna sem graça
Porque na torneira novamente falta água

O chão se torna seco e partido
Pois na torneira novamente falta água
Os alimentos se tornam secos e escassos
Pois na torneira novamente falta água

As plantas e os jardins perdem a beleza
E a sua graça
Pois na torneira novamente falta água!
A pele e a vida se embaraçam
E para o céu pedem uma graça
Para que Deus mande de vez uma chuva
E acabe de vez com tantas desgraças.

Poesia em transito

Ola tudo bem, entramos no mês de setembro ta acabando o ano né pessoal daqui a pouco é natal depois ano novo e bora la tamo nós em 2024 prosperando para que ele seja melhor.
Bom gente fiquei um mês sem trabalhar de motorista de app , mas ainda tenho muita historia para contar a todos vocês, uma dessas e de um conhecido meu la vai tomara que vocês gostam.

Um dia de sol lindo aqui em Ribeirão Preto eu dirigia a 20 por hora para pegar um passageiro e quando entra no carro era um amigo de 20 anos atrás eu não o via já fazia alguns anos, nos abraçamos e a amizade continuava a mesma, brincadeiras e risadas e ele me dizendo como foi bom me encontrar naquele dia pois precisava muito desabafar e antes de eu falar alguma coisa ele logo sacou a frase que eu sempre usava, “Não Sou Psicologo mas , encosta no meu ombro e chora”.
E ele abriu a boca e começou a desabafar sobre a sua vida tão bem sucedida enquanto eu trabalhava as minhas 16 horas por dia kkkkkk, mas tudo bem o que vale é a felicidade e naquele momento era muito mais feliz do que ele.

-Cara apesar de hoje meu status de vida ser muito bom, trabalho pra mim não tenho patrão tenho uma ótima casa tenho 2 carros vim hoje deixar um deles na revisão ainda não me sinto feliz, como se todo o caminho percorrido não fosse nada, meu casamento anda uma merda os amigos que tenho são interesseiros fico pensando no que eu errei pois sou uma pessoa sem vícios e convívio com a minha esposa esta sendo muito desagradável ela me cobra o que eu nunca desejei ter que foi um filho e antes da gente se casar eu falei abertamente que não ia querer filhos.
Depois de ele me relatar isso dei a minha opinião!
-Cara eu cresci sem um pai presente e nem por isso me afetou sabe tenho um filho que é a maior alegria de minha vida por que você não considera isto?
Ele argumentou me dizendo:
-Meu amigo eu olho pro mundo e vejo os problemas lembro da dificuldade dos meus para criar eu e meus irmãos e de quantas vezes eu quis uma coisa quando criança e eles não podiam me dar, vejo o quanto este mundo é maldoso e tanto de pessoas que não se importam com nada tantas doenças que nem conhecemos e quanta coisas eu ainda quero fazer pra mim por que hoje eu tenho condições de me dar luxos os quais sempre quis.
Mas acabei dando a resposta certa.
-Bom hoje você diz que tem boas condições e sabemos que apesar de tudo você sempre teve uma boa base familiar, a sua educação sempre foi boa pois veja onde você esta e ainda pode evoluir quem sabe não é a hora de considerar esta decisão?
E pensa um bebe a caminho é uma alegria tanto pra você quanto pra ela e a gente nunca sabe quando esta pronto pra ser pai ou talvez a gente nunca esteja e acaba por acontecer um filho é uma dadiva imagine cara você tendo um filho e levando ele no futebol, ou a primeira palavra dele ser pai, e uma filha te achando o homem mais bonito do mundo te amando mais que tudo na vida isso é uma coisa que você tem que pensar.
Ele ficou parado por alguns segundos e me disse:
-Será que você esta certo no que diz?
Respondi a ele com um sorriso no rosto.
-Bom certo eu não sei mas em duvida você ficou não foi?
Com gargalhadas ele disse:
-Foi plantada uma semente quem sabe vira planta né.
A corrida terminou, nos abraçamos e trocamos números de telefone, falei com ele ontem e me disse que foi fazer alguns exames com a esposa e estão tentando engravidar.
Acho que consegui ajudar tomara que a felicidade reine na vida deste meu amigo.
E como não pode faltar la vai uma poesia.

                                        Filho(a)

Você está vindo ao mundo
Tô muito feliz,mudei meu rumo

Agora tô planejando a sua felicidade

Sei que vai ser difícil

Mas só de sentir você fica fácil
Sua mãe tá dizendo que vou te estragar
Vamos mostrar que ela vai se enganar
Pois eu vou estar,sempre pronto pra te ajudar
Eu vou te dar tudo aquilo que me faltou
Eu vou cuidar com todo meu amor
Sei que as vezes vou
estar perdido
Sei que as vezes vou te por de castigo
Mas saiba que vou tentar ser o melhor do mundo pra você
Se tem algo que eu quero te dizer
Que já te amo
Meu bebezinho
Meu pequeninho

 

Coletivo Poesia Nua E Crua o que é?
por Alladin BamBá

Oque é a Poesia Nua e Crua?
Antes de entender o que é o coletivo, precisamos pensar como é o fazer literário.
Qual é a função da arte no meio da sociedade? A literatura sempre foi associada a uma “alta cultura”, onde o poder da palavra era sempre daqueles habitantes do centro, e os da margem sempre escanteados, mudos, sempre sendo plano de fundo nas histórias dos outros, mas isso mudou em algumas décadas, onde a periferia, as vielas, esquinas do país, revolucionou, e não foi com a mão armada, mas sim, foi com a palavra, dando protagonismo aqueles que sempre foram silenciados. Nessa corrente foi que um grupo de amigos poetas, se reunirão para criar o coletivo Poesia Nua E Crua, um lugar onde todos podem ter vez e voz, onde não importa se você tenha um vocabulário rebuscado, mas que tenha você no texto. O Poeta Sérgio Vaz me diz seu poema “quando não tiver palavras bonitas, improvise, diga a verdade” e é nisso que acreditamos, e atuamos em prol todos possam ter sua voz livre, para desabafar suas dores, suas alegrias, até as putarias, nós somos cronistas do nosso tempo, precisamos gritar, falar aquilo que vemos na sociedade.
E para mostrar um pouco da inspiração do nosso coletivo que tal ler um acrostico pervertido?

Foi ruim

Sei que não fui bom
Entendo que poderia ser melhor
Xarope eu fui tentando
O que você não queria

Te peço desculpas
Amiga, pela aquela situação
Naquele momento só foi instinto
Tentando soltar aquilo que
Rasgava meu peito a anos
Isso foi ruim e agora penso
Como é foda ficar sem você
O que irei fazer?

Johnny Ribeiro

Astrologia & Cia por Jacilene  Arruda

Previsão astrológica para o mês de Setembro – Signos

Áries – de 21 de março a 20 de abril.
Cuide da sua espiritualidade. Evite frustrações com o próximo. Tenha cautela em relação as finanças, principalmente no início do mês. Mergulhe no autoconhecimento.
“Reflita e vá adiante”.

 

Touro – de 21 de abril a 20 de maio.
Prazer, conexão são palavras-chave para o mês do taurino(a). Momento propício para romances. Reflita os valores internos antes de embarcar numa atividade financeira.
“Aproveite os cinco sentidos para saber o que é melhor para você neste momento”.

 

Gêmeos – de 21 de maio a 20 de junho.
Autoestima e amor-próprio. Campo emocional facilitado para resolução de questões anteriores no âmbito familiar. Você precisará de resiliência para superar as adversidades que vem enfrentando no setor financeiro.
“Aproveite das suas habilidades comunicacionais para buscar os recursos que necessita”.

Câncer – de 21 de junho a 22 de julho.
Segredos do passado podem vir à tona. Busque harmonizar as relações com parentes e pessoas próximas. Busque equilibrar as finanças.
“Haja cautelosamente”.

 

Leão – de 23 de julho a 22 de agosto.
Segurança e autoconfiança são valores necessários para alcançar os objetivos pessoais e profissionais. Busque conciliar as suas necessidades com a do próximo nos relacionamentos. Diversifique as maneiras de gerar renda.
“Acredite no seu potencial energético”.

Virgem – de 23 de agosto a 22 de setembro.
Um mergulho no inconsciente. É momento de jogar luz onde for necessário. Momento de encerramentos no setor afetivo, busque o autoconhecimento. Energia facilitada para aumentar os recursos financeiros no final do mês.
“Acredite no seu poder de organização”.

Libra – de 23 de setembro a 22 de outubro.
Equilibre as suas energias, exercite a empatia com o próximo. Energia facilitada para troca de ideias em atividades em grupo. Exercite a paciência em relação ao âmbito financeiro, tudo acontece no seu determinado tempo.
“Observe sempre os dois lados”.

 

Escorpião – de 23 de outubro a 21 de novembro.
Ilusões e frustrações tendem a preocupar você no decorrer do mês. Renasça das situações adversas e busque estabilizar parcerias no setor financeiro e amoroso. Encare com mais amor aquilo que faz.
“O amor é a solução mais ágil no momento”.

 

Sagitário – de 22 de novembro a 21 de dezembro.
Você encontrará com mais facilidade o seu propósito de vida, relação ganha-ganha. Viaje além do que já conhece, aproveite a etapa do relacionamento e construa bons momentos. Atente-se a todos os setores da sua vida, analise-os com disciplina.
“Você é capaz”.

Capricórnio – de 22 de dezembro a 20 de janeiro.
Continue com o processo de desenvolvimento espiritual, autoconhecimento e filosofia de si mesmo. Evite comportamentos nocivos ao lidar com as suas sombras. Busque tratar as questões relacionadas aos sentimentos de rejeição e inseguranças. Foque naquilo que você deseja prosperar, não desperdice energias.
“Renasça”.

Aquário – de 21 de janeiro a 19 de fevereiro.
Chegou o momento de respostas em sua vida. Invista em autoconhecimento, harmonize relações. Tenha cautela com o setor financeiro, reequilibre contas.
“É o suficiente”?

 

Peixes – de 19 de fevereiro a 20 de março.
Resolva questões voltadas para a sexualidade. Modifique o que for preciso no âmbito dos relacionamentos. Reflita o seu trabalho e como trabalha.
“Tente observar com os olhos do outro”.

 

Lua Minguante – 06 de setembro – às 19h21min
Lua Nova – 14 de setembro – às 22h39min
Lua Crescente – 22 de setembro – às 16h31min
Lua Cheia – 29 de setembro – às 06h57min

Jacilene Arruda é astróloga, escritora da Revista Poesias e Cartas, numeróloga e terapeuta holística. + 55 81 99742-4718, instagram @evolucaoeconhecimento

Sentimentos Pimenta por  Poetisa Vanessa Cadó

Para refletir com a parte de dentro

A sociedade vem nos moldando com algumas definições e valores.
Precisamos ser requintadas e recatadas. A mulher espontânea, exuberante e determinada, nem sempre é vista como requintada. O recatada está, muitas vezes, imposta dentro da discrição.
Mas o que é ser discreta?
O que nos torna de fato requintadas?
A mulher que impõe limites e igualdade é vista como feminista. Já a que gosta de gentileza como abrir a porta do carro, ter a conta do restaurante paga ou ser conduzida é machista. Imposições extremistas que desconsideram a autenticidade, limitam a espontaneidade e as virtudes de sermos inteiras e transparentes.
Precisamos ser o que quisermos sem os moldes que tentam nos definir.
O que nos torna especiais é o que nos faz ser única.
Há requinte no olhar que fala, no sorriso escrachado, no andar sensual. Há recato na originalidade, na descontração.
Os subjugamentos não podem moldar o despojamento natural do ar feminino, muito menos determinar que nos tornemos artificiais ou dissimuladas.
Toda mulher tem um eu singular que pulsa entre as suas veias com um toque sensualmente provocante e apimentado.
No seu jeito exclusivo e ímpar.
Que possamos nos enxergar, e que nosso reflexo no espelho nos permita emergir o genuíno que está em nós.
Que sejamos fidedignas às nossas vontades e verdades.
Afinal Mulher, só não somos chamadas de melhor por detalhes!!

* Vanessa Cadó ( Pimenta Poética )

Interno de Mim

Me banho da coragem de ser eu
Repleta de incertezas, de malícias, audácias e medos
Que me afrontam e fortalecem.
Embrenhando- me nas buscas mais conflitantes do meu próprio eu, sigo.
Sinto nascer diariamente a mulher que se olha
E enxerga dentro de si seu poder
Sendo capaz de ultrapassar qualquer barreira
Blindando-se do olhar do outro, ergue a cabeça, calça o salto e vibrante anda pra frente.

* Pimenta Poética

 

Enfim é Primavera por Maria Rogéria

Primavera é a estação do ano que segue o inverno e precede o verão, e é tipicamente associada ao reflorescimento da flora terrestre.

Seus principais símbolos são as flores, as cores, aromas, chuvas. coisas boas, por isso é considerada uma das estações mais lindas e rica do ano.

Mas você parou para pensar que corremos o risco de ver tudo isso um dia acabar? E que cada vez mais as estações do ano se invertem?

Isto ocorre devido a inclinação da Terra e a incidência dos raios Solares, resultando em uma maior insolação em certos locais, dessa forma quando é verão no Sul é inverno no Norte e vice e versa, ou seja, enquanto em algum estado ocorre enchentes e desabamentos em outros tem períodos de secas intensas, fazendo desaparecer rios, vegetações, animais e etc.

Você sabia que pelo menos em um mesmo ano quase a metade da população mundial sofre do que os cientistas chamam de estresse hídrico que é a falta d’agua, seca.

E a previsão é que esse numero suba para 60% da população devido as mudanças climáticas agravadas pelo homem.

Então enquanto é tempo, vamos ter consciência, preserve, recicle, utilize a água com consciência. Valorize este tesouro o quanto antes.

Não fique de braços cruzados aguardando a próxima primavera todos os dias

Descarte o lixo no local correto, plante hoje mesmo uma ou mais arvores, o planeta e as próximas gerações agradecem.

Autora (Maria Rogéria Patrocinio)

8 de setembro- Dia internacional da educação

O que significa o Dia Mundial da Alfabetização?

O Dia Mundial da Alfabetização é celebrado anualmente em 8 de setembro. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e comemorada pela 1ª vez em 1967. Há uma tendência de queda na taxa de analfabetismo no Brasil.
A habilidade de saber ler e escrever pode mudar o futuro de uma criança e é um dos primeiros passos para que ela possa ter um desenvolvimento pleno e saudável, além de ser essencial para novas oportunidades ao longo da vida, seja no âmbito cultural, de lazer e, até mesmo, no mercado de trabalho, com melhoria de vida todos nos temos que ser alfabetizados e poder assim sempre continuar estudando para que possamos ter um futuro digno e repleto de coisas boas.
  

Aprenda a Ler e Escrever

Elino Julião

Quem não sabe ler
Não sabe o que esta escrito
Quem não sabe ler
Vê o mundo esquisito

Vamos estudar, mane
Vamos aprender
Vamos aprender a ler e escrever

Na agricultura, no campo ou na cidade
Hoje a leitura é uma necessidade
Vive mais seguro quem tem o saber
Cuide do futuro, aprenda a ler e escrever

Entre na escola para ganhar conhecimento
Tem divertimento, tem cultura e tem lazer
Quem tem letramento hoje em dia ta com tudo
Além de tudo o estudo da prazer

 

Palavra de Mestre por Oswaldo Genofre

 

POESIA & SEXO

Todo texto escrito será sempre um retrato poético do seu autor.
Por essa razão, os poetas, procuram sempre buscar o máximo do lirismo, nas quaisquer formas que ali ele se apresente.
Nascem textos eruditos.E, entre nós, quem não gosta? Nascem textos familiares.Nascem poesias musical. Afinal uma poesia declamada é a própria fala musical. Assim, se encontram os poemas.
Afinal, a poesia está sempre no ar. É atual, não importa a idade, ou, ouso até mesmo, não importa a sua qualidade.
Em cada texto se fundem, o criador e sua criatura.Surge também a poesia erótica. Porque não? Afinal, poesia e sexo sempre foram eternos companheiros. Qual o poeta que nunca seduziu o seu amor com poesia?
Tal qual a poesia, sexo enfeitiça e seduz.
Tal qual a poesia, aos desejos, sempre será a chama, que aos corpos sedentos, em delírios, serão consumidos.
Tal qual a poesia, sexo, responde aos seus apelos.
Tal qual a poesia, o êxtase do sexo, surpreende qualquer imaginação, atiçando os sentimentos deste amor alucinante.

Poesia & Sexo

Fazer sexo, sendo um ato para dois,
Por toda a sua verdade, será o ardor,
Jamais a ser deixado para depois,
Onde o seu caminho é o próprio amor…

Em igual jeito, dele a sua poesia,
Quais
corpos nus, no fogo do desejo,
Será tecida, com a mesma sintonia,
Plágio
ao prazer, no mesmo ensejo…

Como transcrição dos pensamentos,
Os
reflexos aos tantos atos obscenos,
Em tal monta, poemas por nada serenos…

Com mesma força dos corpos ardentes,
Serão os versos, desses momentos,
O êxtase de sexos úmidos e quentes…

Oswaldo Genofre

 

 

 

O Pensador por Allan Jefferson

O pensador com este conto fantástico imaginando um carioca desempregado acompanhe

CONTOS PERIFÉRICOS “O CARIOCA DESEMPREGADO “.

Ando a pé em minha vizinhança.
Antigamente,O trajeto era rápido.
De moto ou de carro, quilômetros,viravam centímetros,nos meus melhores dias, milímetros.

Se antes,eu era chamado de doutor.
As vozes,hoje,se calaram.
Andando entre os meus sem ser notado.
Penso,que um mosquito teimoso, chamaria mas atenção.

Acho até graça,de um dia para outro.
Aparecer tantas pessoas,para me odiarem.
Que eu sequer,as conhecia.

Chego em casa,o negócio está tão brabo
Que até meu cachorro,me estranha.
Tranquilo (vida que segue.)
Guerreiro bom, é guerreiro em pé.

Abro a porta da cozinha.
Me sento.
Bebo um copo d’água.
Só o silêncio que reina.

Penso na minha família.
Esposa malandra, vendo que a necessidade, tá grande,arrumou briga comigo,e foi embora para casa da mãe.
(Espero que fique lá uma semana, só assim,o dinheiro que fiz no biscate, há de durar.)

Escuto latidos,vou averiguar.
Piso na bosta do meu cachorro.
– ergo as mãos para os céus.
Pois fui criado para acreditar,que se pisar na bosta, é sinal de dinheiro (e não importa de quem ou de que seja.)

…O tempo passa…
Solidão resolve fazer casalzinho com minha tristeza…
Calor tá intenso.
Preciso de uma cervejinha,para refrescar…

Pega nada!
Carioca malandro(esconde dinheiro da esposa.)…
O tempo passa.
Aí vem o desespero.

Dos três lugares que eu escondia meu dinheiro.
Não achei nada.
Celular toca,leio duas mensagens (deboche da esposa)
1-Enquanto, você vai com a farinha,eu volto com o bolo.
2-Farinha pouca,meu pirão primeiro.

Não tem jeito,preciso sair.
Mal coloco o pé para fora de casa,escorrego e caio de bunda,em outra bosta de cachorro (de rua)…

Começo a ri e chorar ao mesmo tempo.
Em total loucura,me indago:
-Se pisar encima da bosta, é sinal de dinheiro,imagina cair de bunda na merda…

– É malandro,ficar desempregado é tenso.
Na Pandemia então.
(Estar trabalhando.)
É ganhar na loteria,ou arriscar a vida,em uma roleta russa.

By Alan Jefferson

E AGORA MARGINAL?
por Breno Rodriguez de Souza

Breno Rodriguez de Souza Poeta, escritor, com a inspiração sempre em alta, que fala em seus textos sobre o cotidiano em que vive, participante de batalhas de rimas. Breno retrata em suas poesias um pouco da sua realidade o que se passa na periferia e nas comunidades. Seu estilo poético as vezes deixa pessoas de saia justa mas é seu jeito não quer ofender a ninguém. Ele acaba de estrear uma coluna na Revista Poesias e Cartas, a coluna com o nome E AGORA MARGINAL? vai responder duvidas sobre a poesia marginal, retratar também a vivencia em periferia e é claro com muita arte, muita poesia. Breno usa o pseudônimo de Adonay venham curtir o estilo e a arte dele.

 

Esta nova coluna vai falar de poesia marginal onde colocaremos todo o mês poesias e historias de periferia o que acontece qual é a verdadeira realidade daqueles que por muitas vezes necessitam de muito tem pouco, queremos mostrar que a poesia marginal não é uma coisa de bandido sim uma arte que salva também acompanhe esta coluna.

Poesia marginal, tem gente quem entende ela como uma coisa de bandidos mas na realidade é uma arte que salva muita gente.
É o povo das ruas dizendo a verdadeira realidade na periferia e em favelas, é a literatura mas culta e sincera de lindas e encantadoras.
O poeta marginal não é um bandido e nem um traficante é uma voz ativa em um pedaço da sociedade aquela que muitos tentam destruir, e falar o que se pensa descrever seu intimo não inventar e também improvisar poesia marginal e pura emoção e puro sentimento.

Se opor, contestar , ser do contra .
O que você apoia ?
O que é contra ?
Está de qual lado
Pois a poética marginal está ao lado da verdade
Não é uma questão de ser de esquerda ou direita
Buscamos a justiça
Se eu digo poesia marginal eu não me refiro à pessoas com um revólver em mão
Não falo de criminosos
Eu falo de uma poesia que resgata perdidos
Que se preocupa com a comunidade
Incluímos pessoas que estão a margem da sociedade
A poesia ela se torna a ação contra sistema
Ela não limitou se em ser escrita
Ela é a voz de um anônimo ouvida
Cidadãos que não vão exigir somente direitos
Temos deveres a cumprir
Temos enorme respeito ao lado romântico da poesia
Mas não posso ficar focado no meu umbigo
Cruzar os braços
Virar as costas
Não é atitude de quem luta as causas que são ignoradas pelo sistema
Hoje eu acordei tomei o café agradeci por ter o que comer
E quem não tem ?
Eu não posso alimentar uma multidão de pessoas famintas
Mas eu me pergunto a fome delas é só de pão?

Reflita nisso
Você tem fome só de pão?
O corpo precisa de outras coisas
Eu pergunto
E a alma como vai?
A gente aprende a não julgar os outros quando a dor do outro dói em nós
Visitei várias comunidades semana passada
Eu não recebi nenhum objeto como forma de presente
Mas ver aquela gente feliz com a ajuda me presenteou na última semana
Ninguém é tão necessitado que não possa ajudar o outro

Não falo só de dar roupas
Comida
Grana
Eu falo de dar um abraço em alguém
Falando nisso já abraçou alguém hoje?
As vezes alguém só precisa de um abraço só não teve a coragem de pedir

Eu mesmo preciso de um abraço

Tenham um bom dia !

Apresentando Gabriella Oliveira- Arte e superação

Biografia Sou atriz brasileira. Dedico a arte desde pequena. Nasci com deficiência auditiva em São Paulo. Com 18 anos, o médico descobriu que tenho a doença epilepsia, mas a empresa não me aceitava de continuar trabalhando. Hoje procuro algum trabalho, muitas empresas não me aceitam por ser uma pessoa com epilepsia. Talvez algumas pessoas não sabem lidar ou porque eles têm preconceito. Procurei vários lugares, mesmo assim não me aceitam. A questão é estou tendo necessidade de dinheiro para me sustentar. Essa falta me deixa desmotivada e triste. Espero que pessoa leia nesse texto, a pessoa possa refletir melhor sobre a dificuldade. Sou epilética, mas eu já continuo fazendo tratamento adequado. Então não teria nenhum problema, posso levar uma vida normal, ou seja namorar, trabalhar, viajar, morar sozinha, estudar, cuidar da mãe e fazer trabalho voluntário e enfim… Mas ainda bem que sou atriz e escritora e tenho a minha formação. Tudo isso eu tenho que agradecer a Deus. Atualmente eu faço trabalho voluntário como escotista, onde eu sempre estou ajudando chefe do ramo lobinho (crianças). Eu tenho honrar de fazer parte do mundo escotismo. Foi ali que eu sentir mais feliz, comecei interagir mais com minha família e amigos, comunicando melhor com eles e ter mais disciplina. Tudo isso foi um aprendizado! Então estou formando no teatro. Atualmente trabalho como atriz. Sou descendente da matriarca Barbara de Alencar, uma mulher revolucionária (Era avó do escritor de José Alencar ) e tem como uns dos seus descendentes o escritor Paulo Coelho em sexta geração. Resolvi escrever a poesia no recanto para distrair os problemas no dia-a-dia, mas já escrevi um poema, em que já foi publicado no Livro de Coletânea Imortal, Amigos e Convidado – ALBSP. Eu comecei a fazer aula de pintura na infância. Essa foi a primeira obra que eu fiz foi urso panda. Algumas pessoas ficaram olhando no meu trabalho. O professor me ensinou usar as técnicas de pintura e depois usei na pratica… Eu acredito que artes mais apreciadas e difundidas é a pintura em tela. Seja como hobby, seja como trabalho, seja como aspiração artística, a pintura em tela tem muitos adoradores. Vejo que museu que tem muitas exposições de arte, especialmente a pintura. Uns deles são mais abstratos e os outros mais concretos. Foi então que me apaixonei pela arte!

Profissões: Empregada Doméstica 

Empregada Domestica uma das profissões que muita gente não valoriza.
Hoje eu com os meus 37 anos tenho orgulho de dizer que minha mãe foi empregada doméstica pois com toda a sua dignidade criou a mim e aos meus irmãos, todos com bom caráter e honestidade que trabalham para conquistar o que querem.
Pego exemplo de varias outras mulheres que acordam cedo para pegar um ônibus lotado e que por muitas vezes deixam suas crianças em creches ou até mesmo em casa, mulheres guerreiras que as vezes o sustento de suas casas é apenas seu trabalho.
Uma vez na escola eu tinha lá meus 14 anos em uma conversa com colegas um deles com uma classe social melhor que a minha começou a rir por minha mãe ser empregada domestica, eu imaturo naquela época e com um pouco de raiva acabei por apelar para violência quebrei o nariz do rapaz, muitos viram o que aconteceu até mesmo a professora que por coincidência antes de se formar havia trabalho por alguns anos como doméstica entendeu a minha dor e relatou o acontecido para diretora.

A diretora na época me disse que violência a escola não tolerava, mas pelo caso acontecido disse apenas pra eu ir pra casa, no outro dia estava lá o rapaz com o nariz quebrado e sua mãe até assustei mas veio ela com ele até mim me olhou nos olhos me pedindo desculpas, fiquei contente porem tinha saído fora dos meus ensinamentos e também me desculpei pelo nariz quebrado, apertamos as mãos e hoje quando no encontramos sempre nos abraçamos ele cresceu e começou a enxergar o mundo de uma outra forma isso foi bom.
Hoje o filho da empregada doméstica é um homem de família com um caráter limpo e uma consciência tranquila enquanto o rapaz playboy já foi preso duas vezes por roubo.
Deixo aqui um recado a todas as empregadas domésticas e seus filhos não tenham vergonha de ser quem são pois não importa qual seu trabalho ser digno vale muito mais.


Descreve-las como é possível?
Falando de mulheres guerreiras
Das lagrimas e desafios
Elas nunca podem parar

Tem seus filhos pra cuidar
Limpa, esfrega, lava
Cuidam da casa que não e sua
E mesmo assim não tem o devido valor

As vezes falta o estudo e aproveitam
Seres humanos estúpidos que não entendem
A empregada domestica a que ganha uma miséria
Mas a sua fé faz o pouco virar muito

Enquanto ladrões no plenário ganham milhões
Elas vivem com um minimo
E mesmo assim criam homens e mulheres de caráter
Vamos respeitar e agradecer cada dia

Empregada doméstica dá a vida pro trabalho
E o trabalho da as costas quando a doença aparece

Texticulos ensaios sobre friqção por Alladin Bambá 

Em um encontro de escritores
E amigos, amantes da Subversão,
Entrou um seguinte questionário, sobre animais.
E eu agora questiono:
Dizem que somos animais racionais, certo?
Então… Assim… Cheira meu cu!
Que eu cheiro o cu teu!
E a pobre da cutia?
Já entrou em extinção?

 Setembro Amarelo: Uma Jornada de Esperança e Superação

O mês de setembro não é apenas um período de transição do inverno para a primavera no Brasil. Ele é marcado por uma campanha de conscientização que busca iluminar a escuridão que envolve um dos problemas de saúde mental mais graves e urgentes do nosso país: o suicídio. O Setembro Amarelo é um movimento que, ao longo dos anos, tem desempenhado um papel crucial na luta contra esse flagelo, oferecendo esperança e histórias inspiradoras de superação.
A cada ano, o Setembro Amarelo nos lembra da importância de se falar abertamente sobre temas relacionados à saúde mental, como depressão, ansiedade e pensamentos suicidas. Através de uma conscientização crescente, essa campanha tem quebrado tabus e estigmas que cercam essas questões, encorajando as pessoas a buscarem ajuda quando necessário.
No Brasil, diversas histórias de superação têm emergido, servindo como faróis de esperança para aqueles que enfrentam a escuridão da depressão e do desespero. Um exemplo notável é a história de Lucas, que encontrou força em seu círculo de apoio após passar por um período de profunda tristeza e solidão. Ele percebeu que compartilhar suas emoções com amigos e familiares era um passo crucial em direção à cura. Ao buscar a terapia, Lucas começou a entender suas emoções e desenvolver estratégias para enfrentar a depressão. Hoje, ele é um defensor ativo da saúde mental, compartilhando sua jornada de superação para inspirar outros a fazerem o mesmo.

Outro exemplo é o de Maria, que superou pensamentos suicidas através do poder da arte e da expressão. Ela descobriu que pintar e escrever sobre suas emoções era uma forma terapêutica de liberar a dor que sentia. A arte tornou-se sua voz, permitindo que ela comunicasse seus sentimentos de uma maneira que palavras muitas vezes não podiam. Maria compartilha suas obras e histórias em redes sociais, criando uma comunidade de apoio onde pessoas podem se expressar livremente e buscar ajuda quando necessário.
Além disso, projetos como o “Café com Conversa” têm florescido pelo Brasil. Eles oferecem espaços seguros onde as pessoas podem compartilhar suas experiências e se conectar com outras que enfrentam desafios semelhantes. Esses encontros informais não apenas quebram o isolamento, mas também capacitam os participantes a buscar tratamento e apoio.
O Setembro Amarelo é um lembrete de que a superação é possível, e a empatia é uma ferramenta poderosa na luta contra o suicídio. Ao compartilharmos nossas histórias de superação, oferecemos esperança e inspiração para aqueles que ainda lutam. Ao ouvirmos atentamente os outros, podemos estender a mão e fornecer o apoio vital que pode salvar vidas.
Neste Setembro Amarelo, lembremos que, embora a escuridão possa parecer avassaladora, há sempre uma possibilidade de luz no fim do túnel. A jornada de superação é única para cada pessoa, mas juntos, podemos criar uma sociedade mais compassiva e solidária, onde todos têm a chance de encontrar a esperança, a cura e a felicidade. Não podemos subestimar o poder da empatia, da conscientização e da compaixão na luta contra o suicídio no Brasil e no mundo.

 

 

4 thoughts on “REVISTA POESIAS E CARTAS N 13

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *