REVISTA POESIAS E CARTAS N 4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PSEUDÔNIMOS E HETERÔNIMOS: A MARCA DOS ARTISTAS.

Lucinda Price
Lucinda Price

(por Lucinda Price)

O uso de pseudônimos e heterônimos é tradição entre autores e artistas do mundo todo. Quem nunca ouviu falar, assistiu ou leu, obras de Stephen King, J. K. Rowling ou das irmãs Brontë?

 

Pois bem, Richard Bachman, Robert Galbraith, Currer, Ellis e Acton Bell foram os nomes usados por esses autores para assinar as suas obras. Mas vocês sabem qual a diferença entre pseudônimos e heterônimos e por quê são usados?
Pseudônimo é um nome adotado por um autor para assinar as suas obras em sua pessoa. Ja o heterônimo é mais de um nome adotado por ele fora de sua pessoa, uma outra personalidade ou personagem.

Exemplos de pseudônimos e heterônimos: Mary Westmacott(Agatha Christie), Lucinda Price, essa que vos fala (Keyfani Bonfim),Álvaro de Campos e Alberto Caiero(Fernando Pessoa).

Pseudônimos e heterônimos são usados por preferência por alguns autores e por outros, por não poderem assinar as suas obras com o seu próprio nome, por algum motivo ou por machismo, como foi o caso das irmãs Brontë.
A questão é a seguinte: Pseudônimos e heterônimos vem caindo no gosto de muitos artistas a vários séculos, por dar personalidade e por despertar a curiosidade dos demais.

Conheça um pouco do trabalho de Lucinda  Price seguindo ela em suas redes sociais.

 https://www.instagram.com/lucindaprice44/

https://www.facebook.com/lucindaprice116

 

POESIA EM TRANSITO por Johnny Ribeiro

Caraca pessoal neste tempos de natal o aeroporto fica em uma correria, e no ano passado bem nesta época um chamado de uma mulher e me aparece o nome Pietra Blanco.
Fiquei pensando se era ela mesmo uma poetiza que admiro,e pois bem esse humilde motorista e poeta acaba de ganhar seu presente de natal.
Nossa que presente que eu ganhei sabe por que eu adoro as poesias ela é brilhante, sabe pra quem gosta do estilo sensual e erótico não que seja safadeza ou coisa do tipo mas é uma forma de arte de mostrar desejos e vontades não é pornografia e nem putaria.
Magnifica, exuberante um perfume adocicado oh como ela me deixou, fiquei como um idiota  uma ídola e nem sei o que dizer pra ela e apesar de ser bom com as palavras minhas mãos ao volante suavam até que ela puxou conversa.
-Motorista estamos muito longe do hotel onde irei ficar?
Eu quase não consegui responder,tentei ter firmeza na voz.
-Estamos a cerca de 20 minutos logo chegaremos, dona Pietra.
-Ok, mas não me chame de dona.
-Então vou lhe chamar de magnifica poetiza que encanta.
-Gosta de poesias e já leu meus livros.
-Sim e também rabisco algumas palavras.
– Que fascinante, encontrar um poeta.
E a nossa conversa se estendeu a um café no hotel falando de poesia e sua magia, e um guardanapo com uma poesia que ela acabara de criar.
Nos abraçamos e nos despedimos dizendo um ate logo, um presente lindo encontra-la e ganhar uma poesia abaixo segue a belíssima obra que ela me deu.

Papai Noel

Sento no teu colo                                   
Porque quero presente
Mas sinto teu falo
No meu traseiro quente

No ouvido diz: oh,oh,oh
Como um bom velhinho
Eu digo baixinho: ui,ui,ui
Com os teus carinhos

Em seu traje vermelho
E com grande barba
Põe-me de joelho
Em meu decote baba

Faço um pedido papai Noel
Nesta noite de Natal
Dê-me teu licor de mel
Na minha taça de cristal

Pietra Blanco

                                 RECEITA DE POETA

Uma delicia é o bolo que a minha amiga Rose Giar faz , não encanta só nas poesias mas também na cozinha mulher prendada e certo dia falando com ela sofre comida ela me envia uma foto de um lindo bolo que tinha feito, uma coisa de comer com os olhos de tão saboroso que é.
E eu como uma pessoa que cozinha e o pessoal la de casa adora bolo tinha que pedir a receita e logo ela me enviou, ai disse que o bolo precisava de uma poesia e com seus dois talentos unidos ficou claro as delicias que ela faz.

Bolo de banana

5 bananas maduras                                 
3 ovos
1 xícara de farelo de aveia
1/2 xícaras de aveia
3 colheres de chocolate em pó
1 colher de fermento em pó

Modo de fazer

Amasse as bananas, junte todos os ingredientes, mexer bem por último o
fermento em pó.
Untar forma e enfarinhar com aveia, cortes
bananas em rodelas colocar no fundo uvas passas coloque a massa e leve ao forno por 45 minutos.
Próprio para quem está de dieta ou é diabético e muito gostoso

Bolo

Em uma tigela a alquimia
Na mistura dos ingredientes
Criatividade e autonomia       
Para família um presente

Em volta da mesa um rolo
Todos querendo degustar
Uma delícia parece o bolo
Todos querendo se lambuzar

Quentinho e bom é o aroma
Que enche e dá água na boca
O cheiro parece bala de goma
Que deixa a criançada louca

Redondo e muito fofinho
E o sabor é de chocolate
Todos querem um pedacinho
Até o cachorro quer e late

Rose Giar

 

 

ENTREVISTA COM O POETA

Hoje a revista poesias e cartas entrevistara o poeta Julio Cesar Mauro.

Me chamo Julio Cesar Mauro,  e moro na linda e aprazível cidade de Jundiaí, no estado de São Paulo.

POESIAS E CARTAS: Como começou a escrever?
JULIO CESAR: Eu comecei a me interessar pela literatura já no terceiro ano do primário (atual ensino fundamental), nessa época, li a maior parte das obras de Monteiro Lobato e o seu famoso “Sítio do Pica-pau Amarelo”, li também “O Meu Pé de Laranja Lima” de José Mauro de Vasconcellos. Ao ingressar no ginásio, li a biblioteca inteira (exageros à parte),foi quando comecei a conhecer os livros clássicos da literatura mundial, como “Os Três Mosqueteiros”, “Ivanhoé” e “O Conde de Monte cristo” entre outros.
A minha relação com a literatura, como escritor, começou quando escrevia cartas para meus irmãos que moravam em outras cidades, lá por volta dos meus quinze, dezesseis anos… Posso dizer que eram escritas do tipo crônicas epistolares, e aos poucos fui aperfeiçoando o meu estilo de escrita.
POESIAS E CARTAS; Qual sua relação com a poesia?
Julio Cesar :A escrita para mim é tudo! É uma filosofia de vida. Já me perguntaram se o que eu escrevo é verdadeiro, no que eu posso responder é que é a minha verdade, eu escrevo primordialmente para me conhecer… Sem a literatura eu não existiria.

POESIAS E CARTAS :Qual estilo que prefere?
JULIO CESAR : Eu comecei escrevendo crônicas em forma de correspondência (cartas), como mencionei acima. Mais tarde migrei para a poesia, em meados dos anos oitenta (1986-1987) quando ingressei na Faculdade, e até hoje me considero um escritor que ama escrever poesias.
POESIAS E CARTAS: De onde vêm suas inspirações?
JULIO CESAR: Eu sou uma pessoa de alto-astral, já acordo de bom humor (acordo cantando) e os versos vão surgindo na minha cabeça naturalmente…
POESIAS E CARTAS: Teve influência de algum escritor?
JULIO CESAR: Eu aprendi a gostar de ler com um livro que tem esse nome, que era uma coletânea composta de vários cronistas, como Fernando Sabino, Paulo Mendes Campos, Vinícius de Moraes e outros. Mas o meu maior inspirador é o mineiro de Itabira, Carlos Drummond de Andrade, de quem herdei a fina ironia mineira (minha mãe era de Minas) e a sutileza da escrita.
POESIAS E CARTAS: Geralmente além de poesia o que gosta de ler?
JULIO CESAR: Eu leio de tudo, desde a lista telefônica (será que ainda existe?), bulas de remédio e livros de história, geografia e sociologia… Quando era mais novo, lia até o jornal que embrulhava a carne que comprávamos no açougue, logo ali, bem pertinho de casa.
POESIAS E CARTAS: Já editou algum livro? Ou participou de alguma Antologia?
JULIO CESAR: Tenho sete livros editados (solo) e já participei de mais de trinta Antologias e sou assíduo frequentador dessa modalidade literária… Meu primeiro trabalho foi a Antologia Evoé, de 2017; desde lá não mais parei.
POESIAS E CARTAS: Fale um pouco de suas obras então
JULIO CESAR: Meus livros falam por mim, se alguém quiser me conhecer, minha vida é uma obra aberta, está tudo nos livros. Também utilizo as redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter) para divulgar meus trabalhos.
POESIAS E CARTAS: Qual seus projetos futuros?
JULIO CESAR: Meu próximo projeto é um livro autobiográfico, intitulado “Domingo no Parque”. E meu maior sonho é ver minhas obras no teatro, cinema ou televisão.

 

Copa Do Mundo: A distração que Precisávamos

Depois de uma eleição que trouxe divisão e briga na população chega a copa do mundo com seu glamour unindo todos os brasileiros torcendo para a nossa querida seleção.
Podemos dizer que todo brasileiro é um técnico de futebol que escala e critica cada jogador que lá esta e por sermos assim cometemos até atos ruins como rir por que Neymar o nosso principal jogador se machucou ao invés de dar força a ele para que volte logo e possa nos ajudar nesta copa do mundo.

Nossa seleção começa bem ganhando primeiro jogo contra Sérvia por 2×0 com gols de Richarlyson um deles uma verdadeira pintura um gol de voleio que a muito tempo eu não via nenhum jogador fazendo.

 


No segundo jogo perdemos Neymar e Danilo mas mesmo sem sem eles conseguimos ganhar da defesa impenetrável da Suíça , a seleção se classifica com uma rodada de antes com um belíssimo gol do craque Casemiro.

 

E no ultimo jogo do grupo encara  seleção de camarões.O técnico Tite coloca um time com reservas pra enfrentar a seleção do camarões, infelizmente o brasil perde por 1×0, o Técnico é muito criticado mas era um jogo que eles podiam ter perdido não afeta a tabela e o brasil termina como líder de seu grupo pegando nas oitavas de final o time da Coreia Do Sul.

Nas oitavas de final com a volta de  Neymar  o brasil encara a seleção da coreia do sul a qual eles goleiam por 4×1, só alegria e união o povo brasileiro comemora classificados para as quartas de final e vão pegar a Croácia.

 

Nas quartas de final o Brasil não joga seu melhor jogo no primeiro tempo, time esta apagado mas chega o intervalo e o técnico Tite conversa com os jogadores e vimos uma seleção diferente mais motivada procurando o gol e se não fosse por causa daquele goleiro com certeza tinha saído mais de um a cada chute da seleção o goleiro estava lá para salvar o seu time.
O jogo vai pra prorrogação mais 30 minutos  com os nervos a flor da pele com o coração batendo na velocidade da luz, vemos o brasil guerreiro seus jogadores querendo ganhar e nos acréscimos do primeiro tempo de prorrogação o nosso craque Neymar faz um belo gol muita comemoração e um alivio.
Começamos a segunda parte de prorrogação com o time ainda querendo o resultado, mas no decorrer o time relaxa e faltando menos de 4 minutos para o termino do jogo a Croácia consegue o empate uma coisa terrível agora iremos para os pênaltis e não temos grandes cobradores no time que esta em campo.
E o que temia acontece o brasil perde nos pênaltis, muitas lagrimas dos jogadores em especial de Rodrigo que errou o primeiro pênalti e de Neymar que  na minha opinião das 3 copas em que participou esta foi a melhor jogou, com alma e coração foi um verdadeiro craque não jogando pra si e sim para o time, bom gente o futebol que uniu a todos infelizmente acaba o brasil tem seu fim nesta copa do mundo e o nosso tão sonhado hexa fica para 2026.
Bom pessoal eu acho que o futebol conseguiu unir o nosso povo brasileiro em uma só voz torcemos e sofremos queríamos todos estar comemorando mais uma vitoria mas infelizmente não veio, não devemos culpar a ninguém todos os jogadores deram  o seu melhor, o técnico Tite que Galvão Bueno muito criticou devia pensar que ele não levou todos os jogadores que ele mesmo queria sabemos que existe muita mafia atrás de cada convocação existe patrocínios que a seleção não pode perder.
E na minha opinião como poeta e amante de futebol esta seleção fez mais poesia do que as outras seleções que vieram antes digo após o ano de 2006 tínhamos time pra ser campeões e chegamos até onde podíamos  infelizmente não deu vamos esperar 2026 e torcer para a base que o Técnico Tite deixou formada para o próximo treinador.
Obrigado Seleção Brasileira de Futebol por unir o país em uma hora em que mais precisávamos.

Valeu seleção
Mais uma vez não deu
Eu sei dos esforços
E de tudo que passaram
Mas uniram seu povo
O que tanto sofre

Valeu seleção,
Por nos trazer união
Nos contagiar,
Esquecemos as brigas politicas
Nos unimos em um só grito
Não levaram a taça 
Mas acalmaram seu povo.

Johnny Ribeiro

O VERDADEIRO SIGNIFICADO DO NATAL

Natal uma festa cristã mas qual o verdadeiro significado?
“Natal” deriva do latim natális, que significa nascimento. Em inglês, a variação é outra. A palavra Christmas é uma evolução de Christes mæsse (Christ’s mass) que quer dizer missa de Cristo.
Os comerciantes entendem que o natal e época do faturamento subir de se ter varias vendas e muitas pessoas não entendem que o natal é o nascimento do Menino Jesus ou seja eu entendo que o natal e pra gente se renovar renascer tentando ser melhores.
A tradição recorda um mistério nesta festividade: a Encarnação do próprio Deus.
Não é possível separar o sentido do Natal de sua religiosidade. Se isto fosse feito, haveria uma descaracterização e a festa seria apenas o fruto de um feriado comercial que se repete a cada ano. Sem entender o cristianismo, não se entende o Natal i fica-se apenas no nível da troca de presentes.
Natal é o tempo de celebrar a Deus que vem a terra em forma de homem, as pessoas estão cada vez mais se afastando de Deus e esperam um messias para que possa unir todas estas pessoas.
Finalmente, no Nascimento de Jesus em Belém, creem que o Senhor veio ao encontro da ovelha perdida.
O verdadeiro sentido do Natal reside na felicidade da criatura que recebe a visita de seu Salvador.
Podemos dizer que o natal e tempo de salvação, de união, de amor, e nesta data que estamos a dias para comemorar vamos tentar ser pessoas melhores a cada novo nascimento de cristo, o natal é tempo de abraçar os familiares e perdoar que a tempos nos magoou acabar com os ressentimentos e viver todos em comunhão.
Natal é uma festa de renovação ao nossos corações.

 

 

 

Samuel ThornFilosofia poética por Samuel Thorn

Realmente vivemos pela Liberdade?

A vida é um labirinto, não vemos paredes mais os sentimos, não temos noção de direções e assim com uma maior facilidade ficamos perdidos. O nosso maior inimigo nesse momento é o tempo, assim como a areia que cai para baixo em uma ampulheta, o tempo escapa das nossas mãos sem misericórdia, se a saída não for encontrada e chegarmos na última fase da vida então significa que as ações feitas foram perda de tempo.
Encontrar uma forma de manipular o tempo deve se a porta para sair desse labirinto, a cada corredor que passamos é o novo desafio a ser enfrentado ficando cada dia mais curto, forçando a todos irem mais rápido para qualquer direção e quanto mais perdido ficarmos melhor ponto final tenho a leve impressão que o tempo se alimenta de nossos desesperos.
Hoje, temos acesso uma finita batidão de informações, mas não existe um guia que leva ao final desse labirinto. Quando morremos, não se sabe se continuamos percorrendo labirinto em uma nova fase, como em um círculo infinito onde nada é novo, mas tudo se repete como em um jogo de uma única fase que agrada uma única pessoa.
A maioria das pessoas que estão e as que já foram, não podem dizer que venceram e algumas conseguem manipular o tempo ao seu favor, mas não chegam no fim do labirinto. Nunca chegaram? Que o filho da humanidade não venha antes de alguém chegar na reta final do labirinto do tempo!

 

Livros em destaque 

 

 

Editora Parle

Voo da Poesia 

 

 

 

EDITORA BRUSMARK

https://www.editorabrunsmarck.com.br/p/antologia-rabiscos-de-rudolph/  Rabiscos de Rudolph Uma antologia de Natal criada em colaboração na comunidade Estilo & Poesia, com o apoio da Editora Brunsmarck. Entre no clima e nos ajude a espalhar essa magia. Porque escrever é um ato contínuo de quem respira de janeiro à dezembro. De quem deseja no dia 1º de janeiro ter grandes histórias para contar no dia 24 de dezembro. De quem deseja amenizar a solidão dos inquietos, a abrandar o frio dos esquecidos com palavras depois de um pedaço de sopa com pão. Porque o dia de Natal não é somente o Natal de Cristo Jesus. É o dia em que a maior parte do mundo está mais reflexiva, e onde reside reflexão, moram fontes inspiradoras de poemas que talvez nunca serão escritos. Com essa antologia, buscamos inspirar cada vez mais, novos escritores, poetas, compositores, intérpretes e muitos outros sonhadores que fazem dos seus rabiscos a fonte inesgotável de querer mudar o mundo.

https://www.editorabrunsmarck.com.br/p/inspirando-almas/

Inspirando Almas Autor: Tomaz Souza Título do livro: Inspirando Almas E tudo que se vê e se toca é algo que te faz ser mais feliz, mais ativo, mais perceptivo e mais ciente e crente que tudo está em constante mudança. O ser humano é capaz de mudar, no aprendizado da vida. No amadurecimento e em todas as ocasiões temos que nos colocar no lugar do outro. Esse livro não só te motiva, mas se motiva a ser sempre uma boa pessoa, mesmo sabendo que todos temos defeitos, problemas e ensina a você leitor, que você sempre será capaz de se tornar uma pessoa melhor. Basta acreditar em si mesmo. O autor procurou transparecer nitidamente isso, que você é capaz de qualquer coisa, basta acreditar no seu potencial e isso partirá de você, amiga em frente R$25,00

 

A Equipe poesias e cartas Deseja a todos um feliz natal e um ano novo repleto de reali

 

 

 

2 thoughts on “REVISTA POESIAS E CARTAS N 4

  1. Mto gratificante ler uma entrevista tão linda e verdadeira,de uma pessoa,aliás de um poeta q/conheci e aprendi a gostar e admirar como pessoa e escritor,sendo eu tb uma escritora e apaixonada p/nossa literatura e poetas,so tenho q/aplaudir ao poeta Julio,e aos entrevistadores! Parabéns p/ belíssima entrevista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *