REVISTA POESIAS E CARTAS N 5 JANEIRO 2023

Visão Poética: O que esperar para 2023

Tanta gente confusa sendo pessimista , me pergunto o por que isto?
Temos que pensar positivo e tentar fazer com que o ano que vai nascer seja o melhor de todos.
Então trasse seus planos, metas e objetivos não tema se no caminho algo de ruim vier acontecer, mas se acontecer temos 365 dias para fazer o que queremos vamos a luta com fé garra e otimismo.
Mas acima de tudo seja prudente não deixa nada te abalar se vai ter perdas, se vai chorar ou se vai ficar rico você ainda não sabe e nem adianta consultar algum vidente pra te dizer se vai ter sorte no amor, ou se vai ganhar uma promoção no trabalho tudo equivale a você não desistir de melhorar o seu eu, foque naquilo que é seu objetivo.
Se 2022 te deu tristezas pense que em 2023 as tristezas vão virar alegria pois você já descobriu onde errou e vai tentar não apertar a mesma tecla e errar novamente seja o dono da sua historia um capitão experiente em uma embarcação que acaba de se renovar, não se aprisione no passado apenas o use para não errar novamente pense mais, respire mais, não seja impulsivo com frequência.
Que em 2023 possamos ser mais vitoriosos que tenhamos sabedoria e prosperidade.
O futuro A Deus pertence só temos a obrigação de viver e tentar ser a nossa melhor versão todos os dias.

Te Desejo!

Te desejo vida e sucesso
Sonhos realizados
Harmonia no coração
Que veja a beleza do mundo
Na sinceridade de um sorriso
Ainda existe muita gente boa

Que seja ampla sua visão
Não veja só os defeitos
Entenda mais e brigue menos
Que os sonhos sejam amplos
E mesmo na dificuldade você não desista, persista!
Os realize.

Viva um ano novo repleto de bons pensamentos
Que cada momento seja intenso
E que encontre a felicidade
Sem maltratar a ninguém
Pense que o impossível não existe
E que o nunca, nunca chegará
Viva a vida, Sonhe, persista, e seja feliz.

Feliz 2023!

Receita de Poeta 

Quem gosta de peixe?
Hoje trago a vocês um prato que aprendi na época em que trabalhei em uma peixaria…isso mesmo um poeta que conhece os sabores e benefícios dos pratos feitos com esses animais aquáticos sem contar os suculentos frutos do mar e vamos precisar destes ingredientes:

Peixe assado com recheio.

Ingredientes:
1 peixe inteiro com tamanho de 2 kg eu gosto muito da piapara bem saborosa porem tem um pouco espinhos tome cuidado.
2 colher e meia de sopa rasa de sal fino
salsinha, orégano e colorau
Vinagre de álcool 
Alho e cebola
Modo de preparo: Limpe o peixe tirando todas as escamas e depois por dentro limpe tudo tirando toda aquela parte da cabeça até a barrigada, depois entre a espinha faça dois cortes nas laterais abrindo bem até chegar ao rabo, fure todo o peixe com a ponta da faca.
Em uma vasilha amasse bem o alho e cebola, coloque a salsinha e o orégano e o sal misture bem acrescente o vinagre e logo em seguida o colorau misture bem.
Agora pegue e jogue aquele tempero dentro do peixe e com a mão va espalhando e deixando entrar bastante na parte traseira dele para pegar bastante o sabor do tempero, nas laterais e na cabela passe bastante margarina.

Recheio
Para um peixe deste usaremos:
2 copos americanos de farinha de milho em flocos
100 ml de molho de tomate
50 gramas de bacon
50 gramas de azeitona
1 cebola
3 dentes de alho 
Sal a gosto
Nesta eu vou colocar camarão então umas 100 gramas resolve.

Frite o alho,cebola até dora e logo e, seguida acrescente o bacon deixe ele fritar bem e coloque o camarão, azeitona e o molho de tomate misture tudo e deixe ferver por uns 5 a 10 minutos.
Em um pote separado acrescente a farinha e depois jogue o molho feito por cima e mexa bem e deixe esfriar.
Quando estiver bem frio pegue um barbante para poder costurar o peixe, encha todo o peixe com a farofa e depois costure prendendo muito bem a cabeça com a linha, passe margarina em uma assadeira a forre com rodelas de batata coloque o peixe em cima e o cubra com papel alumínio deixa assar em fogo baixo por 70 minutos depois retire o papel e deixe o peixe assando até dora bem e depois é só servir com arroz brando e purê de batata.

A palavra do profissional

 

Dra. Viviane Ferreira 
Médica pediatra
São Luiz do Maranhão
Assunto:Autismo

A Revista Poesias e Cartas traz a vocês um novo artigo de informações feito pela nossa querida Rose Giar entrevistando  a Dra. Viviane Ferreira medica pediatra que falará sobre o autismo.
E como sempre dizemos uma revista feita por poetas e a nossa querida médica é uma Poetisa.

Poesias E Cartas: Doutora o que é o Autismo?
Dra. Viviane Ferreira :O autismo é um transtorno no desenvolvimento do cérebro que afeta a capacidade de relacionamento com pessoas e o ambiente.
É um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesse.

Poesias E Cartas: Qual a causa do Autismo?
Dra Viviane Ferreira: O autismo não possui causas totalmente conhecidas, porém há evidências de que haja predisposição genética para ele. Outros reportam o suposto papel de infecções durante a gravidez e mesmo fatores ambientais, como poluição, no desenvolvimento do distúrbio.

Poesias E Cartas: Sabemos que não é muito fácil identificar as crianças com características de Autismo, como os pais podem ficar alertas para o diagnóstico precoce?

Dra. Viviane Ferreira: Para os pais ficarem alertas tem sinais que chamam a atenção:
1. Pouco contato visual
2. Comportamentos repetitivos
3. Maior interesse em objetos do que em pessoas
4. Maior sensibilidade a sons, luzes, cheiros ou contato provocando choro ou irritabilidade
5. Não respondem ao próprio nome ao serem chamados
6. Dificuldades na comunicação

Em caso dos bebês!
Apresenta poucas expressões faciais, baixo contato visual, não sorri. Não consegue interagir aos 9 meses quando é para balbuciar algumas palavras tipo “papá, “mamã”, dar tchau com as mãos, entre outros.

Poesias E Cartas: E como ajudar uma criança ou jovem com Autismo?
Dra. Viviane Ferreira: Não há tratamento específico para o autismo e as intervenções dependem da gravidade dos sintomas. As medidas orientadas geralmente ajudam a melhorar a comunicação, a concentração e a qualidade de vida da pessoa e o tratamento envolve uma equipe de profissionais de saúde, incluindo médicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e psicólogos de acordo com a necessidade de cada um. Muitas vezes, medicamentos são indicados para ajudar a aliviar alguns sintomas.

Poesias E Cartas :Autismo tem cura?
Dra. Viviane Ferreira: O autismo não tem cura mas não é uma doença, no entanto, quando o tratamento é realizado corretamente, pode ajudar a melhorar a qualidade de vida, a capacidade de comunicação e a autonomia da pessoa.

Médica Pediatra
Viviane Ferreira

 

Você viu nada TV?

Inspiração: com 14 anos, jovem é aprovado pela 2ª vez em medicina
Surpreendente: com apenas 14 anos, o jovem Caio Temponi foi aprovado no curso de medicina pela segunda vez.
Caio Temponi mal chegou à adolescência e já coleciona aprovações em faculdades do país. Aos 14 anos, o menino nascido no interior do Rio de Janeiro foi aprovado pela segunda vez em medicina na Universidade de Fortaleza (Unifor). A primeira aprovação no mesmo curso, porém, veio um ano antes.
Um verdadeiro gênio, Temponi integra duas sociedades para inteligências superdotados: a Intertel, que só aceita pessoas com QI superior ao de 99% da população; e a Mensa, que aceita os acima de 98%. Com uma lista de aprovação invejável, o aluno tem metas cada vez mais altas e uma rotina intensa de estudos.

Você Sabia?

O livro mais vendido do mundo é a Bíblia, calcula-se que até os dias de hoje tenham sido vendidos mais de 5 bilhões de exemplares quer na versão integral, sem falar das versões menores, novo testamento ou velho testamento bem como os Salmos e outros livros que a compõem.
De acordo com o Livro Guinness dos Recordes, a Bíblia é o livro mais vendido de todos os tempos com mais de 5 bilhões de cópias vendidas e distribuídas.

 

 

 

Curiosidades !

bairro da liberdade são paulo

O Brasil é o pais que possui a maior comunidade japonesa fora do japão.Só em São Paulo, moram mais de 600 mil japoneses.
E  atualmente, o Brasil possui a maior população japonesa fora do Japão do mundo, são pelo menos 1,5 milhão de pessoas.

 

 

 

 

Poesia em Transito 

Fim de ano e as corridas aumentam aqui na cidade pois o centro da cidade fica aberto até mais tarde sem contar os shoppings da cidade, e no dia 27/12 as 23:00 horas o aplicativo me manda uma corrida com uma parada como o valor era bom resolvo aceitar e entram no carro 3 jovens moças.
Uma delas me faz uma pergunta sobre aceitar corridas com parada pois um rapaz havia aceitado antes de mim e quando chegou ao lugar resolveu cancelar por ser uma corrida com parada e alem disso nos xingou.
Eu com uma extrema edução e cuidado digo elas que isso depende de pessoa para pessoa eu por vezes não deixo de atender a nenhuma corrida e isso que este sujeito fez foi uma completa falta de educação que elas deveriam denunciar o motorista.
E pensando neste caso de preconceito e falta de empatia criei este texto.

Mundo triste

Calamidade doida
Tanta falta de empatia
Serviços prestados sem sorriso

Educação em primeiro lugar
Pessoas desumanas
Que afetam e magoam
Não entendem o significado de palavras
Sínicos e perigosos
Indecentes sem prudência

Infelizmente este é nosso mundo
Cheio de barbaridades.

Entrevista com o Poeta 

Para esta edição da Revista Johnny Ribeiro entrevistou o Poeta Garcia Emmanuel. 

Johnny Ribeiro: Quem é Garcia Emmanuel?
Garcia Emmanuel: Garcia Emmanuel é um sujeito sonhador. Um homem que tenta a todo custo preservar a criança que, dentro dele, insiste em não crescer. Garcia Emmanuel, ao mesmo tempo, é um homem que respeita a própria trajetória. Um escritor que sabe que é bom no que faz. Que sempre corre atrás e que sabe que ainda tem muito a aprender!

Johnny Ribeiro: De onde vem tanta a sua inspiração?
Garcia Emmanuel: Me inspiro na vida. Nessa ciranda chamada vida! Observo tudo. Absolutamente tudo! Tento trazer pra mim coisas boas e emanar coisas boas também. Minha inspiração vem da dor, do sorriso, dos abraços, das quedas e do levantar de cada dia pela manhã. Minha inspiração maior é viver!

Johnny Ribeiro: Qual idade você começou a escrever?
Garcia Emmanuel: Comecei na adolescência. Aos 13 anos já escrevia meus primeiros rabiscos em folha de caderno usadas. Guardava-as como quem guarda os bilhetes de um namoro novo. Ali era de fato, um namoro novo. Eu escrevia para fugir de uma Depressão que se iniciava e que convive comigo até hoje. Mas que não mais exerce poder sobre mim.

Johnny Ribeiro: Nos conte sobre os seus projetos o blog pensamentos e poesias e a revista sarau das artes.
Garcia Emmanuel: Olha, Johnny, assim como tudo na minha vida, sempre procuro dar o meu melhor. E eu sabia que além dos meus poemas acumulados e de alguns textos soltos, eu poderia ir mais além, conhecer pessoas e me conectar com elas, buscando aprender mais e mais…
Primeiro veio a ideia da Revista Sarau das Artes. Projeto subsequente a um outro projeto que eu já encabeçava com a escritora potiguar Patrícia Almeida. Nasceu daí a ideia de realizar Lives onde eu pudesse estar em conexão com outros artistas. Conhecê-los e também fazê-los conhecidos. Ao passo que tomar pra mim as lições de uma boa conversa num dia de domingo em casa recebendo uma visita.
Assim é esta Revista.
Convidei Josemara Medeiros, Potiguar e talentosa, esta topou imediatamente! Com isso, logo pensei: posso ir mais além!… Convidei uma equipe maravilhosa logo em seguida. Hoje somos em 6, e é um projeto visionário e muito respeitado pelo corpo artístico e literário no Brasil e fora das nossas fronteiras.
Contamos hoje não só com artistas na grade de convidados, mas com muitos e muitos amigos! Devo muito a minha equipe por este projeto!
Outro grande sonho foi o Blog Pensamentos & Poesias! Este projeto nasceu em paralelo a tudo o que eu já fazia na Revista Sarau, porém, pensei em algo diferente. Não sou sou jornalista, mas, sempre fui apaixonado pela boa dissertação.
Acredito que quando os assuntos são bem colocados eles são bem melhor digeridos e compreendidos. E eu não falo em palavras e rebuscadas, falo em sensatez e clareza.
Estendi o convite a amigos autores e pessoas envolvidas com a boa comunicação. Logo formamos uma equipe sensacional e comprometida!
Hoje contamos com quase 60 colunas publicadas, cerca de 3.100 acessos e mais de 700 comentários! São colunas que falam sobre quase tudo! Seja em poemas, crônicas, contos. Das lutas sociais, passando pela educação e importância da arte até racismo, feminismo e outras temáticas também urgentes!
O Blog Pensamentos & Poesias conta com colunistas do Brasil. Com um repórter especial, o Marcelo Barbosa, e uma diretora de pauta, a Neiriane de Lima. Porém, a maior parte do nosso corpo criativo está espalhada nos continentes mundo a fora, desde os Estados Unidos com Janete Velky, Gustavo Gomes, em Portugal, com Ana Mendes na Suíça, até a África, com Beni Dya Mbaxi em Angola e o Abel Pedro Namacepe em Moçambique.
Hoje, se me perguntar o que realização, eu diria sem pensar: são os meus parceiros e nossos projetos!

Johnny Ribeiro: Quais são seus projetos futuros?
Garcia Emmanuel: Tenho muitos! Contudo, busco sempre aprender com as projeções atuais e pensar no futuro com mais cautela e menos ansiedade.
Porém, se eu fosse hoje revelar o que sonho enquanto deito e minha mente não para, adiantaria que meu maior projeto é continuar avançando no mundo literário e das artes. Aprendendo sempre! Seja idealizando novos ou integrando projetos dos meus confrades.

Johnny Ribeiro: Quais são os livros ou antologias que você já publicou?
Garcia Emmanuel: Hoje conto com a minha 13° participação em Antologias poéticas. Citarei algumas, sem desmerecer tantas outras, cada uma com a sua importância e singularidade: ‘Essas mulheres’ que me abriu as portas, de Idealização da escritora e educadora Patrícia Almeida, no qual a mensagem maior é reconhecer que o lugar da mulher é onde ela quiser, e ‘A diversidade na poesia viva’, que foi o meu primeiro projeto em Antologias poéticas como Idealizador. Neste, busquei resgatar a temática de que somos diferentes, porém humanamente iguais! Que somos pretos, brancos, indígenas, Cis, trans, ciganos, dentre outras características importantes que contam a nossa história como sociedade.
Um desafio satisfatório e uma missão que pude amorosamente cumprir com meus amigos e confrades.

Johnny Ribeiro: No atual momento do Brasil, troca de presidente revolta de uma parte da população,eliminação da copa do mundo, vendo todo o mal que está acontecendo O que você espera para 2023?
Garcia Emmanuel: Rapaz, obrigado, muito obrigado por me fazer este questionamento! Eu espero ser objetivo e claro: Espero que a gente se reconstrua, sabe, Johnny. Espero sinceramente que este país se reconstrua!
Espero que se entenda que vestir a camisa verde e amarela não deva ser um ato político puro e simples de uma parte que acha que pode tomar este símbolo maior para si. Espero que o próximo Chefe de Estado cumpra o seu papel como presidente, cuidando do seu povo! Que é o que um verdadeiro presidente deve fazer! Que cuide das nossas crianças, dando comida na mesa e educação e saúde de qualidade! Que não ignore a ciência que sempre esteve ao nosso lado!
Que a negligência não seja o discurso destaque no Jornal da TV!
Que o poder público cuide do trabalhador, honrando o suor de quem realmente mantém a máquina pública com seus inúmeros impostos – e que estes impostos retornem ao povo em forma de benefícios para uma vida mais digna! -.
Que a arte, além de salvar, ela também emprega e põe comida na mesa!
Que o esporte deve unir, não separar.
Espero muita coisa! Mas, principalmente, que a gente entenda de vez que a Democracia é soberana! E sempre será!

Johnny Ribeiro: Com a correria do mundo não temos tempo pra nada por vezes vemos pessoas entrar em depressão como você disse que chegou a entrar em depressão responda pra nós o que te faz ficar longe disso e na sua opinião você acha que o mundo de hoje está fazendo mais e mais pessoas deprimidas?
Garcia Emmanuel: Verdade é que sim, estamos hoje mais acelerados que há dez anos atrás. A globalização e o advento das novas tecnologias nos trouxeram a modernidade, mas, ao mesmo tempo que conectam também desconectam. Não vou pela hipocrisia de pregar contra, uma vez que, aqui mesmo estamos dela fazendo uso, falo de não levar tudo aos excessos. Falo de usar a tecnologia, mas não esquecer de viver. E viver não é achar que tudo se resume a uma tela de um celular, viver é pegar esse mesmo aparelho e ligar, é ouvir os que estão longe, mas desligar para olhar os que estão perto. É saber usar o tempo em favor daquilo que realmente importa!
Nas minhas primeiras crises de Depressão, por não ter sido criado num ambiente familiar tradicional – pai e mãe – mas com minha bisavó, não tive, pela sua muita idade, espaço para entender o que acontecia comigo. Não a culpo. De forma nenhuma! Cada um vive a sua época. Abrindo a mente para as transformações, claro. Digo que foi a educação e o gosto pela literatura que me salvou. Me fez entender, nas histórias dos livros, quem eu era.
E sozinho!
Mas nunca precisa ser assim. Devemos aproveitar, por exemplo, que se o app do banco faz pagamento, usar esse tempo e ficar em casa e curtir os filhos, a família. Se o amigo demora a ligar, não julgar, buscar entender. Ninguém sabe o que se passa na mente do outro. Somos muito ativo com julgamentos e pouco passivos na hora de ouvir. Eis a problemática e a sua solução.

Johnny Ribeiro: Todo poeta carrega a sensibilidade a flor da pele, por vezes sente muito mais que uma pessoa comum.
Você acha que ser poeta é um dom ou qualquer pessoa pode escrever uma poesia se estudar e entender, bom eu já vi até poetas analfabetos qual sua opinião sobre isto?
Garcia Emmanuel: Olha, antes que tudo, o título de poeta é sinônimo de RESPONSABILIDADE!

Escrever, todo mundo pode! Já diz um ditado, que eu me apego muito, de um pensador que fala: ” Quer ser escritor? Escreva. ” Porém, o que que conduz um poeta é a poesia. Se não houver sentimento real em cada palavra escrita, o texto não passará de meras palavras lançadas no papel.
Ser poeta é muito mais que dizer belas palavras ou frases prontas. Frases de efeito e rebuscadas e eloquentes.
Ser poeta é falar com o coração antes que as palavras lhe cheguem à boca.
Por essa razão não se carece de nenhuma formação acadêmica para tal!
Conheço grandes poetas que escrevem com dificuldade o próprio nome, que não dominam em nada qualquer tecnologia, mas que sabem, como ninguém tocar o coração daqueles que lhe ouvem.
Isso é ser poeta!

Johnny Ribeiro: Dos poetas mais tradicionais do Brasil e do mundo em qual você se inspira?
Garcia Emmanuel: Temos muitas autoras e muitos autores no Brasil ao longo de sua história nas artes! O nosso país é um verdadeiro celeiro de criatividade literária. Um espelho para o mundo!
Mas sempre há aqueles autores que te cativam a alma e alguém que, lendo, você se identifica.
Tenho cá minhas referências, são elas: Machado de Assis, Carlos Drummond de Andrade, José de Alencar.
Mas Clarice Lispector é um dos maiores símbolos que esse país tem quando se fala em talento, simplicidade e amor ao que se faz!
Uma entidade da nossa literatura!

Johnny Ribeiro: E pra fechar esta nossa fantástica entrevista e deixar registrado na nossa Revista Poesias e Cartas Senhor Garcia Emanuel nos envie uma poesia sua.
Garcia Emmanuel: Que isso! Que honra poder conversar com você e com esta Revista Poesia e Cartas!
Quero aproveitar este espaço para dizer que ter espaços como este é de suma importância para nós artistas!
Um apoio sem igual!
Parabéns por este projeto!
Continuem com este fabuloso trabalho!
Obrigado, Jonhny Ribeiro, obrigado a esta Revista!

Poema sem final

Quando me vires sorrir, não sorria comigo.
É que na verdade eu escondo uma dor.
Maior. Bem maior do que possas imaginar!
Quando me vires dançando, não me peça pra dançar mais.
É que na verdade eu me contorço por dentro de tanta dor!
Por favor, não me dês um palco que não é meu.
Eu não sou a tua dose de alegria diária, nem tampouco teu animalzinho de estimação a brincar na tua sala.
Respeite a minha história.
Não te parece, mas eu tenho uma também.
Pode não ser das melhores, mas é a minha!

Eu vi na TV; um morreu, outro foi detido, retido em seu viver, a outra revira o lixo pra sobreviver…

E você continua rindo frente a tela o celular…

A nossa vida se desgraça aos olhos alheios, assim, sem alento, sem que tenha para chorar outro lenço

Amanhã, porventura um lençol preto me cobrirá, daí não terás a graça nem o motivo para sorrir sobre o meu caixão

Assim, uma história sem final.

Garcia Emmanuel
Natal. 06 de outubro de 2022

—–_———

Carta ao protagonista

Olhe ao seu redor
Veja, tens feito um bom trabalho!
Na loucura desse mundo, na usura dos homens, ser quem és é para se comemorar.
Aplaudir!
Festejar!
Não chores pela árvore que seca se vai, dia a dia lutando e lutando…
De cá, estás tu, também lutando suas lutas e vivendo seus lutos.
Vencendo seus medos.
Aplausos!
Por que não abrir um vinho?
Por que ficar aí sozinho?
Tal vida é pra se viver.
Não seja ninguém menos que você!
Não aceite migalhas se tens fartura de amor.

Faça-se vivo em cada memória!
Sobre as tábuas do tempo escreva a sua história e que suas pegadas fiquem nos corações pelo caminho.
Não. Tu não estás sozinho.
Tu não irás naufragar.
Levanta e vamos dançar
Essa valsa é nossa.
E contigo não há quem possa.
Protagonista, herói
Esqueça a dor que te corrói e mais rápido que caia a lágrima abra um sorriso. A janela e também o coração.
E por fim, me abrace.

Com amor, a Vida.

Garcia Emmanuel
Natal. 02 de abril de 2021

https://pensamentosepoesiasgarcia.blogspot.com/2022/12/coluna-de-encerramento.html#more

Agradecemos a participação a este nobre poeta, que a poesia chegue ao coração de todos.

Tristeza Mundial: Adeus Pelé!

 No dia 29 de dezembro damos adeus ao homem histórico que com sua arte de encantar usando a sua suprema magia futebolística vai morar junto de Deus, sua morte traz dor ao mundo todo, um ídolo de muitos jogadores.
Ele se vai deixa seu legado no futebol cumpriu sua missão honrou a sua patria deu sorrisos para muitos, digo que Pelé foi grande imenso com todo seu talento, magnifico em toda sua carreira.
Deixo aqui meus sinceros sentimentos a toda a família dele e a ele o meu agradecimento por ter feito o Brasil o pais do futebol, por ter sido inspiração de vários vai abraçar Deus vossa majestade Rei Pelé.
E com certeza ele merece uma poesia e com toda a inspiração.

Eterno Rei

Se eternizou no mundo
Com o seu futebol
Brasileiro de pele negra
De magia nos pés

O garoto que ganha a copa
O homem que parou uma guerra
O Rei do futebol
De mais de mil gols

O melhor sem comparação!
Grande orgulho da nossa nação
Multi campeão!
Vá com Deus grande herói

Você se eternizou no mundo
Você trouxe beleza em meio a tantas tristezas
Uniu seu povo brasileiro
O mineiro que ganhou o mundo
O Brasileiro que nos levou ao topo

Graça, magia e talento
Que Deus receba você
De braços abertos.

Johnny Ribeiro

 

Projeto/Programa Fuscoteca

Fuscoteca Conhecimento Que Transforma
Idealizado por Jota Paixão (José Paixão Neres dos Santos)
Trata-se de levar livros e incentivar a leitura para crianças.
O Fuscoteca atua em praças e outros locais públicos em diversos pontos da cidade.
Que ocorre quinzenalmente sempre aos domingos no período da tarde.
Pelo período de duas horas no mínimo.
Um fusca personalizado é o transporte dos livros e referencia do Programa Fuscoteca.
Ao lado do fusca forma um tapete de tatames multi cores e que são expostos diversos livros selecionados e de forma atrativa afim de que crianças, adolescentes e também adultos  possam escolher o livro e realizar a leitura na praça, sozinha ou com seus pais, onde também contamos com um contador de Histórias.
Dependendo da demanda iremos de 3 a 5 monitores para realizar o Programa Fuscoteca.
Também servimos lanches as crianças e contamos com ajuda de quem puder fizemos uma rifa sorteando dois livros para arrecadar dinheiro para conseguirmos realizar estes feitos, e para quem quiser ajudar neste incrível projeto aceitamos todo o tipo de doação.

Visão:
Incentivar a leitura, o conhecimento e a interação entre pais e filhos, e especialmente para quem não tem muitas oportunidades de acessos a livros.

 

Missão:
Trabalhar a imaginação natural, sem uso de APPs enlatados, despertando a curiosidade e a criatividade natural, tão abandonada atualmente por muitos pais que por falta de compreensão ou por estarem esgotados em seus trabalhos e rotinas diárias, deixam seus filhos ao uso excessivo de celulares e derivados os privando do uso da imaginação natural, criatividade e desenvolvimento cognitivo, e até mesmo limitando os pais de estarem mais presentes nas atividades de seus filhos.

Objetivos:
Aproximar mais Pais e Filhos, interagindo por meio da leitura. Que além de proporcionar um momento único, dar lhes conhecimento e desenvolvimento Psicológico. E resgatar a convivência familiar, curtir bons momentos e fortalecer os laços familiares relembrando a infância dos pais através da leitura e até mesmo de brincadeiras antigas.

Realização/Satisfação:
Satisfação em aproximar pais e filhos, e regatar nos pais a criança esquecida em suas infâncias, trazendo os para serem pais mais presentes e assim a criança alcançar um melhor desenvolvimento valorizando a convivência familiar se afirmando como cidadãos de bem.

Responsável pelo programa Fuscoteca: Jota Paixão

 

Samuel ThornVisão Filosófica do poeta

Transição 2023

2022 foi um ano muito conturbado e cheios de altos e baixos, um ano marcado principalmente pela política, mortes e pessoas famosas e o conflito entre a Ucrânia × Rússia.
Enfim, estamos em 2023. É de quase certeza que todos tem boas expectativas para grandes realizações e também para o futuro da nação brasileira, ano passado os desafios foram grandes e nesse que adentramos serão maiores ainda, é importante ter perseverança e esperança para chegar ao fim com a sensação de vitória.
Não será fácil para o âmbito pessoal, nacional e internacional. É desde já esperado futuras crises que afetarão todos os países principalmente, tendo em vista os futuros meses gelados da Europa que se aproxima, tendo como um ponto negativo a falta de gás para o abastecimento da população europeia.
Algo extraordinário que ocorrerá em abril de 2023, será um grande eclipse raro que ocorre poucas vezes a décadas. Vários países terão a honra de presenciar esse evento astrológico maravilhoso Infelizmente, o eclipse raro não poderá ser visto do Brasil, apenas os que ocorrerão a partir do Grande Eclipse Solar Americano’ que ocorre no dia 14 de outubro.Nesse ano de 2023, também será uma boa época para investimentos, tendo em vista alguns fatos internacionais, algumas ações relevantes podem ficar mais baratas criando uma boa oportunidade de compra acionaria. É necessário que haja um preparo e estudo para montar uma carteira de investimento diversificada e focada em vários setores econômicos.Uma meta para esse ano, que todos venham se mobilizar e ajudar uma criança que está sofrendo algum tipo de violência sexual. Todos os anos, 1 bilhão de crianças passam por essa situação, que esse índice venha a diminuir em 2023. Esse número representa 12,5% da população global. Um número alarmante que tem de ser mudado pelo esforço unificado de todos.

 

 

 

Assista este Vídeo do canal poesias e cartas linda mensagem acompanhe.

 

 

Campanha Janeiro Branco: A Vida Pede Equilíbrio.

Todos os anos milhões de pessoas ao redor do mundo sofrem de um mal destruidor chamado de depressão, no Brasil a cada 45 segundos uma pessoa tira a própria vida. No mundo, a cada 3 segundos uma pessoa tenta suicídio. Se antes atingia principalmente os jovens, hoje os casos de suicídio entre a população mais idosas vem aumentando.
Não resolve apenas fazendo campanha em setembro, os casos não ocorrem apenas nesse mês, ocorre todos os dias. É necessário vestimos a camisa da campanha todos os dias e ajuda o número máximo de pessoas que estiver ao alcance no momento para que esse índice venha diminuir ao longo dos futuros anos.
Que a Campanha Janeiro Branco venha ser divulgada e cada vez mais ter pessoas engajadas, nesse ano ela tem como tema “A Vida pede Equilíbrio”.
Perto de cada brasileiro existe uma pessoa que necessita de atenção e um certo cuidado especial, não é suficiente apenas compartilhar ou falar, é necessário preparo para saber abordar a pessoa e, além disso, saber ajudar a pessoa. Precisar de preparo para não piorar o estado em que a pessoa se encontra e no fim de todo o processo ela venha sair vitoriosa.
Separados a força é pequena, mas juntos se forma uma fogueira gigante, que venhamos ser essa fogueira gigante para esquentar os corações que hoje grita silenciosamente por ajuda. Infelizmente, são poucos os que escutam. Mas, que todos venham vestir a camisa da campanha janeiro branco.
Um dia pode ser cada um de nós na mesma situação, a vida é um mistério, uma caixa de surpresa, pouco sabemos o que pode acontecer no amanhã, ajudar essas pessoas significa plantar esperança para que no futuro possamos colher o resultado e receber ajuda no momento que mais for preciso. JANEIRO BRANCO, A VIDA PEDE EQUILÍBRIO.

Aniversariantes de Janeiro

Samuel Thorn Poeta, Filosofo um jovem que adora estudar e de tudo tenta entender uma grande pessoas que no dia 01 de janeiro completou mais uma primavera.Obrigado pela sua amizade e colaboração na revista que Deus abençoe a ti grandemente.

 

 

————————————————————————————————————————————–

 

 

 

ANUNCIE NA REVISTA POESIAS E CARTAS CHAME NO WHATSAAP 16 99120 5939

4 thoughts on “REVISTA POESIAS E CARTAS N 5 JANEIRO 2023

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *