REVISTA POESIAS E CARTAS N 8- Abril

Visão Poética por Rose Giar

O que é uma Editora?

As editoras são, geralmente, empresas privadas que coordenam e executam o processo de editoração e publicação de obras literárias, partituras, revistas, discos, jornais, livros, livretos, etc. Ou seja, uma editora é responsável por organizar, corrigir, criar e tornar o produto bruto do seu cliente em algo comercial.

O que faz um editor de livros?

Você sabia que todo o livro publicado passou antes por um processo de aprimoramento pela editora? É isso mesmo! Nenhum original escrito pelo autor é publicado na sua forma mais pura. Ele sempre passa pelas mãos de um editor. E você pode se perguntar por quê? Ou para quê? A intenção é refinar o texto para que este chegue ao leitor da forma mais agradável e simples possível. Acaba sendo uma parceria entre autor e editor.
Neste texto, você vai entender o que exatamente um editor de livros faz e perceber a importância do papel dele na publicação de uma obra.

Mas, afinal, o que faz um editor?

O editor é a pessoa responsável pelo livro desde que este chega à editora na sua forma original até o momento em que a obra sai da editora para ser vendida em livrarias e distribuidoras.
Ele ou ela, pois existem muitas editoras mulheres, fará uma leitura minuciosa do texto e irá apontar melhorias, modificações, inclusões e/ou exclusões e organização.
Para pensar…
Você sabe que muitos livros têm uma parte no final chamada Agradecimentos, não é? Por acaso você já leu essa parte ou costuma ler? Se sim, vai perceber que, na maioria das vezes, os autores fazem grandes agradecimentos a quem editou seu livro, ou seja, ao editor ou editora.
A presença de um editor é essencial na publicação de um livro!
Rose Giar
Editora PARLE

 

A Voz Que Nunca Se Cala por Garcia Emmanuel

Garcia Emmanuel, da cidade de Pedra Preta/RN, é escritor, poeta e antologista. Membro dos coletivos artísticos SPVA/RN e Fênixart. Das Academias literárias AISLA (Academia Intercontinental Sênior de Literatura e Arte), e AILB (Academia Internacional de Literatura Brasileira). Idealizador do Prêmio Literário Laize Costa de Literatura e Poesia (Pedra Preta/RN 2022) Idealizador da Revista Sarau das Artes e do Blog Pensamentos & poesias. Publicou em 2023 o seu primeiro livro de poemas solo "Poemas em A&B". Colaborador nocoletivo artístico Fênixart com a antologia "Poemas em Sétima" - 2023.
Garcia Emmanuel, da cidade de Pedra Preta/RN, é escritor, poeta e antologista. Membro dos coletivos artísticos SPVA/RN e Fênixart. Das Academias literárias AISLA (Academia Intercontinental Sênior de Literatura e Arte), e AILB (Academia Internacional de Literatura Brasileira). Idealizador do Prêmio Literário Laize Costa de Literatura e Poesia (Pedra Preta/RN 2022) Idealizador da Revista Sarau das Artes e do Blog Pensamentos & poesias. Publicou em 2023 o seu primeiro livro de poemas solo “Poemas em A&B”. Colaborador no coletivo artístico Fênixart com a antologia “Poemas em Sétima” – 2023.

Agora chega!

“Já não dá mais!
Cansei de colecionar títulos que não se ostentam na minha estante e medalhas que não adornam bem o meu peito. O seu conceito prévio, o seu pre-conceito torto e suas teses inválidas não vão mais atingir o meu coração.
Tampouco apagar a minha existência!

Cansados estamos nós de suas usuras e exaustos ficamos também de suas falas racistas, homofóbicas, misóginas, capacitistas, intolerantes, etaristas, e retrógradas!

Não cabem mais as suas frases de efeitos, com efeitos retardatários, nem se aplicam a nós as suas atitudes infantis e inconsequentes!

Sou do país que mais mata os que amam à sua própria maneira.
Alto lugar ocupo entre os que matam as flores do seu próprio jardim, Mulheres.
Sou da nação que tomam a pulso firme as terras dos povos originários, onde se diz: “Nenhum palmo de terra lhes serão dados!”
Sou do povo que vê padecer às ruas frias as suas próprias crianças, as ditas “futuro da nação”!

Mas que nação? Essa que aos seus nega o seu pão e aos seu rejeita a vacina que traz vida?

Falar em vida , quantas se foram sem sequer pelos seus serem velados!
Mas seguiu a dor, regido pelo algoz que não reconhece a força do seu próprio povo!
Seguiu o fio da negação e da opressão… Na casa da minha mãe tinha vacina sim. Era o amor, tá, capitão!

Eram tempos fascistas e o amor estava proibido.
Arrobas era o mesmo que quilos.
“Meu Deus, o que é aquilo?? Ah,… é só mais um preto no camburão.”

Eu não podia cantar, eu não podia amar, beijar em público? “Que absurdo! Que falta de vergonha! Olhem as crianças!”
Minha fé demonizada, chutaram a oferenda pela calçada e aos símbolos sagrados menosprezaram!
Mas não apagarão a minha história!
Eu sei o que é um Navio Negreiro, mas não vou voltar pra ele!
Ouça o meu canto de todos os cantos!
Não sou herege, sou filho de santo!

Se sou mulher não devo a minha voz elevar.
Se laboro como a ti, homem, elevado não será o meu ordenado. “Quem te manda engravidar?”
Não seguirei sob as ordens do patriarcado!

“Agradeça! Preto e pobre e ainda quer ganhar bem?, Olha de onde você vem!”

Mas mesmo assim sigo em frente, saudável ou mesmo doente, sorrio. Pois ainda que em minha boca faltem os dentes, do meu coração a alegria nunca sairá!

Sou Franciscos, Marias, Zumbis, Dandaras, Malês e Marielles!
E nunca será uma questão de fazer “L” ou qualquer letra que seja. É tão somente buscar a vida que se deseja.

Sou da tribo, do gueto e da favela. O meu destino não será a cela, e o meu futuro quem escolhe SOU EU!

Garcia Emmanuel.

Entrevista com o Artista

A pessoa entrevistada deste mês é um cantor de uma bela voz  o talento que ele tem é muito melhor que estes cantores sertanejos que temos hoje, apesar de conhecer ele a muitos anos
não to puxando sardinha acompanhem a entrevista e me digam se não estou falando a verdade.

Em uma de suas apresentações onde comoveu a plateia com seu carisma e emoção ao cantar

 

Apresento a todos o Príncipe- Juliano Henrique

Johnny Ribeiro: Quem é o Juliano Henrique?
Juliano Henrique: Sou uma pessoa simples , gentil, simpática, extrovertida um cara excêntrico ,sociável , proativo, positivo e bem alto astral com a vida.
Johnny Ribeiro: Com quantos anos começou a cantar?
Juliano Henrique: Comecei a arriscar a cantar eu ainda estava na escola na 5 ou 6 serie entre 12 a 14 anos, comecei a arriscar umas musicas internacionais cara eu tentei cantar Michael Jackson.
Com meus 20 anos ja aprimorado conhecendo muito bem os acordes  do violão e tendo uma boa noção posso dizer que foi ai que comecei a cantar de verdade.

Johnny Ribeiro: Lembro de você em uma época com o cabelo amarelo, nesta época o cantor Belo fazia muito sucesso no pagode o que você me fala desta tua faze?
Juliano Henrique: Rapaz mas se lembra dessa época? (risos) então eu acabei arriscando ai todos os meninos estavam fazendo era luzes e acabei entrando nesta onda.
Naquela época era influencia o cantor Belo fazia e faz sucesso até hoje, e particularmente eu gosto muito dele e naquela época alias na nossa época o amarelo predominava como nos dias de hoje que a molecada pinta de azul.
Digamos assim que nos anos 90 o pagode predominava fazia muito sucesso o Belo era estourado e eu me inspirando naquilo tudo acabei pintando o cabelo.
Johnny Ribeiro: Nos vemos hoje vários cantores assim como você, com uma bela voz que não tem muito sucesso, não aparecem em televisão e outros que pelo amor de Deus não cantam tão bem e explodem por que você acha que acontece isto, tem alguns cantores que fazem meus ouvidos doer.
Juliano Henrique: A respeito disso temos duas posições:
1 o gosto particular, 2 Investimento eu acho que independente do seu talento ou se sua voz e bonita ou não ou a cor da sua pele , se você tiver mais massa mais peso de recursos de patrocinador e empresários e principalmente hoje com as mídias digitais então o cara mesmo não tendo voz vai alcançar o sucesso.
Diferentemente se a gente for pegar 30 a 40 anos pra traz pra gravar era completamente diferente o cara tinha que ser muito bom pra gravar, cantar e estourar se a gente comparar Leandro e Leonardo, Zezé,Chitãozinho, João Mineiro e Marciano e outros grandes cantores e ver como foi a dificuldade deles e os caras são bons pra caramba, hoje a gente ve esses que fazem faculdade que vem do agronegócio a família deles ja tem recursos para poder bancar uma carreira dele para eles as portas ficam mais abertas pois tem um poder aquisitivo maior.
Johnny Ribeiro: Temos no Brasil a lei Rouanet, você acha justo ela? Sabemos que existem vários artistas que não procuram se informar você já se informou como ela funciona?
Juliano Henrique: Lei Rouanet mais conhecida como lei federal de incentivo a cultura lançada em 1991 sancionada pelo então presidente Fernando Collor, apesar de eu nunca ter ido atrás um desleixo meu pois seria uma grande oportunidade,  um atalho bem vindo sou a favor desde que ela seja usada de forma correta.
É uma captação a qual a pessoa física ou a empresa pode sede ao cantor, ao musico, ao artista enfim mas acontece que tem muita gente de nome grande que a usa de forma errada estamos falando de tubarão artistas consagrados que usam esta lei sem necessidade isso acaba prejudicando nos os cantores que estão começando e com isso as empresas acabam patrocinando os grandes tubarões que não deixam a gente crescer eu acho que tem sol pra todo mundo.
Deviam fazer uma CPI todo ano a respeito da lei Rouanet com isso seria colocado muito mais a limpo as coisas no papel e poderia sim vir mais recursos para os pequenos artistas conseguirem ter o seu lugar ao sol.
Johnny Ribeiro: E como conseguimos contratar o Juliano Henrique para nossas festas, Bares, eventos?
Juliano Henrique: Pra me contratar é so dizer #chamaoprincipe pode usar as plataformas  digitais no facebook ; Principe juliano Henrique, no instagram @JulianoHenrique816 ou chama la no zap do principe 16 99387 5821 garanto um show com muito amor e carinho e sem frescura.
Johnny Ribeiro: Quais seriam os seus planos para o futuro?
Juliano Henrique: Olha meu plano de imediato, vamos considerar a partir de amanhã que ja é o futuro é poder viver só de musica ter uma estabilidade.
O sucesso todo mundo almeja eu quero sim fazer sucesso mas, conseguindo viver so da musica vamos dizer cantar em bares, festas poder fazer so aquilo que eu tanto amo e que me deixa feliz, depois disso almejar uma carreira na musica fazer sucesso em todo o brasil quem sabe também no exterior rsrs .
Johnny Ribeiro:Quais são suas inspirações na hora de cantar, quem são seus ídolos na música?
Juliano Henrique: Minhas inspirações são bastante, mas vou apenas acrescentar o mundo sertanejo tenho 2 pessoas que me inspiro bastante e gosto muito da historia da carreira deles.
Uma delas é o Bruno da dupla Bruno e Marrone e a outra o Zezé de Camargo a historia de vida dele e de sua família  e muito bonita e o Zezé sempre foi arrimo de família.
No meu ponto de vista Zezé de Camargo tocava sanfona em rodoviária pra ajudar em casa, é um cara batalhador que merece tudo o que conquistou sempre digo para o pessoal que ele cumpriu sua missão ele e seu irmão Luciano ganharam tudo com muito mérito tenho uma forte inspiração nele quem sabe um dia eu consiga me comparar a ele.

Johnny Ribeiro:O que significa cantar pra você?
Juliano Henrique: Cantar pra mim é desvendar as emoções do publico, das pessoas que estão ouvindo desvendar os mistérios pessoais de cada um.
A musica tem este poder de mexer na alma no emocional das pessoas, a musica  é libertadora nos traz a nostalgia de uma pessoa lembrar de um amor ou algo especial que aconteceu com ela a 20, 30 anos atras, é tipo assim a musica traz o passado para o presente com uma harmonia diferencial.
Canto com o sentimento e com emoção, e com isso observando o publico acabo por me conectar com eles, já chegou pessoas em mim que disseram que a eu fiz ele voltar ao passado e relembrar um grande amor.
A musica tem uma magia muito forte faz com que viajamos em letras e melodia é e,emocionante cantar.
Johnny Ribeiro Já escreveu alguma música?
Juliano Henrique: Sim já compus , tenho uma musica que fiz a mais ou menos 10 anos em homenagem a mulher foi feita em uma tarde e uma noite na véspera do dia da mulher  uma linda musica que se chama em você mulher.
Também tenho outra em parceria com um amigo , o Mauricio Campos ele começo uma parte da estrofe ai eu entrei e terminei com um refrão.
Johnny Ribeiro:    Pra encerrar nossa entrevista, nos fale aquela frase certeira que Juliano Henrique o príncipe sempre pensa quando acorda?
Juliano Henrique:  Quando eu acordo eu ja penso assim avante e pra cima, agradeço a Deus e bora matar os leões que o dia nos da então é a avante e pracima!
E esta frase aqui que falo em todas a s minhas apresentações.
AO VIVO E A CORES SEM CENSURA E SEM FRESCURA!!!!!!

Agradeço ao amigo Juliano Henrique pela participação na revista e espero que logo consiga o sucesso merecido.

Visão Filosófica por Samuel Thorn- Brasil: O Povo Guerreiro

       A nossa história é repleta de importantes momentos, que também são desafiadores mas que tem riqueza em sua complexidade. Entre esses momentos, um dos mais famosos é o Descobrimento do Brasil, quando os portugueses chegaram ao país pela primeira vez em 1500. Mas, é importante lembrar o lado triste da história brasileira, marcado pela exploração, escravidão e genocídio dos povos originários.
Os povos originários foram os primeiros habitantes do Brasil e, portanto, têm uma importância fundamental na história e na cultura do país. Apesar disso, eles foram subjugados e explorados pelos colonizadores europeus, que impuseram sua cultura e valores em detrimento dos nativos. Hoje, é importante valorizar e proteger a cultura e os direitos desses povos, reconhecendo sua contribuição para a formação da identidade nacional.
Todos os fatos ocorreram no tempo em que tais atos eram considerados normais e padrão na sociedade do século XVI. Mas, esses são erros que não podem ser cometidos novamente e nem traços das ações do passado serem aplicadas nos dias atuais. É necessário lembrar das ações como uma forma de aprendizado e fazer ações que contribuam para a cultura do nosso país.
A cultura portuguesa também tem uma grande importância na história brasileira. Foi ela que trouxe a língua, a religião, a culinária e outros aspectos que moldaram a cultura atual. Além disso, Portugal foi o país que colonizou o Brasil e estabeleceu sua estrutura política, econômica e social. É inegável que a cultura portuguesa deixou sua marca na história do Brasil.
No entanto, também é importante reconhecer o lado ruim da cultura portuguesa para o Brasil. A escravidão, por exemplo, foi uma instituição cruel e desumana que foi trazida pelos e explorou milhões de africanos durante séculos. Além disso, todos os costumes foram impostos aos nativos e não considerou suas tradições e crenças, resultando em um conflito cultural que ainda é sentido em algumas áreas do país.
Para lembrar de todo o contexto Histórico temos o dia 22 de abril que é o Dia do Descobrimento do Brasil. Essa data é um momento para refletir sobre a chegada dos portugueses ao território brasileiro e suas consequências para a história e a cultura do país. É uma oportunidade para lembrar tanto os aspectos positivos, como a influência da cultura portuguesa e a construção de um país plural, quanto os aspectos negativos, como a exploração e a violência contra os povos originários e a imposição de uma cultura estrangeira sobre os nativos.
Nesse dia, o nosso país foi descoberto e a nação que se chamaria brasileira começou a ser conhecida ao redor do globo. Somos um povo forte e que mesmo tendo uma história sofrida, nunca deixou de batalhar e lutar pelos direitos e liberdades que todo ser humano deveria ter. Somos batalhadores, somos uma profissão, somos brasileiros.

Abril Sonhos Mil

Uma história sofrida,
Marcada pela escravidão.
Terra sendo tomada
Cultura cedendo à opressão.

Algo imposto a todos,                                               
Sem consulta ou decisão.
Liberdade tomada,
Exploração e submissão.

Em meio a tantos fatos,
Houve contribuição
E ao final da história,
Organização ressoam.

Indústria, saúde, educação,
A nação começa a surgir.
Brasil em formação,
Sem saber para onde ir.

Hoje somos livres,
Temos voz e decisão.
Relações internacionais,
Coração cheio de riqueza e união.

Lembremos de nossa história,
No 22 de abril.
Vejamos os dois lados,
E ajudemos a construir esse país

 

 

RECEITA DE POETA

Para esta edição contamos com a querida Maria Rogéria Poetisa e Cozinheira, autora do livro “Vida, Amor e Arte em Poesias” um lindo livro o qual quem ler vera a nobreza desta mulher conhecendo um pouco dela em cada poesia escrita, ela nos mandou uma receita que eu adoro inclusive eu copiei e cara se o meu ficou bom imagine o dela que podemos dizer que é mestre cuca na cozinha valos lá ver como é esta receita.

Filé de Merluza ao forno com purê de batata
Ingredientes:

01 k de filé de merluza temperada com sal,pimenta do reino a gosto,

Ingredientes Para o purê

3 a 4 batatas cozida e espremida
3/4 de copo de leite
01 colher (sopa)rasa de margarina
Creme de leite até dar ponto cremoso
Coloque a batata cozida e espremida numa panela junte o leite,e a margarina até derreter,acerte o sal e aos poucos junte creme de leite
Mexa bem até dar ponto cremoso.e reserve .

Para cobertura:

03 a 04 tomates em rodelas
01 cebola fatiada
Sal a gosto
Azeitonas em rodelas (opcional)
Misture bem
Montagem
Numa travessa espalhe um.pouco de azeite
Espalhe os filés de merluza
Por cima dos filés o purê de batata
E por último a salada de tomates
Regue com azeite e leve ao forno até os filés cozinharem e assarem .

Maria Rogeria Patrocinio

.

E é claro não pode faltar aquela poesia pra gente ler e se animar em comer este delicioso prato acompanhado de um vinho suave.

Despertando os sentidos

Abre me as portas
Dos sentidos
E me deixe passar
Com meus anseios,desejos,e esquisitices.
E que juntos possamos outra vez voar.

Abre me as portas do seu sorriso .
Que um dia a tristeza me impediu de enxergar.

Abra.se as cortinas das emoções,e me conduza apressadamente e simplesmente, pelos caminhos certos !!!
E sem desilusões
Sem arrependimentos
Sem nenhum
Vencedor
Porque quem
Ama de verdade
Não vive
Dentro de uma batalha !
Ou disputa
Quem ama
Simplesmente
Quer amor .

Autoria Maria Rogéria Patrocínio da Antologia :
Na imensidão dos versos 2022

Pascoa a Ressurreição

Qual o significado da pascoa?
Será que é o coelhinho e os ovos de chocolate?
A Páscoa Cristã é uma das festividades mais importantes para o cristianismo, pois representa a ressurreição de Jesus Cristo, o filho de Deus. A data é comemorada anualmente no primeiro domingo após a primeira lua cheia que ocorre no início da primavera (no Hemisfério Norte) e do outono (no Hemisfério Sul).
 
O ovo, por sua vez, é um símbolo de vida e renascimento. Povos da Antiguidade, como os romanos, propagavam a ideia de que o Universo teria a sugestiva forma oval. Na Idade Média, houve quem acreditasse que o mundo teria surgido dentro da casca de um ovo.A tradição do coelho da Páscoa é mais recente, se comparada à do ovo. O costume surgiu no século XVI, na Alemanha. Os alemães trouxeram o hábito para a América no século XIX. O animal foi associado à Páscoa porque se reproduz rapidamente e simboliza fertilidade e vida nova.
O letrista, compositor e poeta Bello35 nos prestigia nesta edição com uma excelente obra mostrando toda sua devoção a Deus comemorando este momento de ressurreição.
Bello35 esta perto dos seus 900 obras escritas mostrando sua devoção a Deus um grande artista que evolui a cada dia mais podendo assim cativar o publico abaixo uma composição que ele fez sobre a pascoa.

Jesus Na Páscoa

Jesus na páscoa,
É ressurreição
É enriquecimento                                                    É vida
Vida de amor
Paz e luz divina
Jesus na páscoa
Traz esperança
De um mundo melhor
De nova vida
Vida abençoada
Com Fé e Esperança
Bençãos maravilhosas
Para nós os teus filhos
Jesus na páscoa
Sempre nos perdoa
Todos os dias Ele nos perdoa
Pela Tua graça
E por Tua infinita misericórdia
Feliz Abençoada Páscoa !!
Cheio de luz e com as bençãos de Jesus!!

Escritor Bello35 de Araraquara-sp

Poesia Em Transito 

E ai pessoal tudo bem?
Vamos lá pra mais um causo do nosso poeta e motorista de aplicativo o qual relata todo o mês um acontecimento.
Sabe eu fui criado na religião católica sou um cristão e neste dias vários passageiros vão ao supermercado para compra de peixes dizendo que comer carne é pecado na semana santa mas o por que disso, eu fiz uma corrida pra duas moças as peguei no supermercado e fiquei escutando um pouco do que elas falavam sabe fiquei meio abismado olha só o que elas disseram vou as chamar de amiga a e amiga b.

Amiga A: Nossa amiga nestes dias temos que comer peixe, não sou muito fã mas é pecado
Amiga B: Verdade né, mas o cheiro de peixe é horrível o sabor dependendo do tempero até que é comestível.
Amiga A: Mas você sabe a Ana da nossa turma o bafo dela é pior que peixe.
Amiga B: rsrsrs caramba é verdade e aqueles dentes tortos dela da até nojo olhar pra cara dela.
Amiga A: Nossa ela deve ser muito porca, podia pelo menos disfarçar chupando uma bala.
Amiga B: Falando nisso se sabe quem eu beijei ontem?
Amiga A: Quem ?
Amiga B: O Breno aquele loiro de olhos azuis que faz Educação física.
Amiga A: Mas ele não é namorado da Kelly?
Amiga B: Sim, mas eu não resisti que cara bonito chegou em mim e começou a conversar me pediu um beijo relutei e me fiz de difícil ele não se contentou e me agarrou e me beijou que delicia.
Amiga A: Bom pelo menos ele não tem bafo d e peixe morto rsrsrsrsr:
Amiga B: Pelo menos, marcamos de sair hoje.
Parando em um sinal vermelho, um rapaz morador de rua me pede uma moeda e a amiga A diz:
Amiga A: Nossa motorista você fica dando moedas pra estes vagabundos nossa que cara nojento.
Motorista: Mas ele deve estar com fome deve estar juntando pro almoço.
Amiga A: Eu nem olho pra estes tipinhos, não tenho medo e sim ignoro pessoas que estão nessas condições.
Chegando ao local de destino dessas duas moças peguei e disse:
Motorista: Vocês estão falando que se deve comer peixe na semana santa que é pecado e tudo e cometem pecados piores todos os dias qualquer ser humano merece ser respeitado aconselhado a melhorar e traição e coisa feia.
Me olharam resmungarão e saíram do carro sem graças, meninas pecadoras tentando ser as certas é complicado ouvir.
E é claro que temos uma poesia para elas por que tudo temos que tomar de aprendizado e inspiração.

Consequências da ignorância

O mundo fragilizado
Pessoas que só sabem criticar
Dizem ser religiosas mais são ignorantes                                 
Nunca sabem a verdade 
O ser humano e sua maldade

Muitas vezes verbal e demente
Suas ofensas traiçoeiras
Nunca pensam no próximo 
Seguem sua doutrina 
Um religiosidade  vazia 

Critica mendigos 
Não conhecem a fome dos outros
E nem imaginam o quanto são doentes
Falta conhecimento e amor ao próximo
De e não olhe pra quem, seja amigo parceiro
Ajude a quem precisa

Uma palavra amiga 
Um conselho pra melhorar
Não apenas criticas e fuxico
Precisamos mudar 
Que seja com uma palavra ou um gesto
Ignorância é falta de conhecimento
Se policie e tente fazer que o mundo mude.
Pelo menos o mundo próximo a você.

 

O Que é Chat GPT?

O Chat GPT é um algoritmo baseado em inteligência artificial. Ele foi criado por um laboratório de pesquisas em inteligência artificial dos EUA chamado OpenAI, com sede em San Francisco. O nome Chat GPT é uma sigla para “Generative Pre-Trained Transformer” – algo como “Transformador pré-treinado generativo”.
O algoritmo do Chat GPT teve seu desenvolvimento pautado em redes neurais e machine learning, tendo sido criado com foco em diálogos virtuais. A ideia é que ele pudesse aprimorar a experiência e os recursos oferecidos por assistentes virtuais, como Alexa ou Google Assistente. O sucesso da ferramenta está em oferecer ao usuário uma forma simples de conversar e obter respostas.
A arquitetura do Chat GPT se baseia em uma rede neural chamada Transformer, projetada especialmente para lidar com textos. O modelo de inteligência artificial tem várias camadas que permitem à plataforma prestar atenção nas palavras-chave, ao contexto e aos diferentes significados que as palavras podem ter. Trata-se de um modelo extremamente avançado de geração de texto.E quem é o dono do Chat GPT? A organização OpenAI, criada em 2015, em tese é sem fins lucrativos, e vem recebendo aporte financeiro de diversas empresas com objetivo de desenvolver a tecnologia. Elon Musk, criador da Tesla e da SpaceX, é também um dos cofundadores da OpenAI, mas deixou a empresa. Além dele, estão na lista Sam Altman, que está à frente das operações; Peter Thiel, cofundador do PayPal; e Reid Hoffman, cofundador do LinkedIn, entre outros.
Como toda inteligência artificial, o Chat GPT se alimenta de informações que coleta na internet. Portanto, o que está disponível na internet atualmente é a base de dados do algoritmo. Baseado em padrões e no cruzamento das informações, o Chat GPT transforma as querys, os questionamentos dos usuários, em respostas.
Evoluir é sempre bom mas eu penso que daqui alguns anos as crianças não saberão abrir um livro pois tudo hoje em dia é internet.
Pensando e querendo que a rotina de aprendizagem aumente acho que professores, pais de alunos, diretores e  coordenadores devem se reunir e planejar coisas para que estimulem a leitura das crianças para que elas saibam abrir um livro e fazer uma pesquisa , em casa os pais cobrarem a leitura e a escrita das crianças reforçar o estudo nestes primeiros anos é fundamental.
GPT é uma excelente ferramenta mas fico pensando se ela não vai vir atrapalhar o desenvolvimento e deixar o ser humano preguiçoso não querendo aprender, ou talvez nisso tudo eu esteja errado ela pode fazer com que a nossa evolução seja mais rápida pois se pararmos para analisar teremos que ler todo o trabalho que eles fizerem para corrigir erros que talvez venha a ter.

 

21 de Abril – Tiradentes 

Tiradentes” era o apelido atribuído a Joaquim José da Silva Xavier, que ficou famoso por ser um dos líderes da Inconfidência Mineira e por ter sido o único, entre os inconfidentes, a receber a pena capital, isto é, a pena de morte, pela forca.
Entre tantas carreiras, o que tornou Tiradentes um herói nacional foi o fato de ter sido um dos líderes da Inconfidência Mineira, movimento contra os impostos exacerbados no Brasil que durou de 1789 a 1792.    

Ele foi enforcado em 1792 e, depois, esquartejado, por traição à coroa. O movimento do qual fez parte era anticolonialista, queria a instalação da República. Os conspiradores mineiros planejavam o fim da dominação portuguesa sobre o Brasil.
Ele lutou pela sua pátria querendo o melhor, foi um homem condenado por que queria seu pais livre queria a independência que só viria 30 anos mais tarde pelas mãos do neto da mulher que o condenou a morte, sim Dom Pedro I era neto de Dona Maria I, a Louca, a rainha portuguesa que assinou a sentença de morte de Tiradentes.
Hoje olhando o que tantos lutaram pela independência vejo o quanto eram patriotas e estavam cansados de sofrer de serem julgados por um pais que tanto roubou o nosso, que tanto massacrou estes heróis tem que ser sempre lembrados para dar inspiração as gerações pois lutar pelo o que se acredita não é vergonha e defender a tua patria acima de tudo é uma honra enorme para todos.

 

Dia 19 de Abril- Dia do Índio

Palmas (TO) – Índios de diversas etnias brasileiras e estrangeiras assistem às demonstrações de esportes nos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas ( Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A data de 19 de abril é dedicada a celebrar a cultura e herança indígena em todo o continente desde o 1º Congresso Indigenista Interamericano, que foi realizado no México em 1940. Esta data serve para lembrar e reforçar a identidade do povo indígena brasileiro e americano na história e cultura atual. Na tentativa de preservar as tradições e identidade dos indígenas, o Dia do Índio surgiu para lembrar as novas gerações das verdadeiras raízes que formam o povo brasileiro.

Donos da terra – Daniela Valadares Aleixo

Usurparam sua cultura
costumes e tradições.
Apossaram-se de suas
terras, seu verde devastou.
O índio andava nu, uma livre
inocência, foi injetado em suas
mentes inverdades sobre moralidade
cegaram a sua pureza…
513 anos depois, O índio
ainda tem que guerrear, por uma
terra que sempre foi sua,
provar que este é seu lugar.
A força do índio vem de um querer,
provar que esta terra vasta não é
“terra de ninguém”.
Esta terra sempre teve donos,
tinha e ainda tem… ÍNDIOS.

 

Passeios do Fusca

O fuscoteca pegou pista e foi aqui pertinho de Ribeirão Preto-sp, viajou até Sertãozinho pra alegra alguns velhinhos.
Nossa amigo poeta e cordelista Jota Paixão o presidente do instituto fuscoteca além de levar conhecimento opara estes senhores levou alegria, alto astral, declamou suas obras com todo amor.
Foi alegria, informação sairão todos de lá com muito conhecimento pois o fuscoteca esta trabalhando pra ajudar a melhorar o mundo, ainda não é ele todo mas um pedacinho que daqui a pouco expande.

Livro em destaque

A revista poesias e cartas tem a honra de apresentar a vocês esta obra que pra mim é maravilhosa deste poeta espetacular Julio Cesar Mauro, reunião magnificas poetisas e criou uma antologia que já esta na 2 edição.
Julio Cesar e Damas da Poesia, surgiu da necessidade natural de homenagear nesse livro várias escritoras talentosas, que por motivo nobre, se destacam por sua leveza e graça.
Assim como a flor popularmente conhecida como ” Dama da noite “
As Poetisas aqui inserida se destacam pelo seu perfume e frescor vestidos em inspiradas poesias.
Assim são as Damas da Poesia cada uma individualmente tem sua beleza é naturalidade em escrever lindas histórias.
A todos vocês meu abraço cordial!
Para adquirir esta obra prima você compra direto com o autor e ainda ganha uma dedicatória
55 11 97029-1935- pode chamar no zap  que ele responde rápido não perca esta linda obra.

 

Antologia 100 poetas 1000 poesias

Editora PARLE,

Convida a todos os poetas que sonham
em ver seus poemas registrados em um livro
inédito!!!!
💯 Poetas e mil Poesias
Será um livro tamanho 15X22
Cada Poeta terá direito de:
11 páginas: 1 para mini biografia e 10 páginas para poesia.
1 livros cada um
Registro de ISBN e Ficha Catalográfica
1 marcador personalizado
Valor 170 reais
Depois tem a taxa do frete.
Participem!!!!
mais informações podem nos contatar pelo 
Whatsapp (11) 99772-8507 ou (16) 99120-5939

Rose Giar
Editora PARLE

Produtos Poesias e Cartas

 

Caneca Com poesia personalizada R$ 45,90
Camisa com poesia por 79,90

 

 

costas

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                                                                           

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *