Revista Poesias & Cartas N 15

A Voz que Nunca se Cala por Garcia Emmanuel

Consciência tem cor?

por Garcia Emmanuel

20 de novembro. Dia da consciência negra no Brasil. O país para para refletir no que se comemora esta data.

Mas… será para que mesmo? Será que interrompemos nossas postagens, nossa rotina, para dedicarmos igual avaliação a esta data e seu simbolismo?
Será que paramos para lutar com aqueles que sentem na pele o que é ser pessoa preta no Brasil, no mundo?
Em 20 de novembro de 2011 foi instituída legalmente no nosso país uma data que lembrasse a luta de um povo inteiro por sua sobrevivência. Embora tenha sido em 2003 inserida no calendário escolar. Foram daí, 8 anos.
A data relembra a data da morte de um dos líderes mais influentes e importantes da causa racial em nossa nação, o Zumbi dos Palmares. Líder do Quilombo dos Palmares, localizado entre os estados de Pernambuco e Alagoas.
Zumbi dos Palmares, como é historicamente conhecido, foi morto em 1695, por bandeirantes sob o comando de Domingos Jorge Velho.

A morte martiriza esse homem que é pilar da nossa história, tanto por sua garra e coragem, quanto por sua influência reverberada até hoje nas aulas de história e na nossa sociedade.
Para aqueles que atentam para a importância e simbolismo de sua existência, Zumbi dos Palmares traz em seu nome, os nomes de todos nós, pessoas pretas que lutam para ter direitos reconhecidos, direitos reconhecidos postos em práticas, porém, nossa luta vai, antes disso, falar sobre SOBREVIVÊNCIA!
Ser preto ou preto nesse país é ser automaticamente alvo, mas infelizmente não “alvo” como a neve, digo alvo de piadinhas a bala perdida. Lutamos todos os dias para entrar e sair dos ambientes sem sermos perseguidos. ” Ah, mas não foi impressão sua?” pergunta o branco sem lugar de fala.
Não, irmão. Nunca é impressão!
O retrato dessa nossa afirmação vem de vivências sentidas na pele preta! E de dados consolidados também. Vejamos que, de acordo com dados do IBGE em 2023, apenas 10% dos alunos de escolas públicas de alto nível são autodeclarados pretos. Isso já nos coloca em pé de desigualdade a nível futuro, visto que o ensino público no Brasil quase nunca oferece boa estrutura para os seus alunos, alunos estes que já enfrentam inúmeras dificuldades para prosseguir com o ano letivo, problemas que vai desde questões econômicas familiares, locomoção, estrutura social, estrutura do prédio escolar, falta de elementos didáticos, tais como livros, merenda, carteira, professores, entre outros…
Embora tentem nos convencer que estas dificuldade não sejam raciais, argumento que o IBGE, em 2019, detectou que apenas 61,8% dos alunos pretos conseguiram concluir o ensino médio, contra 76,8% dos alunos de cor branca.
São muitos os dados a serem expostos e interpretados aqui nesse texto, contudo, me detenho a dizer que, uma melhor educação baseia condições de vida melhores e mais justas. Consequentemente, acesso à melhores condições financeiras e subsequentemente acesso também aos melhores lugares, melhores faculdades, melhores restaurantes, lojas, e etcetera.

Quantos médicos pretos já atenderam você em toda a sua vida?

Esta desigualdade nasce a partir do momento em que eu julgo a cor da pele em detrimento à capacidade do indivíduo. Impedindo esse mesmo indivíduo a acessar essa melhor condição, que refletirá imediatamente no seu formato de vida e dos seus dependentes. Lançando toda uma célula familiar na marginalidade social do subemprego e da precariedade. Embora não seja via de regra, muitos destes (observando que índole não fala sobre etnia) encontram em seus caminhos “atalhos” para acessarem caminhos de melhorias de vida, percorrendo os caminhos errantes, alimentando já uma outra problemática, que é a questão da massa carcerária. Hoje, de acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, em 2023, 68,2% dos detentos em nosso país compreende a raça negra.
Quem garante a justiça na perícia destes casos? Quem garante a lisura dos processos penais?
Quem garante os critérios usados? Se, saindo na rua uma pessoa preta é abordada muito mais facilmente que uma pessoa de pele branca? Se, mesmo sob o olhar atento das câmeras de um celular, uma pessoa é detida, lançada ao chão e agredida covardemente, muitas vezes até a morte, simplesmente por ser uma pessoa preta?
Quem garante a seriedade de um sistema que prende, julga e condena uma pessoa preta que furtou uma lata de leite, e deixa sair pela porta da frente uma pessoa branca que se entregou, mesmo depois de uma assassinato? Brasil.
Há quem diga que não há consciência negra, ou que existe apenas uma raça, a humana, são discursos que invisibilizam e tentam neutralizar a nossa luta por existência e espaço.
Não apaguem a nossa história. Não pisem na nossa luta! Não pisem na nossa dor!
De onde viemos somos reis e rainhas, e quem é real nunca perde a majestade!
Essa luta não é de um povo só, é de todos nós, independente de cor, raça, credos ou pontos de vista. Essa luta é de uma sociedade que enxerga nas diferenças, a igualdade de ser e existir!

É 20 de novembro, Dia da consciência negra e dia de pensar que juntos somos mais fortes!

Garcia Emmanuel.

Visão Poética com Rose Giar

Dia de finados

Origem do Finados

A celebração do Dia de Finados em 2 de novembro aconteceu pela primeira vez há mais de um milênio, no ano de 998, de acordo com o site oficial da Igreja Católica. Segundo o Vaticano, a reunião de homenagens em apenas uma data foi uma criação do abade francês Odilo de Cluny, que viveu entre os séculos 10 e 11.

Inicialmente, a data era conhecida como “Dia de todas as almas” porque, entre os séculos 2 e 10, os rituais em lembrança dos mortos aconteciam em dias variados, e não havia nenhuma data no calendário cristão que estabelecesse uma homenagem. As primeiras cerimônias eram, em geral, realizadas pelos familiares no terceiro dia após cada enterro. Mais tarde, passaram a acontecer no aniversário de morte.

Então desde os tempos remotos, a solução para lidar com esse absurdo foram os rituais de despedida, que ajudam a superar a perda. Em determinadas culturas, eles são mais reservados. Em outras, mais excêntricos. As celebrações do Dia de Finados no Brasil e nos demais países da América Latina, em geral, reuniram um pouco desses dois aspectos a partir da mistura de expressões europeias e indígenas.

Na região, o feriado do Dia de Finados parece concluir um período curto de celebrações do aspecto mais sombrio da vida – o seu fim. As celebrações começam no Dia das Bruxas (31 de outubro), passando pelo Dia de Todos os Santos (1º de novembro) – que celebra os que morreram depois de “se deixarem atrair pela proposta divina”, segundo explicação do Vaticano -, até o dia 2 de novembro, o Dia dos Mortos, como é mais conhecida a data em alguns países.

Muito além do cristianismo

A mistura entre as culturas cristã e pré-colombianas – que ocupavam a América antes da chegada dos europeus – acrescentou novos ritos ao Dia de Finados. Em alguns lugares, do continente o Dia dos Mortos é uma expressão cultural das mais importantes e atração turística.

Nas Escrituras (Bíblia) não há registros que os cristãos (seguidores de Cristo) cultuassem tal feriado. Não era de origem Cristã.

É o caso do México, onde os rituais do Dia dos Mortos são parte fundamental do calendário cultural. Os festivais celebrados pelo país foram classificados como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) desde 2008.

No Brasil, onde a data virou feriado estabelecido por lei em 2002, o Dia de Finados é caracterizado por missas solenes em igrejas católicas, explosão no comércio de arranjos de flores e lotação de cemitérios.

Finados

Rezam para os mortos
Queimam velas para ter luz
Os vivos perdidos nos portos
Carregando cada um a sua cruz                                                       

Os que se foram descansam
Na santa paz de seus leitos
Já os vivos se arrastam
Pra viver nesse mundo sem jeito

Os mortos não têm problemas
Os viventes só aborrecimentos
Vivendo uma vida extrema
Querendo ter bons momentos

Visitam e levam belas flores
Em suas pomposas sepulturas
Enfeitam com bonitas cores
As vivas e infelizes criaturas

Rose Giar

Entrevista com o Poeta – Lucas Andrade

Psicologo e Poeta autor do livro Poesia Psicococtogonal  misturando seu lado poeta com seu lado psicologo.
Uma pessoa com a sensibilidade a flor da pele  onde os seus sentimentos são todos intensos, acompanhe a entrevista que ele nos deu este mês.

Johnny Ribeiro: Quem é o Lucas Andrade?
Lucas Andrade:Um adulto em busca de sua definição existencial através do acesso a sua essência maior e para isso é preciso estar em contato com outras essências, busco uma vida coletiva, na qual não vale a pena viver bem enquanto a pessoa do seu lado está morrendo, nessa busca percebi que o maior fator da má qualidade de vida vem da mente, então ajudo a pessoa a lidar com sua própria mente. As poesias são apenas fragmentos do meu ser que preciso expor para não fazer apenas parte do meu intimo, mas fazer parte do universo e se comunicar com esse universo, afinal, o que é o ser humano sem expressão?
Johnny Ribeiro: Quando você começou a escrever poesias?
Lucas Andrade:sempre fui uma criança hiperativa que gostava muito de músicas, eu tinha o sonho de ser cantor, então comecei a compor com dez anos de idade, mesmo não procurando meios artísticos de musica eu continuava a escrever por prazer, o tempo foi passando e o escrever não cabia mais em meu sonho de cantor, e sim para expressar o que sentia quando estava muito alegre e muito triste ou quando me revoltava com alguma questão social que precisava ser dita de alguma maneira, comecei a juntar poesias desde 2014 até em 2022 e resolvi juntar tudo e fazer um livro só.
Johnny Ribeiro:Em algumas poesias suas que eu leio vejo as vezes um sentido melancólico e em outras uma revolta contra a sociedade, me explique sobre?
Lucas Andrade: Poesia para mim é uma catarse, as vezes só falar para a pessoa ao lado o que está sentindo não é suficiente, é preciso expressar de uma forma onde os elementos da alegria ou melancolia faça mais sentindo para mim e a expressão formal se transforme em algo realmente significativo e que me compreenda, todos nós precisamos ser compreendidos, minha forma foi a minha própria poesia me compreender. Em questão de revoltas sociais, eu não consigo enxergar injustiça e não fazer nada, eu faço ações físicas em relação a isso como ajudar ONGs, mas é preciso definir esse sentimento em um papel. Resumindo, tudo é preciso sair de mim em forma de arte para que isso não me mate por dentro.
Johnny Ribeiro:Qual a sua maior inspiração para escrita?
Lucas Andrade: É engraçado, pois pelo menos a minha inspiração é totalmente aleatória, estou almoçando e penso em uma frase muito poética com muito sentido, eu largo tudo que to fazendo e escrevo a partir da ideia inicial, quando vejo, já escrevi 3 páginas de poesia em 10 minutos. Se você reparar em meu livro, qualquer tema pode ser inspiração para mim, só é preciso eu me conectar a temática e essa conexão acontece sem sentido lógico, mas os meus maiores temas são amor, critica social, depressão, espiritualidade e filosofia.

Johnny Ribeiro:Fale um pouco do conteúdo do seu livro o que o pessoal pode esperar dele?
Lucas Andrade:Meu livro tem como objetivo demostrar que as pessoas com transtornos mentais podem ser o que elas quiserem, que elas não estão limitadas a doença, como tenho traços bipolares e psicóticos, esses traços fizeram minha personalidade se dividir em 8 pedaços, cada pedaço uma realidade, um personagem, uma forma de pensar, sentir e agir. Todo a explicação para esse processo de divisão de personalidade se tem na introdução do livro para o leitor compreender. É claro que a personalidade de todos os humanos está pronta para se transformar em algo para lidar com qualquer situação ou contexto, mas comigo essa separação é mais forte. Então a temática do meu livro não é definida, pois ela é universal e complexa, tem poesia para todos os públicos alvos, para quem gosta de escrita culta ou filosófica ou amorosa ou depressiva ou de terror ou de critica social ou de sexo ou sobre a natureza ou sobre espiritualidade, então, que todos sejam bem vindos.
Johnny Ribeiro:  Qual sua visão sobre o mundo de hoje?
Lucas Andrade: A busca pelo conforto tirou nosso verdadeiro eu, criou uma subversão de valores na qual fazem as pessoas adoecerem, tudo que o ser humano cria para evolução se torna instrumento de involução, tudo começa pela falta de psi coeducação, de estrutura familiar e de autopercepção, se transforma em um ser distorcido, mas é exatamente isso que a classe alta quer, pedaços de carne sem pensamento critico prontos para produzir para eles ganharem dinheiro. Duvido muito que o mundo se recupere depois da tecnologia, o que basta é ajudar os poucos que querem ser ajudados, mesmo que seu número seja pequeno, salvar uma vida para mim já é tudo.
Johnny Ribeiro: Qual seu maior medo hoje?
Lucas Andrade: Meu maior medo é a falta de compreensão comigo e com o próximo, meu maior medo é ver alguém se afundando e ninguém poder fazer nada, meu maior medo é as pessoas se individualizarem tanto a ponto de não conseguir falar com o próximo, meu maior medo é que o caminho mais fácil se torne o único, meu maior medo é a dependência tecnológica, meu maior medo é que o verdadeiro valor da vida perca o sentido, o amor.
Johnny Ribeiro: Você psicologo o que me fala sobre a depressão dos jovens? o que acontece com essa geração?
Lucas Andrade:O grande problema dessa geração é a individualização extrema a partir da tecnologia mal usada, o ser humano recebeu um poder muito grande e não sabe usar da maneira correta, os jovens já são inseridos na tecnologia desde bebe, isso retira a relação real pela virtual que é falsa e insustentável, porque te obriga a criar uma enorme mascara para competir virtualmente, se distanciando de quem é você é realmente, distorcendo sua personalidade e fugindo do que não pode ser mostrado virtualmente pelas opiniões virtuais fortes, causando sentimento de inferioridade e solidão pela disputa de quem tem a melhor vida, que causa depressão ansiedade e outros transtornos.

Johnny Ribeiro: Preconceito e racismo são coisas que na sociedade mundial existem a vários anos, já ouvi alguns idiotas dizerem que isso é normal, mas na minha opinião isso é um absurdo qual sua opinião sobre isso o que faria para melhorar?
Lucas Andrade: É muito difícil mudar algo enraizado através da mídia, onde você vê filmes e novelas penas com pessoas brancas ou pardas bonitas, enquanto no jornal quem vai preso é o negro, tudo isso constrói um padrão para o instinto de sobrevivência, a partir da mídia cria a noção de quem causa ameaça ou não, e você aprendeu que é o preto que ameaça, é muito difícil mudar essa visão que sua personalidade construiu, sendo que o que o preto faz de errado é apenas uma reação do sistema que lhe tira comida educação e saudê. A solução seria uma tentativa de igualar a todos, mas o capitalismo não permite pois se precisa do “preto burro sem educação” pra varrer a rua do branco que teve educação, o que mais gera violência no mundo é a desigualdade, pois alem de você ver sua situação no lixo, você vê o outro no paraíso, isso vai gerando pensamentos e sentimentos pesados como reação a injustiça, a sociedade no fundo não quer essa mudança, ela é individualista, ela quer que sua vida seja plena e pronto, a solução é se ter mais humanização em nossa visão, formos treinados a ignorar o mendigo preto comendo arroz estragado no lixo, e essa humanização parte da educação e relação social com o próximo, isso não acontece no brasil e ta distante de acontecer.
Johnny Ribeiro:Me fale o que você Lucas Andrade acha sobre Amor, ódio, humanidade e o brasil?
Lucas Andrade: Brasil foi criado pela mão de obra negra e pobre pra burgues e gringo aproveitar, não existe humanidade, é um se aproveitando ao máximo do próximo em nome do próprio bem, ninguém pensa em ninguém, ainda mais na era da tecnologia. O ódio é apenas uma reação ao sistema cruel que todas as classes que não são classe A passam, o amor verdadeiro só encontramos em poucas instições religiosas e em poucas estruturas familiares e amorosas que funcionam, porque o sincero e verdadeiro não é popular, o popular e o normal é ganhar em cima do outro, o normal é cruel e sangrento, tudo em nome do conforto da classe A, não existe humanidade no brasil, existe mentes pensantes que não foram ensinadas a pensar, principalmente no próximo.
Johnny Ribeiro:Pra finalizar deixe uma frase que inspira em toda sua vida
Lucas Andrade: Ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana
Muito obrigado pelo apoio.

 

Negro é o se Racismo

Negra é sua dor escura dos navios e porões, negro são seus trabalhos de peões, negra é sua cor pendura em celas de solidões, negro é o olhar desconfiado direcionado para multidões, negra são as brigas entre irmãos em discussões, negra é a chacina diária que acontece com essas populações, negro é um tapa de um policial que te confunde com um procurado em situações, negra é a mancha de sangue em suas almas em prisões, negro é a atitude de escória que causa discriminações, negra é usar a força de corpos a força em multidões, negro é o medo de sair de casa e não levar um tiro no meio de policiais, milícias e facções, negra é o cabelo duro igual se tornou seus corações, negro é o chicote que estrala em sua pele maltratando as boas emoções, negra é disfarçar a implícita fome que arde sem explicações, negro é a violência que o rodeia e mata as soluções, negra é o espírito que se mantém forte com canções, negro é sua ignorância por pessoas que foram jogadas a mercê de invenções, negra é sua solução para retirar o problemas frutos da suas criações, negro é seu egoísmo que pensa que a solução é só você estar bem nos seus casarões, negra é a parede que você cria entre raças e ações, negro é a imagem distorcida que você cria em suas percepções, negra é seu racismo disfarçado de aceitações, negro é colocar atores pretos na TV achando que vai retirar os problemas de milhões, negra é sua vida que finge que nada disso existe sem dissoluções, negro é sua cultura proibida porque são coisas malignas coisas de pessoas de escuro tons, negra é você, sou eu, é nós que deixa isso tudo acontecer com bastante ar nos pulmões.

Poesia em Transito

E ai pessoal tudo bem?
Hoje vou relatar pra vocês uma conversa minha com um passageiro judeu e a sua opinião sobre a guerra que acontece desde o final da segunda guerra mundial.

Era 10 horas da manhã eu aguardando uma corrida passando pela avenida Thomas Alberto próximo ao aeroporto meu aplicativo toca para buscar uma pessoa no aeroporto.
Este rapaz que irei chamar de Gregori uma pessoa muito simpática que logo puxou conversa comigo.
-Olá tudo bem?
-Eu vou bem e você?
-Estou bem também.
Na rádio da Paixão falava-se sobre a Guerra no oriente médio , Gregori me pediu para aumentar o volume e logo quando o locutor acabou de falar me fez uma pergunta sobre o assunto.

-Então o que você acha desta guerra?
Respondi o meu ponto de vista sobre.
-Acho que inocentes estão pagando, que uma coisa assim não deve acontecer e na minha opinião a ONU fez errado em ter colocado judeus dentro do território palestino.
-Bom é sua opinião eu sou judeu e a minha também é em acabar com esta guerra, só que em pontos penso diferente de você, tipo acho que havia terra suficiente para fazer uma divisão e que poderia ter se chegado a um acordo a vários anos onde essa matança que vem desde o fim da segunda guerra mundial poderia ter acabado.
-Eu acho que a as crianças não podem mais morrer, que famílias não podem ser mais mortas e que campo de refugiados não deve existir.
Tipo não temos que pensar sobre a perseguição dos judeus que dura milhares de anos e sim no que acontece após a segunda guerra mundial isso é uma coisa que tem que ser resolvida, as grandes potencias apoiam a guerra de um certo modo pois poderiam muito bem fazer o impossível pra acabar com ela e a gente sabe que eles conseguiriam se realmente quisessem e também se a guerra não fosse boa pra eles.
-Temos pensamentos parecidos mas para acabar isso ainda vai anos infelizmente o ser humano quer apenas pra si mesmo muitas vezes falta a empatia total, sei que neste meio crianças vão cedo pra guerra e nem chegam a maioridade sobre esta guerra não vai existir um ganhador eu quero a paz entre as duas nações não a vencedor e sim apenas perdedores pois os dois lados perdem pessoas.

Nosso papo acaba deixo ele no lugar de destino e fico pensando em certas coisas que ouvi de um amigo sobre esta guerra em qual a sua opinião talvez seja sensata que Israel quer apenas pra si todo o território e que por anos vem desimano os palestinos e que garotos vão pra guerra, que por muito tempo palestinos tem suas casas invadidas e são mortos isso sem contar o campo de concentração.
Fico pensando que o que foi feito com os judeus na segunda guerra os próprios estão fazendo igual com os palestinos , mas por que não acabar com isso o ser humano dotado de inteligência será que não pensa?
Mas quem sabe um dia isso acabe acredito que a humanidade ainda pode superar seus problemas e viver passivamente.

PAZ…PAZ!

E esta guerra amaldiçoada
No chão sagrado
Do homem que morreu por nós
Hoje vemos tanta perseguição
Mortes de jovens, crianças, famílias inteiras

Tanto sangue derramado,
Tantas mães desolados
E o Tio ta envolvido
Querendo dominar o mundo

Garotos virando homens
De armas na mão
Atirando sem rumo
Matando e sendo injustos
Sem saber,

Casas invadidas
Pessoas presas
Como se tivesse cometido crimes
Sendo que a unica coisa que fizeram
Foi tentar viver em paz

Fico com coisas estranhas na mente me perturbando
Sentindo tanto abandono e pensando…
A quem esta guerra favorece?
A Israel ou Palestina ou um terceiro pode aparecer?

Johnny Ribeiro

Novembro Azul 

Em novembro temos o mês mundial de prevenção ao câncer de próstata que é causa de morte de 28,6 por cento da população masculina mundial no brasil a cada 38 minutos morre um homem.
A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, pesa cerca de 20 gramas  Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma, tem o tamanho de uma castanha.
Seus sintomas são:
Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são:
• dor óssea;
• dores ao urinar;
• vontade de urinar com frequência;
• presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

Fatores de risco:

• histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio;
• raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer;
• obesidade.

Prevenção e tratamento:

A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico). Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Outros exames poderão ser solicitados se houver suspeita de câncer de próstata, como as biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise, guiadas pelo ultrassom transretal.
A indicação da melhor forma de tratamento vai depender de vários aspectos, como estado de saúde atual, estadiamento da doença e expectativa de vida. Em casos de tumores de baixa agressividade há a opção da vigilância ativa, na qual periodicamente se faz um monitoramento da evolução da doença intervindo se houver progressão da mesma.

 

Sentimentos Pimenta por Vanessa Cadó

Heterogeneidade de falas

Somos desde o princípio únicas, embora universais. Temos uma essência deusa-mãe intrínseca à pele, que corre pelas veias e impulsionam os nossos sentidos. Somos obras de fala, nem sempre expressas por palavras articuladas, mas dentro das nossas peculiaridades e exclusividades, exalamos no corpo o que nosso interior precisa dizer.
O movimento ao andar, o balanço a cada passo, sincronizado, em lentidão ou correria, fala por si só. A mulher tem o dom da expressão. E mesmo em silêncio, sem ao menos gesticular, namora, grita, nega ou concorda pelo olhar. Somos donas de olhos que tudo dizem. Somos donas de expressões faciais que nos entregam, da mais tímida a mais destemida, nossos contornos dissipam desejos, anseios, desgostos, angústias, felicidade e gozos.
Costumo dizer que só não somos melhores por pequenos erros vocálicos. Mas não precisamos ser chamadas de melhores porque somos mulheres e carregamos o melhor dentro da nossa unicidade e autenticidade. De expressarmos dentro do nosso silêncio todos os gritos que carregamos com a liberdade de sermos nós. Diferentes em curvas, estaturas, cores, sabores, aromas, mais apimentadas ou menos apimentadas, mas que em “vozes” tudo dizem, tudo querem e tudo podem. Que assim seja, que assim possamos permanecer.

Vanessa Cadó por Pimenta Poética

Menina mulher…
Ou quem sabe uma mulher com nuances de menina
No andar suave como o compasso de uma romântica melodia
Exalando o perfume que emerge dos seus sonhos
Livre, uma doçura aparente num corpo que pulsa
Delidamente intensa em cada passo e suspiro
Num ardor sutilmente leve, mas interiormente voraz
De pele macia, olhar atento, encabulado mas ardente e persuasivo
Uma bela em notas arrojadas
Uma fera entre o chão e o teto
Que dança, avança e sente conforme as batidas melódicas do realizar de toda e qualquer fantasia…
Dela… somente dela!

O Pensador-por Alan Jefferson

CONTOS PERIFÉRICOS:O ÔNIBUS

Segunda feira,mal humor lá encima!
Hoje resolvi ir de ônibus (pega nada),para enfrentar caos no trânsito é só sair duas horas mas cedo!

Avenida Brasil,do nada,engarrafa!
Perna dói, cabeça lateja. (talvez??? foi a discussão com a minha namorada,de manhãzinha)!
Pronto,o ônibus parou!
O ar condicionado não funciona!

Derre pente, correria, é um assalto.
(O famosa Arrastão!)
Logo; tiroteio.
Carros abandonados na pista!
E nós, pobres passageiros???
Amassados,enlatados, vamos correr para onde!?
Se o mais longe que conseguimos Percorrer é a Distância de um pé Em relação ao outro?

.. Não tem jeito,o que resta é rezar!
E pedir para uma bala perdida, não achar o meu corpo!

… Chego no trabalho, atrasado…
Patrão me dá um esporro!
Seguro minha boca para não perder o emprego!
Mas ainda sairei dessa.
Na hora do almoço,foi fazer uma fezinha (aí se eu ganhar,quem sabe???)

…Irei garantir a cervejinha do final de semana!

-Alan Jefferson (Taberna poética)

Receita de Poeta por Maria Rogéria

Para esse mês uma sobremesa perfeita um mousse maravilhoso que faço pro pessoal aqui de casa e olha vou te contar maravilhosa simples e fácil.

Receita : Mousse de limão fácil

Ingredientes:

01 CX de leite condensado
02 cx de creme de leite.
De 100 a 200 ml de suco de limão Taiti coado.
Ou 01 suco Tang de sua preferência
PREPARO
Bata bem todos os ingredientes por uns 2 minutos no liquidificador coloque em taças ou em copinhos e se optar decore com raspas de limão
Leve gelar por umas 2 horas ou até ficar firme e sirva

Bom enquanto ele gela vou me deliciar com este maravilhoso poema até a próxima pessoal.

Astrologia & Cia por Jacilene  Arruda

Previsão astrológica para o mês de Novembro – Signos

 

Áries– de 21 de março a 20 de abril.
Até o dia 

24 o planeta marte exigirá dos arianos e arianas um pouco de paciência. Os dias 09, 10 e 11 possibilitam a harmonia nos relacionamentos amorosos e profissionais.

Touro – de 21 de abril a 20 de maio.
Tenha cautela com exageros no trabalho e vida pessoal, o movimento dos planetas sugere cuidado com a sua energia, até o dia 24 marte estará em oposição ao seu signo. Boa fase para conversação nos relacionamentos até o dia 10, resolva pendências.

 

Gêmeos – de 21 de maio a 20 de junho.
A partir do dia 10 mercúrio estará em oposição ao seu signo, busque ouvir atentamente o que os outros dizem, priorize mais o seu silêncio interior para gerar aprendizado.

 

Câncer de 21 de junho a 22 de julho.
Marte estará em oposição a júpiter até o dia 24, busque equilíbrio nas relações, evite excessos. Os ciclos lunares deste mês podem causar certo desconforto, busque compreender as emoções e lidar com elas de forma paciente.

 

Leão – de 23 de julho a 22 de agosto.
Busque exercitar o autocontrole diante dos acontecimentos previstos para o mês. Saiba escolher! O posicionamento do sol, planetas como marte, júpiter e urano ativam signos que possuem aspectos contrários a personalidade leonina. Aproveite o movimento de vênus a partir do dia 09 para viajar com pessoas que estejam em seu ciclo de amizades.

Virgem – de 23 de agosto a 22 de setembro.
Busque exercitar o equilíbrio diante dos compromissos previstos para o mês de novembro. A partir do dia 08, com o movimento de vênus, as suas finanças tendem a melhorar, foque nas metas a longo prazo. Busque voltar um pouco da sua atenção para a família.

 

Libra – de 23 de setembro a 22 de outubro.
Tenha cautela com as finanças, realize um balanço das suas entradas e saídas. Vênus em libra a partir do dia 08 possibilita conquistas nos relacionamentos e capacidade de sedução, busque o equilíbrio. A partir do dia 10 o movimento de mercúrio abre portas para um saber mais profundo.

Escorpião – de 23 de outubro a 21 de novembro.
O movimento de marte traz grandes benefícios até o dia 24, movimente-se, realize planos, elimine vícios. O posicionamento de mercúrio a partir do dia 10 traz ao escorpiano (a) a possibilidade de equilíbrio nas finanças.

 

Sagitário – de 22 de novembro a 21 de dezembro.
Mercúrio em seu signo a partir do dia 10 amplifica as possibilidades no ambiente de comunicação. Mas, cuidado para não ser indiscreto. Não se deixe abalar diante dos obstáculos que podem acontecer devido a quadratura que se forma a partir do dia 24 com saturno.

 

Capricórnio – de 22 de dezembro a 20 de janeiro.
Elabore planos para 2024. Busque exercitar a paciência. O movimento de vênus a partir do dia 08 favorece as relações de trabalho.

 

 

Aquário –de 21 de janeiro a 19 de fevereiro.
Reações conturbadas de trabalho até o dia 24, busque manter a calma. O movimento de vênus a partir do dia 08 traz ao aquariano (a) benefícios na área de estudos e viagens.

 

Peixes – de 19 de fevereiro a 20 de março.
Os dez primeiros dias do mês traz ao pisciano (a) benesses nos relacionamentos, aproveite o momento! Nos dias 14, 15 e 16 o movimento de mercúrio beneficiará o setor financeiro. Até o dia 24 busque afastar-se de discussões políticas e/ou religiosas.

 

Lua em quarto minguante – 05 de novembro de 2023 – às 05:38
Lua nova – 13 de novembro de 2023 – às 06:27
Lua em quarto crescente – 20 de novembro de 2023 – às 07:50
Lua cheia – 27 de novembro de 2023 – às 06:16

Jacilene Arruda é astróloga, escritora da Revista Poesias e Cartas, numeróloga e terapeuta holística. + 55 81 99742-4718, instagram @evolucaoeconhecimento

Palavra de Fé


Nesta nova coluna teremos Bello35 um cristão que faz textos inspiradores para as pessoas um homem de fé e compromissado a sempre fazer o bem.
Pré candidato a Vereador na cidade de Araraquara-sp pelo partido REDE SUSTENTABILIDADE, Bello35 sempre perto do povo.

 

A Poesia Nua & Crua

Onde todo o poeta é bem vindo para mostrar sua arte.
No ultimo dia 20 de outubro dia do poeta foi realizada uma live sarau pelo instagram onde seus participantes declamaram seus poemas e poemas de outros autores e contamos com a participação do Produtor Cultural Alladin Bambá, com os Poetas e escritores , Kaike Machado, Keifani Bonfim e Johnny Ribeiro que foi nosso apresentador como sempre um clima de amizade e brincadeiras com uma dose de belas e emocionantes poesias.
Nos sigam no instagramhttps://www.instagram.com/reel/CypAAsJrpAC/?utm_source=ig_web_copy_link&igshid=MzRlODBiNWFlZA==

Lucinda Price
KEYFANI BONFIM(LUCINDA PRICE)

 

johnny ribeiro
Johnny Ribeiro
ALLADIN BAMBÁ
Kaike Machado

 

Passeios do Fuscoteca

A biblioteca ambulante levando conhecimento para todo canto de Ribeirão Preto e região!
Desta vez na feira do livro de Sertãozinho-sp o nosso amigo Jota Paixão levou pra cidade seu fusca, seus livros e o conhecimento que teve em sua trajetória de vida, contando a sua historia e como surgiu o projeto fuscoteca.
Seu projeto é levar para crianças carentes a leitura, com livros dentro do seu fusca e também contando histórias e declamando cordéis de sua autoria e também poesia ele faz um projeto muito criativo e inspirador algo que merece ser levado para todo o canto do Brasil.
E logo mais o fuscoteca terá sua antologia poética em parceria com  a Editora Parle, Jota paixão idealiza mais este projeto pensando sempre no incentivo a leitura e o aprendizado em que ela traz.

Com muita alegria Eu Jota Paixão venho convidar você poeta a participar da Antologia Fuscoteca. Uma parceria da editora Parle da Querida amiga Rose sempre fazendo um trabalho magnifico em seus livros. Serão 5 livros para cada poeta 11 paginas sendo uma para mini biografia até 15 linhas e 10 paginas para poesias Este livro vai ter ficha catalográfica+Isbn Ele custara para cada poeta 220,00 divididos em 2x de 110,00 no pix Não perca está oportunidade venha participar da primeira antologia Fuscoteca.

Veja Jota Paixão e sua linda declamação em um cordel de sua autoria.

 

Editora Parle comemorando o Dia Nacional do livro

A revista Poesias e Cartas, tem o prazer e a satisfação de ter a Editora Parle como sua parceira, sempre ajudando a melhorar e acrescentando sempre um conteúdo esplêndido às nossas edições.
E com isso fizemos uma matéria especial mostrando o belíssimo trabalho de Rose Giar, sempre procurando desenvolver os melhores livros, tanto em conteúdo como na qualidade do material, sem contar que logo logo vai sair a primeira edição da Antologia Poesias e Cartas, é claro que com a qualidade e o comprometimento desta editora,
que anos vem nos ajudando a crescer!

Dia 29 de Outubro
Dia Nacional do Livro 📔
O Dia Nacional do Livro que é comemorado dia 29 de Outubro. A data foi escolhida em homenagem ao dia em que foi fundada a Biblioteca Nacional do Brasil, no Rio de Janeiro, ainda em 1810.
Foi nessa época que o Brasil recebeu seu primeiro acervo, quando a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para o Brasil, no Rio de Janeiro.
Qual é a importância do Dia Nacional do Livro?
O objetivo desta data é incentivar a prática da leitura entre jovens e adultos, uma vez que por meio dela é possível desenvolver o nosso senso crítico, estimular a criatividade e a imaginação, enriquecer o vocabulário dos leitores, transmitir conhecimento e educação, habilidades essências para a formação de bons cidadãos.
Que o livro seja seja a nossa arma do bem!
Viva o livro,viva a leitura e viva a cultura!

Rose Giar

Rose Giar mostra seu belíssimo trabalho em varias feiras literárias

 

 

Ao ar livre em praças divulgando suas antologias e seus escritores
Para você que tem um sonho de ter um livro publicado, a editora Parle é o melhor lugar pois lá o escritor não é só um cliente é tratado como amigo.                      

4 thoughts on “Revista Poesias & Cartas N 15

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *