REVISTA POESIAS E CARTAS ABRIL 2024

1 de abril, dia da mentira, e também será o dia do homem?

Eis aqui o dia da mentira e vocês sabem como ele surgiu? Em que ano, século e será mesmo que esse dia podemos dizer que é o dia do homem? Tantas coisas dizem deste dia e tantas brincadeiras acontecem, mas a verdade é que o dia da mentira surgiu no ano de 1928 com a notícia da morte de Dom Pedro I. Foi no dia 1 de abril, em um noticiário impresso chamado “A Mentira”, que a morte do então imperador do Brasil era destaque de capa. Os historiadores não têm certeza de como o Dia da Mentira começou, mas uma das teorias mais aceitas é que surgiu a partir de uma mudança de calendário no século 16, na França. Até o ano de 1562, eles seguiam o calendário Juliano, que tinha o Ano Novo no dia primeiro de abril. Agora, muitas mulheres dizem que este dia foi criado especialmente para o homem, algo que fico confuso em aceitar. Mas se colocarmos em prática as centenas de mentiras que alguns homens contam às suas mulheres, não podemos dizer que são todos, mas sim uma grande porcentagem faz mulheres de bobas com suas mentiras. Então, no meu ponto de vista, podemos dizer que o dia 1 de abril é mais um dia para o homem comemorar em um boteco, dizendo que é o dia dele, o dia de beber e dizer para a mulher que está trabalhando, comemorando com emoção o dia que as mulheres deram para o homem mentir à vontade.

Dia da Conscientização do Autismo

No dia 2 de abril do ano de 2007 a ONU (organização das nações unidas), decreta que seria o dia da Conscientização do Autismo, dia este o qual é um modo das pessoas poderem entender mais sobre o assunto e acabar com a discriminação e também com o preconceito.
No Brasil o pessoal celebra este dia dando palestras e tentando fazer com que a sociedade possa entender e saber lidar com o autismo.O objetivo da data é promover conhecimento sobre o espectro autista, bem como sobre as necessidades e os direitos das pessoas autistas. O autismo é uma condição relacionada ao desenvolvimento do cérebro e afeta aspectos da comunicação, linguagem, comportamento e interação social.
Uma data criada para a quebra de tabus , a cor do dia do autismo é azul pelo fato de acontecer muito mais em meninos do que em meninas .
O símbolo do autismo representado pelo infinito, também conhecido como logotipo da neurodiversidade, foi criado pelos próprios autistas. O infinito nas cores do arco-íris celebra a esperança e a diversidade de expressão dentro do TEA. O infinito – símbolo da neurodiversidade.

A história do autismo

Ao que tudo indica, uma das primeiras e mais importantes menções as características do autismo teria vindo dos estudos do psiquiatra austríaco, Leo Kanner, quando este observava crianças exibindo comportamentos atípicos com relação à necessidade, capacidade e procura por relações sociais comuns.
Transtorno do Espectro Autista (TEA) é resultado de alterações físicas e funcionais do cérebro e está relacionado ao desenvolvimento motor, da linguagem e comportamental. O TEA afeta o comportamento da criança. Os primeiros sinais podem ser notados em bebês nos primeiros meses de vida.
Donald Gray Triplett, a primeira pessoa diagnosticada no mundo com sintomas de autismo, morreu aos 89 anos em uma  quinta-feira 15 de junho de 2023  de acordo com o Bank of Forest, onde ele trabalhava dese 1958.
Que possamos fazer que esta data não seja só por um dia e sim por todos os dias, devemos procurar entender como funciona o autismo pois muito deste preconceito que existe é falta de conhecimento falta de querer entender o que realmente é o autismo.

Palavras em Ação: O Dia do Livro, Desafios dos Escritores e a Inspiração do Fuscoteca de Jota Paixão”

Em 23 de abril, comemoramos o Dia do Livro. Quando eu escrevi o meu primeiro livro, foi uma grande realização pessoal saber que a história estava lá, em um livro, para outras pessoas lerem. E quem sabe em bibliotecas públicas e escolas. O comentário das primeiras pessoas que leram o meu romance foi inacreditável. Mas, falando em realidade, como é difícil publicar um livro! É caro em um país como o nosso Brasil, onde a população não lê como deveria. E as editoras, que muitas vezes não dão o apoio necessário ao escritor, acabam manipulando-os com propostas de divulgação um tanto vazias e sem muito aspecto de vitória para o escritor. Hoje, as editoras visam o lucro muito mais do que a qualidade que será deixada. Não oferecem um acompanhamento correto para os escritores e, em toda a divulgação, o escritor precisa se esforçar para conseguir arrecadar o valor que a editora exige para estar presente em seu lançamento.

Mas o dia é do livro e não das reclamações de um escritor. Por isso, apresento a vocês projetos que pessoas realizam em cidades, levando livros para comunidades carentes e escolas. Aqui em Ribeirão Preto, temos o FUSCOTECA, um projeto que acompanho desde o seu início. Vamos dizer que é o sonho de um baiano “paulistado”. Imagine uma biblioteca dentro de um fusca, levando para praças, escolas e comunidades carentes vários livros que incentivam a leitura de crianças e adolescentes. Por muitas vezes, ele forra seus tatames coloridos com a ajuda de Juliano (Palhaço Supimpa), conta histórias e distribui livros para as crianças, um incentivo muito grande. Esse projeto vive dos esforços do saudoso José Paixão Neres Dos Santos, mais um José que tem a paixão como sobrenome, o qual carinhosamente chamamos de Jota Paixão. Ele é um porteiro, radialista, cordelista e escritor que idealiza este fabuloso projeto, o qual em 2024 é pré-candidato a vereador pela cidade que o adotou, com o objetivo de fazer com que o projeto de levar livros chegue a toda a cidade.

“Quero ajudar as pessoas até onde meus olhos possam ver, por isso olho para todos os cantos e quanto mais conseguir ajudar, mais satisfeito ficarei.” – Jota Paixão.

Assim como Jota Paixão, em vários outros cantos do país vemos pessoas dispostas a fazer trabalhos parecidos com o dele, levando livros para comunidades carentes. Ler um livro é como viajar sem sair do lugar, é ir à Terra do Nunca com Peter Pan, ser um detetive como Sherlock Holmes ou dar a volta ao mundo sem sair do lugar. Já dizia minha mãe: quem sabe ler tem o mundo nas mãos. Depois de anos, eu entendo muito bem o que ela quis dizer usando essa frase. Então, neste próximo dia 23, vamos espalhar livros para todos, levando conhecimento a todos que dele necessitam.

 

Dia 7 de abril da saúde para a autoestima e respeito.

No dia 7 de abril, celebram-se várias datas importantes:

  • Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola: Data dedicada à conscientização e combate ao bullying e à violência nas escolas, promovendo um ambiente seguro e saudável para os estudantes.
  • Dia Mundial da Saúde: Data destinada a sensibilizar as pessoas sobre a importância da saúde e promover hábitos saudáveis em todo o mundo.
  • Dia do Corretor: Dia dedicado a homenagear os profissionais que atuam no ramo imobiliário, auxiliando na compra, venda e aluguel de imóveis.
  • Dia do Jornalista: Data em que se celebra a importância do trabalho dos jornalistas na busca pela informação e na divulgação de notícias de interesse público.
  • Dia do Médico Legista: Dia de reconhecimento aos profissionais da medicina legal que atuam na investigação de mortes e na realização de exames periciais.

É muito importante reconhecer e valorizar todas as áreas e profissões que contribuem para o bem-estar e o funcionamento da sociedade. Agradecer e homenagear as pessoas que se dedicam a essas áreas, seja na saúde, na comunicação, na justiça ou em outras áreas, é uma forma de demonstrar respeito e gratidão pelo trabalho que realizam.
A Revista Poesias e Cartas, em nome de todos os seus leitores e colaboradores, agradece e presta homenagem a todos aqueles que, de alguma forma, contribuem para tornar o mundo um lugar melhor. Que a valorização e o respeito a essas pessoas continuem a ser cultivados e celebrados, para que juntos possamos construir uma sociedade mais justa, saudável e solidária.

Dia Mundial do combate ao Câncer:  vitória e derrota.

O Dia Mundial do Combate ao Câncer é comemorado em 8 de abril. Neste dia, diversas iniciativas são realizadas em todo o mundo para conscientizar sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento do câncer. É uma oportunidade para unir esforços na luta contra essa doença e para oferecer apoio às pessoas afetadas pelo câncer. A data é importante para destacar a importância da pesquisa, da educação e do acesso a cuidados de saúde de qualidade para combater o câncer de forma eficaz.

E nesse dia tenho muito a falar, dizer como experiências pessoais de vitória e também de uma grande e profunda derrota, se tratando de casos que ocorreram na minha família de pessoas bem próximas: uma vitória e uma derrota que mexem conosco até hoje.

Quando falamos do câncer, logo em nossas mentes lembramos de como isso é ruim, desde a pessoa debilitada até mesmo a morte, que superar talvez seja completamente difícil. Na minha família, tive duas irmãs com esse problema, esta infeliz doença à qual temos que estar sempre atentos e procurar informações. Tantos danos que foram causados e as lágrimas derramadas, não afetam somente quem a tem, mas sim quem acompanha também, não da mesma forma, mas de um jeito que as sequelas ficam e por muitas vezes são difíceis de se apagar.

Uma vez o câncer não levou uma das minhas irmãs, a qual hoje vive graças a Deus, mas da segunda vez ele não nos perdoou, fez com que a dor fosse tão profunda que mesmo hoje, com quase três anos, a gente lembra e sofre. Nos momentos de reunião, sempre falta alguém, sempre lembramos e a dor é constante. E a pessoa que mais sofre com isso é minha mãe, a qual a dor é vivenciada todo dia e pelos outros filhos ela disfarça, os pensamentos não param e por vezes até mesmo alucinações aparecem. Ela vive uma grande e dura depressão, meus sobrinhos pensam na mãe como seria hoje se ela estivesse aqui, sendo fortes até muito mais do que queriam. Mesmo encaminhados na vida, eles nunca a esquecem, e eu queria ter o poder de acabar com essa doença que mata tanta gente. Talvez uma cura sendo criada e podendo ser disponibilizada a todos, o câncer poderia não ser fatal, e sim apenas uma gripinha.
Agradeço a Deus pela vida da minha irmã, que está bem hoje, e rezo para que Deus abençoe aquela que se foi e talvez um dia nenhuma pessoa mais no mundo seja pega por esta doença que abala famílias.

Sofrimento

“Ninguém imagina a minha dor
Todos pensam que eu sou Alguém que não valoriza os seus
Pensa e repare em mim de verdade
Sou apenas alguém que procura felicidade

Eu chorei quando o câncer chegou
E pegou uma das minhas irmãs
Comemorei quando ela venceu
Parecia que ganhava uma Copa do Mundo
Mas mais uma vez ele chegou até nós
E mais uma vez eu chorei, mais uma irmã que teria que lutar…

Mas dessa vez ele não deixou sorrir
Não teve misericórdia e eu me mantive forte
Eu via as lágrimas de todos e disfarçava
Segurava o meu sofrimento, ninguém precisa
Me ver chorar. O câncer levou e sem trégua a gente sofreu.”

Johnny Ribeiro

Entrevista com o poeta por

Rose Giar

Hoje nosso entrevistado é Mauro Antonio Evaristo o Fera da Poesia

Rose Giar: Nome completo, algum heterônimo?
Mauro :Mauro Antônio Evaristo, Fera Da Poesia.
Durante anos procurei um nome que se adequasse mais a Poesia, via meu nome com muita formalidade, tentei brincar com FDP, muitas vezes, antes das redes sociais, quando mais novo ia entusiasmado mostrar um poema pra alguém próximo ouvia nas entrelinhas: Lá vem o FDP do Mauro com mais um poema, tentei funcionário da poesia, fabricante, fenômeno, durante anos usei fdp-feradapoesia até que finalmente cheguei a feradapoesia nas redes sociais, adotei em definitivo.
Rose Giar: Cidade onde nasceu. Cidade onde mora, Casado, tem filhos?
Mauro: Belo Horizonte, MG.
Betim, MG,
Viúvo, 1 filho.
Rose Giar: Conte sobre sua infância, pais, como era sua vida, escola, como você cresceu, alguma curiosidades.
Mauro: Minha infância foi difícil, porém, divertida, nasci na década de 60, outros valores, sem tecnologia, com escola, livros e ruas pra brincar, aprender e sonhar.
Minha mãe, hoje dizem solo, trabalhava e ficávamos em casa eu e minha irmã, brincava com amigos na rua, bola, carrinho de rolimã, apertar campainha na casa dos outros, sair correndo, queimada, pique esconde, pião, pipa, infância livre, graças a Deus.
Rose Giar: Tem alguma formação, estudou até que série?
Mauro: Fiz o antigo colegial, hoje ensino médio, Ensino Técnico, em 2015, Técnico em registros e informações em saúde, PRONATEC – PITÁGORAS Betim, MG.
Rose Giar: Quais alguns livros que você leu ou algum te marcou ou te influenciou?
Mauro: Muitos até hoje, a Bíblia, O dia do Chacal, Frederic Forsyte, 1971, Flor de Poemas, Antologia poética de Cecília Meireles, Sonetos, Florbela Espanca, Boitempo, Carlos Drummond de Andrade, O poder do subconsciente, Jiseph Murphy, O segredo de Rhonda Byrne, Universo em Desencanto, A Verdadeira Origem da Humanidade, leio e estudo desde 2002. Mais o que for aparecendo no caminho.
Rose Giar: Quando e como você começou a se interessar pela Arte/ Literatura?
Mauro: Na escola, a partir da antiga 5ª série, já lia muito, muito vida a fora, o acesso a biblioteca da escola facilitou a paixão, Cecília, Florbela, Drummond, Mário Quintana, de Andrade, Gibis, Quadrinhos, HQs um universo de leituras ao meu dispor, sempre com preferências por poesias.
Rose Giar: Quando você começou a escrever/produzir seus textos e poesias?
Mauro: Entre 13/14 anos, tinha um caderno onde copiava a maioria dos poemas que gostava e comecei a rabiscar alguns escritos, já nascera poeta e não tinha percebido, muita coisa escrevia e dava de presente, ingenuidade de minha parte, raro se alguém tiver algo guardado.

Rose Giar: Qual seu estilo poético preferido, e o que te inspira a escrever?
Mauro: Já fui muito romântico, quase desesperado, hoje chamam diferença, já fui preocupado com questões sociais, hoje dou vazão a inspiração acostumado que estou o foco motivacional, já fiz poemas longos depois pulei para os sonetos, há dois anos que passei a produzir Indriso, criação do espanhol Isidro Iturat e mais recente, estou criando septilhas, poemas de 7 versos ou 7 linhas como preferem alguns, hoje tenho uma facilidade em escrever poemas embora, não seja muito afeito a pedidos do tipo:
Você é Poeta? Faz um poema pra mim.
Inspiração não é pra provar nada a ninguém, escrevo porque preciso.
Rose Giar:  Qual a importância da Literatura/ Arte para você?
Mauro: Com certeza, não fosse a Poesia teria uma vida vazia, amo a musicalidade dos poemas, das letras de músicas, a sonoridade dos versos, dos poemas dentro dos poemas, enlouqueceria sem a literatura, através dela consigo dar voz as inúmeras personalidades que vivem em mim, acredito que cada poema é uma personalidade.

Rose Giar: Pode citar autor/ artistas/ pessoas que te inspiram?
Mauro: Com certeza, Cecília Meireles, Pablo Neruda, Florbela Espanca, Drummond, músicas de um modo geral, os Autores da Comunidade no Instagram, que sou membro vitalício Frutos da Poesia, hoje memorial, o dia a dia, frases soltas que as vezes as pessoas sequer percebem que estão me motivando a escrever, muita coisa por aí, o poder da escrita é infinito, bebe em qualquer fonte.
Rose Giar:  Quais são suas esperanças e desesperanças para cultura atual?                                      Mauro: Passamos uma época delicada com poucas ou raríssimas interpretações de texto, entendimentos comprometidos com infantilidades, má vontade, tem muita gente com conhecimento entendendo mal, perigoso fazer poemas e piadas.
Ainda bem que tem muita gente boa escrevendo, uma hora alguém vai acordar, a Poesia tem essa vantagem, quanto mais cedo começar melhores resultados ela trará lembrando que não tem idade certa para a Poesia, ela pega pela surpresa.
Rose Giar: Com relação as mulheres, você acha que elas são e foram importantes para a literatura?
Mauro: Com certeza, obras grandiosas foram escritas por mulheres no decorrer da história sem contar a bela influência positiva em todos os setores da construção humana, a vida seria total desperdício sem a criação, participação do sagrado feminino a nos guiar.
Rose Giar: Na sua opinião, existe algum autor que você considera como sendo o escritor completo?
Mauro: Shakespeare, pela criação assim de uma vastidão impressionante, do teatro ao romance, poesia, só faltou ter feito música se não o fez, Machado de Assis, brilhante ao extremo, Rui Barbosa, Camões, Miguel de Cervantes, Pablo Neruda, acredito que o Autor que se proponha a criar com ou sem condições se torna um gênio, se acredita consegue.
Rose Giar:  Você têm livros ou obras autorais publicadas, cite os nomes e onde podem ser adquiridas?
Mauro: Hoje a maioria esgotada, empatei 6 por 1/2 dúzia, publicava, sem saber vender, acabava não fazendo valer o talento, agora tenho participado de algumas antologias pra não perder o foco e manter o nome em evidência.
Não tenho obra a disposição, já publiquei em
1990 – Simples Poesia
1992 – Cisne Negro
2013 – Namastê
2019 – Banco!
Todos com registro na Biblioteca Nacional, RJ.
Sem patrocínio ou incentivo (nunca procurei).
Muitos dos poemas estão no blog:

Rose Giar: Quais seus projetos futuros?
Mauro: Sempre tenho em mente um próximo livro, sempre que posso me surpreendo,
raramente planejo, vou escrevendo e a vida acaba beneficiando o meu esforço.
Rose Giar: Deixe seus perfis em redes sociais para que possam te seguir
Mauro: feradapoesia.blogspot.com
Instagram @feradapoesia
facebook/feradapoesia
YouTube/feradapoesia
Kwai/feradapoesia
Tik tok/feradapoesia
X/feradapoesia.

 

Sabedoria Poética por Oswaldo Genofre

Outro dia, lendo uma entrevista de Ricardo Augusto dos Anjos, chamou-me a atenção um argumento citado por ele que venho exaustivamente colocando em diversos artigos e comentários que faço. Sugiro que todos façam a leitura na íntegra dessa entrevista, não apenas porque o entrevistado seja nada mais, nada menos que neto de Augusto dos Anjos, mas pelas fortes argumentações. Quando questionado que hoje em dia muitos se dizem poeta, foi absolutamente enfático, até citando Fernando Pessoa, onde a esses ditos poetas, responde: “São enganadores, uma fraude. Fingem que são poetas, porém não são poetas deveras. Cabe aos leitores e críticos desmascará-los.”
Talvez eu até possa adquirir alguns inimigos com estas minha afirmativa. Mas, vamos esclarecer exatamente ao ponto em que eu quero chegar.
Nestas redes sociais, a quantidade de poetas é enorme o que eu acho muito bom, mesmo. Considero extraordinário esse fato, onde pessoas possam expor suas ideias, seus textos, seus pensamentos, sua alma. Apenas faço uma exposição muito importante: deste universo, poesias, poemas e poetas são poucos. Expressão de ideias em forma de texto, esta sim pode estar presente de várias formas, inclusive numa harmoniosa linguagem poética, sempre muito lindas. Que bom que assim seja.

Entre tantas, apenas poucas

Entre as tantas poesias, tão poucas,
aos leitores, num verdadeiro encontro,
como respostas, emoções mais loucas,
e, ao prazer, todo o seu contraponto…

Por entre estrofes, o desejo se deita,
na mesma voz, um grito de confronto,
aos interesses, bem mais que perfeita,
na busca ao aconchego, mesmo ponto…

A poesia trazendo toda essa linguagem,
toca o coração, ao deleite nos conduz,
sendo uma inspiração, vida, amor e luz…

Não importam, quais sejam as formas,
se, ao certo, ou à mentira, suas normas,
a verdadeira poesia é a própria viagem…

Oswaldo Genofre

 

O Indígena na Literatura por Prof.Francisco Nogueira

Dia 19 de abril é o dia do índio e para este dia convidamos o Professor Francisco Nogueira que vem de uma descendência de uma tribo indígena chamada Muras o qual nos explicou um pouco sobre o índio e a literatura.

Nossa literatura indígena ainda encontra-se em construção, temos dentro da nossa confraria ALACA um confrade Tykuna assim como eu da corrente Muras mas com ancestralidade Tykunas e Kokamas. Comunidade localizada em diversas regiões do norte mas meu contato e vivência foi no município de Santo Antônio do Içá. Sendo eu uma miscigenação de Afro descendente e Indígena fui construindo com culturas diversificadas como ouvir sobre o processo da escravidão no Amazonas e aprisionamento dos indígenas foram conhecimentos doloridos ouvir da sua bisavó essa vivência dói na alma do descendente . Quantos negros e indígenas foram mortos? Milhares….mas estamos trabalhando nossas lutas por meio das pautas ativistas que estamos aqui representados pelos kilombolas e família indígenas no Amazonas e no Brasil. Usando nossas estórias / histórias , por meio da literatura viva estamos ressurgindo das cinzas com muita resistências nossas línguas maternas como: muras , Tykunas, kokamas estão entrando em extensão. Então caríssimos brasileiros sem a base da história correta do país não tem reais lembranças . Viva nossa amazônia , Manaus e o Brasil. Por meio das nossas escritas literária . Estamos lançando diversos títulos com essas representatividade indígenas . Essa nação teve início com todos nós.

By Francisco Nogueira

Desejo de índio

Índio quer presente mais bonito, 
Índio quer presente de direito,
Índio não quer colar nem apito,
Índio quer somente respeito!

Índio não quer esmolas nem caridade,
Índio quer reserva digna para morar
longe desta perfeita sociedade
rios com peixes, mata pra caçar!

Índio sabe que grande mãe branca
comanda uma nação sem governo
onde a cobiça quer mais e sempre mais,

Índio não entende quanta ganância
mas é o único que paga pelos erros
muito antes até da criação da funai!

Mauro Antônio Evaristo
feradapoesia.blogspot.com
@feradapoesia
#1evaristo

Dicas de Pietra por Pietra Blanco

Lingerie

Dizer que o homem não repara na lingerie que sua amada está usando é uma grande bobagem, repara sim!Os homens são extremamente visuais e com certeza ver sua mulher com uma linda Lingerie Sensual vai deixá-lo louco. Um conjunto ousado e provocante pode apimentar ainda mais a relação do casal e estimular a libido.
Uma bela Lingerie Sensual além de valorizar o corpo feminino, aumenta a sua autoestima, já que a torna mais bonita, atraente e ainda mais poderosa e desejada.
As mulheres adoram agradar seus parceiros e vê-los babando, não é verdade? Uma lingerie bem ajustada e que realce seu corpo vai fazer com que seu amado fique ainda mais apaixonado.
Lingerie Sensual que os Homens mais Gostam

São tantas opções de modelos e cores que deixa qualquer uma confusa na hora de escolher aquela que mais vai agradar o seu parceiro. Por isso, vamos lhe ajudar a escolher as preferidas deles, confira:

1- Baby Doll
O baby doll é uma lingerie perfeita para deixar suas noites ainda mais especiais. O conjunto de blusa rendada com calcinha ou shortinho curto é sempre uma boa pedida, pois eles garantem sensualidade e charme. Escolha os de cetim, pois é um tecido muito bom de tocar e super sexy.

2- Calcinhas Fio Dental
As calcinhas Fio Dental são peças que os homens adoram ver no corpo das mulheres, elas destacam as curvas do bumbum. Escolha as de renda e que tenham lacinhos, são muito sexys e seu amor vai adorar.

3- Meias ⅞
As Meias ⅞ com certeza são uma das lingeries preferidas dos homens. Elas vão até o meio ou um pouco acima da metade das coxas, podem ser usadas com espartilhos, cinta liga, saias e vestidos, é uma peça muito sexy e indispensável no guarda roupa feminino.

4- Corpete
O Corpete é outra lingerie que faz parte da fantasia masculina, ele é super sensual e costuma enlouquecer os homens. O Corpete é uma peça justa ao redor do corpo, que destaca os seios e a cintura, deixando a mulher super sexy.

5- Camisolas
As Camisolas são peças que não pode faltar no closet feminino. Sejam elas transparentes, com renda ou de seda é uma lingerie incrivelmente sensual, a roupa íntima perfeita para momentos especiais.

6- Cinta liga
Lingerie Sensual – Cinta ligaA Cinta liga mexe com a fantasia e o imaginário masculino, pois ao mesmo tempo que esconde, ela revela muita sensualidade. Toda mulher gosta de se sentir linda, sensual e poderosa, seja para si ou para agradar e surpreender o seu amado. A cinta liga faz um par perfeito com as meias ⅞ e podem tornar as suas noites com o seu parceiro ainda mais inesquecíveis.

Então se você quer fisgar de vez o seu amado, escolha uma bela lingerie e use a sua imaginação, e tenha uma noite inesquecível.

 

Pietra Blanco

Cinta Liga

Tiro lentamente a cinta liga
Para dar ilusão ao teu fetiche

Com a língua você me castiga
Pedindo que hoje eu capriche

Sento por cima e te enfeitiço
E por baixo te deixo louco
Ah, moreno bonito, mestiço
Rebolo, te excito e acho pouco

Pega firme em minha anca
Colocando-me de quatro
Marcas em minha pele branca
As portas fechadas no quarto

Nesse teus lábios de veludo
A noite parece não ter um fim
Deixando meu corpo desnudo
No chão, a peça fina de cetim

Pietra Blanco

Apresentando Novos Poetas-por Luis Augusto Carmo

Talentos nascendo e a poesia voltando a literatura se aflorando cada vez mais nas crianças e adolescentes é tão bom este habito de escrever coisas bonitas esteja aparecendo, nem que seja por meio da internet ou também em cadernos guardados selecionei 2 poetas e uma poesia de cada olhem e apreciem sem moderação.

 

Olá, sou Gisele, mas me chamo Kiana artisticamente. Tenho 16 anos e escrevo poesia desde os 12 anos. Sou de Gravatá, Pernambuco, e estudo na Escola EREM Professor Antônio Farias, conhecida como EREMPAF. Atualmente, moro com meu pai, que me apoia em meus sonhos de poesia e música. A natureza e a tranquilidade me inspiram a escrever. Além disso, toco um pouco de violão e guitarra, canto e adoro dançar.

 

Meus Anjos

Eu não tenho melhores amigos.
sim, não tenho melhores amigos!
tenho conhecidos, seres de puro amor e carinho
que cuidam de mim, que estão comigo,

mas não tenho melhores amigos, além de mim.
tenho conhecidos que dançam na chuva comigo,
vão no balanço comigo,
dão cartinhas fofas e flores,

mas repito não á melhores amigos, somente eu!
E sabe? tá tudo bem isso!
tenho conhecidos que sabem verdades sobre meu ser.
Sabe minha cor preferida e prato preferidos,

Mas que eles, não são meus melhores amigos.
tenho conhecidos que falam ” vai ficar tudo bem”
e que passaram noites acordados comigo,
Mas mesmo assim na escuridão da noite tenho somente a mim.
E isso é bom…
tudo ficará sempre ok,
Pois tenho meus anjos em forma humana.

 

Kiana

Eu sou Dnival Bruno Silvestre de Melo, sou um estudante de 17 anos da escola EREM Professor Antônio Farias, sou poeta (meu alter ego seria Aldvin Onurb) e escrevo poemas, poesias e algumas histórias como hobby e catarse para minha vida. Palavras podem sim mudar o mundo, mas poesia muda as pessoas.

 

Vinda da Primavera

Falo a qualquer pessoa que vir por aí,                                                  
Sou ondas de sentimento sem fim,
Meu coração é mistério, um belo jardim,
Pode parar em Paris, um amor a florir.

Árvore frutífera que não vai cair,
Mas a marca do machado está sempre por vir,
No “sempre” me apego, a esperança a sorrir,
Quando quero amar, eu sou sincero e a agir.

Se já houve dúvidas, respostas busquei,
E se não houver resposta, me beija, está tudo certo,
Esclarecer meu amor, sanar qualquer dúvida,
Revitalizar até uma fruta, a vida é o que almejei.

Talvez eu pense demais, a árvore já não satisfaz,
O amor capaz talvez se esvai,
Mas a primavera sempre há de chegar,
Mais frutos a árvore hão de dar, em paz.

Na chegada do “machadar”

Aldvin Onurb

_Johnny RibeiroDo descobrimento ao presente por Johnny Ribeiro

“22 de abril, aniversário do Brasil, já nasceu um país com esse lindo céu azul”. Nos 500 anos comerciais na TV cantavam esse trecho e eu, com os meus catorze anos de idade, olhava para o céu e imaginava tantas coisas, e como eu era feliz por ser brasileiro. Bom, isso não mudou muito, ainda olho para o céu e vejo grandes oportunidades. Amo ser brasileiro, mas me vejo tão cansado de morar em um país onde os políticos não investem no que é necessário.

Até um ícone do futebol, o grande Ronaldo Fenômeno, disse que o país não precisava de hospitais e sim de campos de futebol, só porque a conta bancária dele e o que ele ganha por dia são muito maiores do que o que pais de família ganham. Sei que essa desigualdade não é só aqui, existe em todo o mundo, mas um país rico em tanta beleza e criatividade como o Brasil deveria olhar mais para o seu povo e investir totalmente naquilo que afeta muito nosso país.

No meu ponto de vista, de um brasileiro hoje mais consciente do que é o nosso país, acho que investir em escolas e hospitais seria a coisa mais certa a se fazer. As universidades públicas deveriam não só dar vagas a pessoas que vão bem no vestibular, mas também designar pelo menos 10% dessas bolsas a pessoas pobres que sonham em fazer faculdade. Sei que existe um sistema para escolher e também alguns projetos sociais para isso, mas por que não escolher essas pessoas logo?

Sei que a mentalidade brasileira é algo complicado, pois acham que tudo que é de graça não vale a pena, mas estudo será que não? Reclamações constantes sobre o SUS. Já pensou se não existisse o SUS na pandemia? Quantas milhões de pessoas teriam morrido, com certeza o dobro ou até mesmo mais do que morreu nessa tal pandemia.

Nós brasileiros devemos valorizar o que temos aqui no país e saber que, quando são dadas oportunidades, conseguimos chegar longe. E é isso, o Brasil de hoje ainda nos lembra o Brasil da época em que éramos uma colônia portuguesa, onde o rico cada vez fica mais rico e o pobre cada dia mais pobre e burro.

 

Dia de Tiradentes

O Dia de Tiradentes é comemorado 21 de abril no Brasil desde 1890, logo após a Proclamação da República.
Essa data é feriado nacional e faz homenagem a Tiradentes, considerado um herói nacional, mártir e Patrono da Nação Brasileira.
Quem foi Tiradentes?
Foi o patrono da odontologia brasileira .
Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido como Tiradentes, foi um dentista, tropeiro, minerador, comerciante, militar e ativista político nascido no então Estado do Brasil, ainda uma colônia portuguesa, que atuou nas capitanias de Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Porque foi Morto?
Quanto a Tiradentes, acabou condenado à morte, enforcado e esquartejado para que as partes de seu corpo ficassem expostas ao público, de modo a desencorajar outras tentativas de rebelião. Executado como um criminoso, Tiradentes se transformou no primeiro herói brasileiro, logo após a nossa Independência, em 1822.

 

Tráfico De palavras por Luis Alladin bambá

A manchete no jornal dizia assim: Na mão uma arma. Com o tambor do revolver. Lotado de munição, doido pra disparar, pra encher a cabeça de alguém com seus contos.Seus olhos estavam regalados, pelo jeito estava em efeito de entorpecentes,devia ter cheirado João Cabral, bebido Manoel bandeira, ou até mesmo o pior ter injetado nas veias Machado de Assis...

Vai lá saber! Esse mundo de literatura é assim mesmo! Os traficantes ficam ali rodeando as praças, como não quisesse nada, aí solta à primeira poesia. O garoto vê aquilo começa já achando estranho. Nisso o poeta vai se chegando, mostrando outra poesia e quando você nem imagina está seu filho dentro de casa usando papel.Aí é aquele negócio! Usam a primeira vez, acham legal, depois da segunda, meu amigo. Não param mais! Começam a frequentar saraus, a se reunir em praças, vão passando palavras um pro outro. E disso não tem cura! Não há clinica de reabilitação que resolva!
É disso pra pior! Entrar nesse mundo é perder a vida. Vê o filho da Tereza! O menino educado, só vivia na igreja. Conheceu um tal de Sérgio Vaz e se perdeu nesse mundo, faz bem um mês que ninguém vê falar mais nele. Dizem por aí que ele publicou um livro.Deve tá em alguma esquina dessas vendendo ou cheirando poesia. Mas é bom ele longe mesmo. Deus que me livre! Se ele aparecer por aqui eu chamo a polícia. Não vou arriscar dele por aqui não! Vá que ele leve um filho meu pra essa vida de crime. Se for preciso eu mato! Enfio a faca! Viro o cão! Mas filho meu não! Ele não vai entrar nessa de ser poeta não!

Esse aí que passou no jornal, graças a deus foi preso. Tenho certeza ele não ia fazer o bem não! Imagina ele entrando nas escolas, disparando contos pra todo lado, esfaqueando versos, Envenenando verbos na merenda da escola, induzindo a metáforas nas portas do colégio. Vige nossa senhora! Ainda bem que esse vai fazer mal pra ninguém mais não!
Eu só tenho é pena da mãe dele, com um filho viciado desse, mas pode que até ela seja uma viciada. Eu vi uma noticia falando que 60% dos casos de viciados em literatura é por causa dos pais, diziam que eles até tinha bibliotecas em casa. Olha fico me tremendo todo só de ouvir isso! Que crueldade é essa minha gente! Você mesmo induzir o seu filho a se drogar. Desse tipo de gente quero é distancia minha e do meu filho! Nem quero ver esse tipo de gente na minha porta. Quer usar use, mas não na frente dos filhos. Mas deixa! A vida é deles, estraguem como quiserem! Só não venham querer influenciar meus filhos, que se isso acontecer! Aí o bicho vai pegar pro lado desse povo.

Gosto nem de pensar em um filho meu metido nessa coisa de poesia e se tiver eu expulso! Quero nem essas coisas lá em casa. De saber que tem gente batendo na porta pedindo um pouco mais de palavras. Lá em casa não! lá não é biblioteca! Lá dentro não vai ser centro pra traficante vender suas métricas, lá é casa de gente honesta, trabalhadora! Não lugar pra essa besteira de poesia.

Sentimentos Pimenta 🌶 por Vanessa Cadó

Imprevisibilidade sentida

Se a vida fosse previsível não teria sentindo. Há uma linha tênue entre o sentir, a entrega, os desejos e as realizações. Nem sempre nossas atitudes são capazas de extrapolar nossas convicções. Há uma sujeitação permitida entre o que se quer e o que nos permitimos, nos cabe as certezas de ficarmos bem e em paz. Somos transeuntes por entre os caminhos tortuosos e inusitados. O que vale nesse mundo repleto de incógnitas é a convicção do que acontece e encaixa dentro da permissividade que nos dispomos. A maturidade nos dá essa premissa. Estabelecemos o que nos satisfaz e nos entregamos até o ponto limitante do que queremos. E se nossos desejos querem mais, viramos a página e recomeçamos nossa escrita, dentro de uma história que nos cabe!

 Sou dessas mulheres que não se contentam com os mínimos..
Dessas que os detalhes fazem a diferença.
Sou dessas mulheres que apaixonam-se pelo toque sutil e pegado na simplicidade do romantismo.
Sou dessas mulheres que estremecem com o sussurro ao pé do ouvido.
Sou como um suspiro insinuante e latente que extasia e liberta o grito que estava preso na garganta

* Pimenta Poética

Horoscopo & Cia por Jacilene Arruda

Previsão astrológica para o mês de abril de 2024 – Signos

 

Áries – de 21 de março a 20 de abril.
O mês de abril revela para os arianos a oportunidade de revisitar o passado e transformá-lo. Mercúrio estará retrógrado até o dia 25, aproveite o momento para revisar os 365 dias anteriores a seu aniversário. Após o dia 29 com o trânsito de Vênus em seu signo será um bom momento para investir nos relacionamentos.

 

Touro – de 21 de abril a 20 de maio.Realize um retiro. Aproveite o movimento de mercúrio para mudar algumas concepções sobre a vida, como a enxerga. O momento é oportuno para apreciar o novo. Ainda este mês ocorrerá a conjunção entre Júpiter e Urano, o que traz a possibilidade de expansão.

 

Gêmeos – de 21 de maio a 20 de junho.
Grandes oportunidades chegando para o signo de gêmeos, se você tem um sonho, é o momento propício de realizá-lo. Entre os dias 6 e 13 pode ser que apareçam alguns obstáculos, busque formas para superá-los. Busque fazer dos seus inimigos os seus aliados, da maneira que convém à sua evolução pessoal.

Câncer – de 21 de junho a 22 de julho.
Um mês propenso a muitas cooperações, aproveite o movimento de mercúrio retrógrado para revisar a sua vida profissional.

Leão- 23 de julho a 22 de agosto.
Mercúrio retrógrado chega com a finalidade de revisar as suas crenças. Aproveite para colher aprendizados e nova visão de mundo. 

 

Virgem – de 23 de agosto a 22 de setembro.
Um mês de dificuldades para o signo de virgem, com grande abertura para lidar com responsabilidades práticas, também busque cuidar da sua saúde, evite estresses. Atente para as fases de lua nova e cheia, equilibre as emoções.

 

Libra– de 23 de setembro a 22 de outubro.
Mercúrio estará em movimento de oposição ao seu signo. Busque ter cautela nas conversas pessoais. Tenha cautela com as fases de lua nova e cheia, centralize as suas emoções.

 

Escorpião –de 23 de outubro a 21 de novembro.
Opte por uma comunicação mais assertiva, busque ser “direto(a) ao ponto”. A sua saúde pode chamar a atenção este mês, não hesite em ir ao médico se necessário.

 

Sagitário – de 22 de novembro a 21 de dezembro.
O movimento de marte pode causar ansiedade para os sagitarianos(as), ao lado também do movimento retrógrado de mercúrio, o mês pede paciência. Busque também trabalhar melhor a sua criatividade na construção de novos projetos.

 

Capricórnio – de 22 de dezembro a 20 de janeiro.
Revise o seu ambiente doméstico/familiar. Busque não culpabilizar as pessoas por comportamentos seus. Exercite melhor a responsabilidade. Busque ter uma visão mais racional durante as fases de lua nova e cheia.

 

Aquário – de 21 de janeiro a 19 de fevereiro.
Equilibre as contas. Esse mês também abre espaço para novas reservas financeiras. Se acaso estiver com viagem marcada para este mês, esteja precavido(a) para possíveis imprevistos.

 

Peixesde 19 de fevereiro a 20 de março.Aproveite o retorno do ciclo de          Marte em seu signo para lidar com metas pessoais. Oportunize a conquista de objetivos práticos.

 

 

Lua em quarto minguante – 02 de abril de 2024 – às 00:14
Lua nova – 08 de abril de 2024 – às 15:20
Lua em quarto crescente – 15 de abril de 2024 – às 16:13
Lua cheia – 23 de abril de 2024 – às 20:48

Jacilene Arruda é astróloga, escritora na Revista Poesias e Cartas, numeróloga e terapeuta holística. + 55 31 99531-5732, instagram @evolucaoeconhecimento

 

2024, UM ANO CÁRMICO

Você já deve ter ouvido falar em carma. Mas o que significa?

O carma é uma lição a ser aprendida, que pode vir de muito tempo atrás, como por exemplo vidas passadas ou acontecimentos eventuais, podendo ser enquadrado também como “lei do retorno”, tudo o que fazemos gera uma consequência.

O ano de 2024 possui numerologia 8, esse número representa o símbolo da Justiça, do tempo, podendo ser representado também pelo aspecto simbólico do infinito ou cura através dos tempos.

2024 também é o ano de Saturno, um ano para colheitas, sejam elas positivas ou não.
Dos meses finais do ano 2023 até o presente momento, nossas telas de celular ou outros equipamentos eletrônicos (mídias sociais) foram palco de notícia de grandes julgamentos, como por exemplo os casos que envolvem jogadores de futebol como Daniel Alves, Robinho e outros. Mas não para por aí, também tivemos outras “chocantes” notícias, como o caso de violência sofrido pela apresentadora e empresária Ana Hickmann, Letícia Birkheuer, Natália Schincariol. A pauta de julgamentos e violências continuam, o Big Brother Brasil 2024 traz à tona assuntos como o racismo, desdobramento sobre o caso Marielle Franco também fazem parte desse pequeno espaço-tempo.

O ano 2024 traz a seguinte mensagem:
“Precisamos trabalhar a cura dos preconceitos, da violência, da omissão e outros aspectos que continuam causando desordem dentro da sociedade”.
Essa cura acontece através do processo de CONSCIÊNCIA, entrar em contato com o seu EU e verificar possíveis falhas de comportamento, analisando-as e buscando aprimorar-se para conviver com o outro de forma harmônica e empática.
Frisamos aqui também a importância de trabalhar o AUTOCONHECIMENTO.
2024 também é um ano que traz boas energias para o campo do dinheiro e trabalho, harmonizando as questões relacionadas à PROSPERIDADE.

Racismo é crime, DENUNCIE.
Violência contra a mulher é crime, NÃO SE CALE.
Busque uma delegacia de polícia, e demais formas de apoio. Você não está sozinho (a).

Jacilene Arruda é astróloga, escritora na Revista Poesias e Cartas, numeróloga, mentora do curso Caminho da Vida e terapeuta holística. +55 31 9531-5732, instagram @evolucaoeconhecimento, site https://sites.google.com/view/evolucaoeconhecimento

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *