
KOJAK A FÊNIX NEGRA
Ele entra no consultório com aquele sorriso largo, trazendo alegria no andar, senta como se estivesse na mesa de um bar com o melhor amigo, coloca os resultados dos exames na frente do oncologista e aguarda uma notícia tranquilizadora. O médico sisudo, semblante pesado, fecha ainda mais a cara lendo os laudos. Jorge, para os amigos Kojak, tentando quebrar o clima tenso, pergunta: _ Dr. estamos em setembro, carnaval daqui a cinco meses, gosto demais. Verei a mangueira entrar? E solta uma gargalhada. O médico não mexe um músculo da face. Olha para ele e responde friamente: __ Acredito que não.
A pancada foi forte, o sorriso não foi visto por um bom tempo, se fechou para o mundo, não queria ver ninguém. Porém, dois meses depois, com muito esforço, conseguiram convencê-lo a ouvir outro profissional. O diagnóstico não mudou, mas o médico escolhido para a nova avaliação não quis fazer previsão. Falou da gravidade do seu problema, porém, disse que era uma batalha mês a mês. Faz uma sessão de quimioterapia, espera a outra, a outra e assim vai. Informou que dependia de uma série de fatores, querer viver era a principal. Foi o que ele precisava ouvir. A aposentadoria por invalidez chegou, o carnaval tb. Chegou e passou. Páscoa, festa junina, Natal, ano novo, outro carnaval…
Como a ave mitológica, ele ressurgiu das cinzas e com o sorriso ainda mais bonito. Viajou para lugares que não conhecia, voltou nos que mais gostou, trocou a moto por uma melhor, alugou carros que sabia que não poderia comprar, frequentou novos restaurantes… sorrindo, sorrindo e sorrindo. Zomba da doença quando alguém mais taciturno lamenta sobre o seu problema. Ele sorri e fala: __ Que nada, foi a melhor coisa que me aconteceu, odeio trabalhar, até na época da escravidão já era negão, mas também não trabalhava, era negro reprodutor… E gargalha gostosamente. Deu asas a paixão pela fotografia, registra as emoções da vida e…sorri.
O que nos falta para sorrirmos? Para vivermos? Para sairmos do automático e aproveitar cada instante como devemos por gratidão à nossa existência?
Temos que nos esforçar para sair da inércia da falsa felicidade, da zona de conforto, da matrix. Vai me dizer que com ele foi diferente pela notícia que recebeu? Vou te falar, também acontecerá com todos nós, não deixe o tempo passar. Viva a vida intensamente, mesmo que esta intensidade seja assistindo um filme comendo pipoca com alguém que goste, se presenteie, conte e ouça mais piadas, seja amável com você e com aqueles que ama. Aprecie uma praia mesmo que na chuva, a areia molhada faz nos lembrar que estamos vivos.
Quanto ao Kojak? Cinco anos após o seu diagnóstico, ele está bem. Ligou no meio da tarde desta segunda-feira para me lembrar que a melhor água de coco é a da Praia do Grumari. Não deixou que falasse nada. Mandou que voltasse a trabalhar porque ele não tinha tempo para conversa fiada. Deu uma gargalhada gostosa, desligou o celular sem se despedir, me deixou olhando para a tela do notebook, agradecido pela sua lição de vida e voltou a olhar para o mar… sorrindo.



Nossa.. É uma lição de vida a nossa Fênix Negra. Com ele venho aprendendo a valorizar cada minuto que respiro, aprendendo que nada é definitivo e a CERTEZA QUE VALE A PENA VIVER!
Que lição!
Amigo Claudinho, parabéns por transmitir com poesia e delicadeza uma história que nos ensina e nos inspira.
Parabéns pelo texto! É raro encontrar uma escrita que equilibre tão bem sensibilidade e humor.
O jeito que você conduz a narrativa, com esse humor na medida certa, tira o peso sem tirar a importância. E no final fica a reflexão que importa: a vida passa num sopro e a gente não pode deixar os momentos escorrerem.
Obrigado por lembrar que diagnóstico não é sentença e que viver é verbo diário. A lição do Kojak ficou: enquanto há sorriso, há caminho. Parabéns pela escrita humana, verdadeira e que abraça a gente. Continuo aqui, sorrindo e agradecida.
Que história de vida, que me incentivar todos os dias a dizer que o meu problema de saúde é pequeno perto do que meu amigo e outras pessoas passam, como minha irmã ano passado e está curada.
Meu amigo Nazareno é assim que o chamo , me dá forças todos os dias com suas postagens alegres e me lembra que ,temos que viver o hoje.
temosque viver o hoje
Lição de vida!
Muitas vezes o enfrentamento às dificuldades, depende do ponto de vista… E aí? Vai fazer o que? Eu, (a doença) estou aqui, vai fazer o que? Meu Kojak, você ri na cara dela…. Continue sendo vida com alegria e esperança… Seu sorriso contagia… Fui contaminada… Kkkk
Sensacional, esse e o kojak que eu conheço, exatamente isso . Um sorriso largo e espontâneo, se deixar passa mal de tanto rir . Vc e a alegria , destruindo a tristeza com a sua felicidade
O Jorge, desde os tempos de colégio, externa esta alegria e um sorriso cativante. É sem dúvida uma pessoa de bom astral contagiante, e que nos alegra com boas tiradas e sua capacidade de ver a vida de maneira positiva. Tricolor de coração, sabe o prazer de viver e a importância de viver bem. Este é o KOJAC!
Deus é contigo meu brother.
Isso é uma lição de vida. Que nos ensina que sempre há tempo. Que devemos perdoar e sermos felizes. Jorge, meu Primo Kodak, te desejo saúde e felicidade sempre.
Cara,vc é demais!!!
Chorando de alegria e sem palavras apesar de eu ser péssima na escrita,acho que fiz Educação Física não foi à toa!kkkkkkk
É isso aí,como diz o Simba antes de ser o Rei Leão:”eu rio na cara do perigo!”
É pra viver mesmo e vc é merecedor de tds as suas vitórias!
Te amo de montão meu amigo querido e irmão!❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️
Simplesmente perfeita a narrativa , parabéns.A mensagem real de que devemos viver independente do que se tem ou que se precisa para tal. Viver enquanto estamos vivos.
Meu Deus que coisa linda … descreveu exatamente quem é, esse negão lindo e forte … que eu conheci lá atrás a mais de 10 anos no nosso curso de fotografia… esse preto forte , que me deu a maior lição de vida e amor , de amizade e gratidão que alguém pode ter na vida … me lembro quando meu esposo nos últimos dias de vida , deitado no leito e ele dizendo “ para levanta essa bunda branca dessa cama pq ainda tem muita vida aí , olha pra mim “… infelizmente aprouve a Deus levar meu esposo por um câncer tbm , mas aquelas palavras fizeram ele lutar com todas as forças até o final e eu sou grata a esse meu amigo eternamente e tô com ele até o final … amo demais esse negão “ kojak”
Difícil ganhar de um cara que guerreia sorrindo.
Orgulho de ter você como amigo 💪🏾💙
Sem palavras.